JORNADA DO PACIENTE: POR QUE ADOTAR O MARKETING DIGITAL?

jornada do paciente

Se tem uma coisa que não dá para negar é que o mundo está cada vez mais digital. Pensando nisso, os médicos que querem se sobressair nesse meio precisam entender a jornada do paciente e saber como usar da presença digital para se relacionar com o seu público de forma que seja realmente efetiva.

Se porventura você tem interesse nesse assunto, continue a leitura desse post. Iremos te explicar a respeito da jornada do paciente e te contar quais são os benefícios de se adotar o marketing digital. Confira a seguir.

Do que se trata a jornada do paciente?

Conceito inspirado na “jornada do cliente” que já é muito conhecido no mundo do marketing, a jornada do paciente remete-se à experiência que os usuários vivenciam durante todo o processo de busca por um profissional, levando em consideração todos os pontos de contato com a clínica.

É essencial considerar que a experiência inicia-se no momento em que o paciente identifica os seus sintomas e compreende a necessidade da contratação dos serviços da clínica, passando pelo atendimento fornecido, a fidelização e até mesmo o pós-atendimento médico.

Para garantir a satisfação do paciente durante o processo, torna-se necessário seguir as etapas descritas na jornada.

Quais são as etapas da jornada do paciente?

Para alcançar os objetivos e proporcionar uma boa experiência ao seu consumidor, a fim de fidelizar pacientes, a jornada conta com três etapas principais, sendo que em cada uma delas o paciente apresenta diferentes necessidades. São elas:

Aprendizado e descoberta

Nessa primeira etapa, é bem provável que o paciente ainda não tenha nem conhecimento do seu problema e muito menos que esteja em busca de uma solução. Portanto, é totalmente desaconselhável que você o aborde nesse momento lhe oferecendo algum produto e/ou serviço da clínica. Ao invés disso, ofereça a ele conteúdos gratuitos e aprofundados sobre algum tema que possa lhe ajudar a identificar o seu problema.

Consideração da solução

Quando o usuário chega nessa etapa da jornada do paciente, ele já entendeu que está com um problema e que precisa solucioná-lo. Com isso, é provável que ele esteja mais suscetível a considerar quais são as soluções para a resolução do seu problema e já é possível que você inclua ações que o auxilie nessa decisão.

Decisão de compra

Aqui, o usuário já se convenceu sobre qual é a melhor opção para resolver o seu problema e está pronto para a tomada de decisão. O mais interessante a ser feito é facilitar para que essa ação seja tomada, indicando a ele qual é o telefone que ele deve ligar, o endereço da clínica que ele deve comparecer ou qualquer outra ação que seja necessária para que ele chegue até você.

Jornada do paciente x marketing digital: qual é a relação?

Bom, você já entendeu do que se trata a jornada do paciente e certificou-se de que segui-la é realmente muito importante para garantir efetividade nas suas estratégias de captação de pacientes. Mas… O que isso, de fato, tem a ver com o mundo digital que tanto tem interferido a vida das pessoas?

A relação entre jornada do paciente e marketing médico digital é muito maior do que você imagina. Isso porque, sem conhecimento da jornada do paciente, suas investidas de marketing digital podem ser completamente em vão.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Criar uma rede social sem entender o que o paciente está buscando, além de te fazer perder tempo, tem grandes chances de te gerar prejuízos. Portanto, todo o cuidado nesse sentido é pouco.

Para se obter sucesso, é fundamental conhecer o público, o que ele busca em cada estágio da jornada e quais os canais de comunicação eles consomem.

Por exemplo: na fase de descoberta, uma boa estratégia é criar conteúdos para blogs ou vídeos do Youtube e IGTV.

Na etapa consideração da solução, você pode apresentar o seu produto e dar a ele a opção de solicitar orçamento ou marcar consulta, seja por uma programação de posts nas redes sociais, campanha de links patrocinados ou através de um e-mail marketing, por exemplo.

Para a etapa de decisão de compra, você deve facilitar o processo para que o usuário encontre os dados de contato da sua clínica, seja através de um post na rede social, um e-mail ou pela campanha de anúncios.

Por que utilizar marketing digital durante a jornada do paciente?

Nesse cenário, vimos como impactar o paciente de forma efetiva durante as fases da jornada é importante para atraí-lo à clínica. E qual a melhor forma de fazer isso? Utilizando os canais de comunicação que eles usam!

Portanto, fazer a divulgação dos seus serviços no ambiente virtual é o caminho mais eficiente de chegar até um possível paciente. Mas não é só isso. Fazer publicidade médica sem mercantilizar a profissão requer o uso de artifícios, disponíveis nas estratégias de marketing digital, como a disponibilização de conteúdos gratuitos online.

Quando nos referimos ao marketing médico, sabemos que ele possui diversas particularidades próprias que devem ser seguidas à risca para garantir que tudo esteja dentro dos conformes e nas leis do Conselho Federal de Medicina e que os pacientes sejam de fato captados com sucesso.

Entretanto, caso a estratégia seja elaborada com segurança e atenção, não há nenhum problema de introduzi-la no meio digital. Muito pelo contrário, como dizemos anteriormente, os médicos que querem se sobressair atualmente, precisam marcar presença na web.

Confira quais são os benefícios da presença digital para médicos:

  • Você se torna referência no mercado;
  • Você consegue alcançar um maior número de pacientes;
  • Você passa a ter uma melhor relação com seus pacientes;
  • Você consegue mensurar seus resultados em tempo real;
  • Entre outros.

E aí? Se convenceu de que o marketing digital é uma boa estratégia para médicos? Então não deixe de se programar para se destacar na web e melhorar os seus resultados profissionais.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o E-book Gratuito da Jornada do Paciente e se aprofunde no tema. Até o próximo post!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: