JORNADA DO PACIENTE: POR QUE ADOTAR O MARKETING DIGITAL?

jornada do paciente

Se tem uma coisa que não dá para negar é que o mundo está cada vez mais digital. Pensando nisso, os médicos que querem se sobressair nesse meio precisam entender a jornada do paciente e saber como usar da presença digital para se relacionar com o seu público de forma que seja realmente efetiva.

Se porventura você tem interesse nesse assunto, continue a leitura desse post. Iremos te explicar a respeito da jornada do paciente e te contar quais são os benefícios de se adotar o marketing digital. Confira a seguir.

Do que se trata a jornada do paciente?

Conceito inspirado na “jornada do cliente” que já é muito conhecido no mundo do marketing, a jornada do paciente remete-se à experiência que os usuários vivenciam durante todo o processo de busca por um profissional, levando em consideração todos os pontos de contato com a clínica.

É essencial considerar que a experiência inicia-se no momento em que o paciente identifica os seus sintomas e compreende a necessidade da contratação dos serviços da clínica, passando pelo atendimento fornecido, a fidelização e até mesmo o pós-atendimento médico.

Para garantir a satisfação do paciente durante o processo, torna-se necessário seguir as etapas descritas na jornada.

Quais são as etapas da jornada do paciente?

Para alcançar os objetivos e proporcionar uma boa experiência ao seu consumidor, a fim de fidelizar pacientes, a jornada conta com três etapas principais, sendo que em cada uma delas o paciente apresenta diferentes necessidades. São elas:

Aprendizado e descoberta

Nessa primeira etapa, é bem provável que o paciente ainda não tenha nem conhecimento do seu problema e muito menos que esteja em busca de uma solução. Portanto, é totalmente desaconselhável que você o aborde nesse momento lhe oferecendo algum produto e/ou serviço da clínica. Ao invés disso, ofereça a ele conteúdos gratuitos e aprofundados sobre algum tema que possa lhe ajudar a identificar o seu problema.

Consideração da solução

Quando o usuário chega nessa etapa da jornada do paciente, ele já entendeu que está com um problema e que precisa solucioná-lo. Com isso, é provável que ele esteja mais suscetível a considerar quais são as soluções para a resolução do seu problema e já é possível que você inclua ações que o auxilie nessa decisão.

Decisão de compra

Aqui, o usuário já se convenceu sobre qual é a melhor opção para resolver o seu problema e está pronto para a tomada de decisão. O mais interessante a ser feito é facilitar para que essa ação seja tomada, indicando a ele qual é o telefone que ele deve ligar, o endereço da clínica que ele deve comparecer ou qualquer outra ação que seja necessária para que ele chegue até você.

Jornada do paciente x marketing digital: qual é a relação?

Bom, você já entendeu do que se trata a jornada do paciente e certificou-se de que segui-la é realmente muito importante para garantir efetividade nas suas estratégias de captação de pacientes. Mas… O que isso, de fato, tem a ver com o mundo digital que tanto tem interferido a vida das pessoas?

A relação entre jornada do paciente e marketing médico digital é muito maior do que você imagina. Isso porque, sem conhecimento da jornada do paciente, suas investidas de marketing digital podem ser completamente em vão.

Criar uma rede social sem entender o que o paciente está buscando, além de te fazer perder tempo, tem grandes chances de te gerar prejuízos. Portanto, todo o cuidado nesse sentido é pouco.

Para se obter sucesso, é fundamental conhecer o público, o que ele busca em cada estágio da jornada e quais os canais de comunicação eles consomem.

Por exemplo: na fase de descoberta, uma boa estratégia é criar conteúdos para blogs ou vídeos do Youtube e IGTV.

Na etapa consideração da solução, você pode apresentar o seu produto e dar a ele a opção de solicitar orçamento ou marcar consulta, seja por uma programação de posts nas redes sociais, campanha de links patrocinados ou através de um e-mail marketing, por exemplo.

Para a etapa de decisão de compra, você deve facilitar o processo para que o usuário encontre os dados de contato da sua clínica, seja através de um post na rede social, um e-mail ou pela campanha de anúncios.

Por que utilizar marketing digital durante a jornada do paciente?

Nesse cenário, vimos como impactar o paciente de forma efetiva durante as fases da jornada é importante para atraí-lo à clínica. E qual a melhor forma de fazer isso? Utilizando os canais de comunicação que eles usam!

Portanto, fazer a divulgação dos seus serviços no ambiente virtual é o caminho mais eficiente de chegar até um possível paciente. Mas não é só isso. Fazer publicidade médica sem mercantilizar a profissão requer o uso de artifícios, disponíveis nas estratégias de marketing digital, como a disponibilização de conteúdos gratuitos online.

Quando nos referimos ao marketing médico, sabemos que ele possui diversas particularidades próprias que devem ser seguidas à risca para garantir que tudo esteja dentro dos conformes e nas leis do Conselho Federal de Medicina e que os pacientes sejam de fato captados com sucesso.

Entretanto, caso a estratégia seja elaborada com segurança e atenção, não há nenhum problema de introduzi-la no meio digital. Muito pelo contrário, como dizemos anteriormente, os médicos que querem se sobressair atualmente, precisam marcar presença na web.

Confira quais são os benefícios da presença digital para médicos:

  • Você se torna referência no mercado;
  • Você consegue alcançar um maior número de pacientes;
  • Você passa a ter uma melhor relação com seus pacientes;
  • Você consegue mensurar seus resultados em tempo real;
  • Entre outros.

E aí? Se convenceu de que o marketing digital é uma boa estratégia para médicos? Então não deixe de se programar para se destacar na web e melhorar os seus resultados profissionais.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o E-book Gratuito da Jornada do Paciente e se aprofunde no tema. Até o próximo post!

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