Agendamento online: qual é a sua importância na jornada do paciente?

agendamento online

Quando se trata da satisfação do paciente, muito se engana quem pensa que somente o atendimento humanizado é o suficiente. Ele tem um grande impacto na jornada do paciente, porém, não é o único responsável. Para que isso ocorra, é preciso ir além e pensar em estratégias eficazes. Uma delas é o agendamento online.

Com a ferramenta de marcação de consultas online você irá disponibilizar uma agenda virtual 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso proporciona a melhor experiência ao paciente, contribuindo até mesmo para sua fidelização.

Neste post, você vai entender mais sobre o assunto e ficará por dentro das principais vantagens do agendamento online na jornada do paciente. Confira a seguir.

Impactos do agendamento online na jornada do paciente

Uma das situações que contribuem para que um paciente desista do agendamento de consultas é quando ele tenta ligar para a clínica e o telefone está ocupado. Isso também ocorre quando o tempo de espera é longo. Além de ser desagradável para o paciente, essas situações também prejudicam a equipe da clínica, já que é necessário se dedicar ao máximo para conseguir atender a todos que desejam garantir um horário no local.

Por outro lado, com o agendamento online essa tarefa é realizada de forma ágil e independente do atendimento telefônico. Outro ponto positivo é que o paciente pode visualizar os horários disponíveis e marcar aquele que mais se adeque na sua rotina. Tudo isso de maneira simples e rápida – sem fazer ligações.

Dessa forma, você vai garantir que o seu paciente fique satisfeito com o serviço prestado pelo consultório. Além disso, ter a ferramenta disponível transmite profissionalismo, credibilidade e gera uma experiência positiva antes mesmo da consulta. Pontos essenciais para uma jornada de sucesso.

Principais benefícios do agendamento online

Você já deve saber que o marketing médico é essencial para garantir uma boa experiência ao paciente. Mas, e em relação ao agendamento online? Será que ele é realmente essencial? Confira quais são os principais benefícios de incluí-lo nas suas estratégias de marketing.

Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana

Sabemos que a rotina das pessoas está cada vez mais corrida. Quantas vezes deixamos os assuntos pessoais apenas para os momentos livres? Na grande maioria das vezes, os cuidados individuais são feitos fora do horário comercial.

Quando o gestor de consultórios ou clínicas não oferece o agendamento online, a marcação de consultas fica prejudicada para uma grande parcela de pacientes. Estamos falando de pessoas que não têm disponibilidade de segunda a sexta-feira, entre 8h às 18h, para pesquisar os melhores profissionais de saúde e fazer ligações. Chamadas que, na grande maioria das vezes, são demoradas.

Com o agendamento online, você deixa de ter este problema. Afinal, a agenda fica disponível durante 24h por dia e 7 dias por semana. Assim, o paciente fica livre para marcar sua consulta no horário que estiver disponível. Da mesma forma, o profissional de saúde tem sua agenda atualizada automaticamente, sem que a equipe tenha que se dedicar à esta função de forma manual.

Lembretes das consultas

Com o agendamento online é possível enviar lembretes de consulta automáticos. Ou seja, o paciente recebe um SMS ou e-mail com um lembrete nas vésperas da consulta. Assim, ele pode confirmar ou não o seu comparecimento.

Dessa forma, você garante que ele se lembrará do compromisso e, em caso de desistência, é possível disponibilizar o horário para um novo paciente.

Essa opção contribui bastante para a redução de faltas sem aviso prévio. Esse, inclusive, é um fator que mantém a agenda médica sempre cheia e o faturamento do consultório previsível.

Com o agendamento online, a recepção se dedica ao esclarecimento de dúvidas dos pacientes

Se antes as suas recepcionistas ficavam muito atarefadas para dar conta de atender todos os telefonemas de marcações e cancelamentos de consultas, com o agendamento online isso muda tudo. Assim, elas terão mais tempo livre para realizar outras tarefas, como esclarecer as dúvidas dos pacientes presentes na clínica.

Com este cuidado a mais, os pacientes se sentirão mais acolhidos. Ou seja, a disponibilidade das recepcionistas garante mais conforto, segurança e atenção, fatores que auxiliam na satisfação e fidelização do paciente.

Menos filas de espera

Já mencionamos que o agendamento online oferece autonomia na marcação de consultas, sem o comprometimento de tempo da recepção e sem que haja problemas com a duplicação de horários.

Dessa forma, as filas de espera tendem a diminuir bastante, outro problema comum na rotina de clínicas e consultórios médicos.

Aumento na qualidade dos atendimentos

Ao unir todos os benefícios listados acima, somado à competência médica, é possível garantir um atendimento mais qualificado. Isso representa uma jornada do paciente positiva.

Afinal, você oferece autonomia na marcação dos horários, disponibilidade da recepção para a atendimento ao paciente, uma fila de espera menor e mais agilidade nos processos. Temos certeza que o seu consultório estará no caminho certo para se sobressair e se tornar uma referência no mercado.

Caso queira conhecer um bom software médico, com agendamento online e diversas outras funções para a rotina do consultório, não deixe de conhecer o iMedicina. Com referência no mercado, nós disponibilizamos diversas funcionalidades que poderão ajudá-lo na gestão do seu negócio e na jornada do paciente. Clique aqui e confira.

No mais, esperamos que você tenha compreendido como o agendamento online pode contribuir para os seus resultados profissionais. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, deixe nos comentários.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: