Marketing médico no Instagram: entenda tudo sobre esse assunto

Marketing médico

Marketing médico no Instagram é uma estratégia de publicidade que pode ser utilizada para diversos fins. Tanto o especialista que acaba de abrir o consultório, quanto aqueles que querem melhorar os resultados do atual podem se beneficiar de um perfil nesse canal.

É verdade que há bem pouco tempo atrás, perfil de médico nas redes sociais era visto com maus olhos pela própria classe. Isso porque existe muita desinformação e profissionais que se utilizam dos meios digitais para oferecer serviços e produtos duvidosos.

O receio de perder a credibilidade ao se juntar ao demais profissionais que prestam esse deserviço à população, fez com que a classe médica demorasse a entender a necessidade e as vantagens das mídias sociais, para o consultório e para os usuários.

Da mesma maneira que existe esse lado problemático da publicidade online, também existe profissionais sérios, competentes e que usam a rede para educar e fornecer informação de qualidade para quem os acompanha.

Por que fazer marketing médico no Instagram

Esse é um canal de rede social com mais usuários em todo o mundo. O Instagram é o lugar onde as pessoas atualmente buscam informações, adquirirem serviços e produtos, criam um relacionamento com as marcas preferidas e conhecem novas oportunidades. 

Por isso tudo, que um perfil ali tem muita relevância para o consultório. Em uma sociedade cada vez mais digital, estar fora da rede não é uma opção inteligente para nenhuma área do mercado, mesmo a de serviços essenciais, como a medicina.. 

O Instagram é uma plataforma que tem alto impacto na decisão de compra da maior parte das pessoas hoje em dia. Isso devido à grande disponibilidade de informações que circulam a todo momento pelo canal, de forma gratuita.

Assim funciona também para os serviços médicos. Os pacientes certamente utilizam os perfis da rede como referência para decidir entre esse ou aquele profissional, como fazem para pesquisar marcas e produtos.

Por isso, o marketing médico no Instagram consegue:

  • gerar autoridade e reconhecimento como referência na especialidade em que atua;
  • aproxima o relacionamento com os pacientes e futuros pacientes;
  • produz informação médica de qualidade para educar a população;
  • melhora o fluxo de pacientes, com atração e fidelização;
  • aumenta a visibilidade do trabalho do médico.

Mas, para que esses resultados sejam alcançados com ética, sem colocar a reputação do médico em risco, é preciso tomar alguns cuidados. É fundamental que o trabalho de publicidade tenha técnica e capacitação e, acima de tudo,  seja feito de maneira responsável, seguindo todas as normas do Conselho Federal de Medicina.

O que uma boa estratégia de marketing médico no Instagram deve incluir?

Os resultados do marketing no Instagram chegam em longo prazo, mas podem se tornar constantes, se a técnica for bem desenvolvida. Assim, uma boa estratégia deve ter alguns elementos que são indispensáveis. São eles:

Público bem definido

Saber quem é o público ideal para seu consultório é fundamental para levar o seu conteúdo para a pessoa certa. 

Isso é importante pois quando você define quem você quer atingir, a linguagem  e o tipo de conteúdo precisa ser adequado à essas pessoas.

Para exemplificar, vamos citar os pediatras e os geriatras. Pediatras vão direcionar conteúdo para pessoas entre 25 e 50 anos, em média, que é quem tem filhos com idade de ir ao pediatra.

Já os geriatras direcionam conteúdo para pessoas acima dos 45 anos, que representa a média de quem tem pais com idade para consultar um geriatra.

Os interesses, a forma de consumir informação, a linguagem desses públicos se diferem bastante. Não adianta querer falar com uma mãe de 25 anos, usando um tipo de conteúdo que agrada uma pessoa de 45.

Conteúdo de qualidade

Isso nem precisava dizer, não é mesmo? Ter um perfil com objetivo de reforçar a autoridade e virar referência na área de atuação, precisa entregar valor ao usuário. 

Os conteúdos onlines devem oferecer informação relevante, que geram curiosidade. Mercantilizar a profissão não é uma boa estratégia, portanto o médico que se expõe vendendo seu serviço, acaba gerando desinteresse e até repulsa.

A melhor forma de gerar valor é ensinar, desmistificar dúvidas e fornecer conhecimento. As informações dispostas no Instagram conseguem atingir um número altíssimo de pessoas.

Quando oferece conteúdo de qualidade, o médico está, inclusive, ajudando a educar a população contra as falsas notícias sobre saúde.

Regularidade

O Instagram é uma plataforma que presta um serviço aparentemente gratuito ao usuário. Mas, na verdade, é um plano de negócios milionário. 

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Para funcionar, a empresa tenta manter o usuário ali o maior tempo possível, em feeds de notícia de rolagem interminável. A pessoa pode passar o dia inteiro navegando que sempre vai encontrar um conteúdo do seu interesse.

Para isso dar certo, o Instagram tem que ser o mais útil possível em mostrar ao usuário apenas conteúdos que ele ache interessante. Mas como eles sabem o que é interessante para um ou para outro?

Eles criaram um algoritmo que, baseado nos cliques, na frequência de uso, no tempo que a pessoa permanece em um conteúdo e em outros itens, apontam os interesses de quem está rolando o feed.

Portanto, se você gosta de esporte, seu Instagram estará a todo tempo priorizando conteúdos desse tema para chegar até você, em detrimento dos outros assuntos. No entanto, se não há muitos conteúdos de esportes para mostrar, ele vai enviando para seu feed, os outros temas.

É por isso que a consistência de postagens é tão importante. Quanto mais você posta, maior a chance de alcançar pessoas interessadas no seu trabalho. Quanto mais o seu perfil gera interesse, mais o Instagram oferece o seu conteúdo para novas pessoas.

Engajamento

Outro ponto importante do algoritmo é o engajamento com as publicações. O Instagram é uma rede social. O objetivo é conectar as pessoas aos seus interesses.

Por isso, quanto mais engajamento uma publicação recebe, mais o Instagram entende aquilo como relevante. Assim, novamente, tem mais chances de mostrar para outras pessoas.

O algoritmo está a todo tempo curando aquilo que é bom, de acordo com seus critérios. Uma publicação com muitas curtidas, muitos comentários, muitos salvamentos, é para eles sinônimo de qualidade. 

Para gerar engajamento com o público, faça perguntas nas postagens, responda os usuários que comentam e incentive o repasse da informação.

Ter resultados efetivos vai muito além de encher o perfil de publicações, precisa criar um relacionamento verdadeiro com quem te acompanha.

Métricas reais de acompanhamento

É muito comum o médico receber algumas curtidas nas publicações e achar que a estratégia está funcionando. Por isso, é essencial ter um planejamento com objetivos claros para não cair nas métricas de vaidade.

Número de seguidores e curtidas não é sinônimo de agenda cheia no consultório. Então, quando começar uma estratégia de marketing médico no Instagram, trace suas métricas de acompanhamento focando no seu real objetivo.

O que o médico não pode fazer nas redes sociais?

Antes de começar, o médico precisa ter conhecimento dos limites legais que a profissão impõe para a divulgação das instituições de saúde. Estar atualizado com as legislações evita penalizações e desgaste da imagem pública do profissional.

O Manual de Publicidade Médica conduz as boas práticas. Também é preciso estar sempre atento às orientações dos Conselhos e demais órgãos que regulam o exercício da medicina.

Algumas atitudes são absolutamente proibidas, como: 

  • Fazer anúncio de método ou técnica não reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como válido para a prática médica;
  • Expor o paciente sem autorização expressa do mesmo;
  • Divulgar antes e depois dos procedimentos;
  • Fazer propaganda de técnicas exclusivas
  • Garantir resultados; entre outras.

Essas regras têm a finalidade de proteger o paciente do engano, garantindo que os anúncios dos serviços médicos não levem à práticas abusivas e à propaganda duvidosa. 

Por esse motivo, segui-las também assegura a credibilidade do trabalho do médico nos meios virtuais.

Muitas vezes, a falta de tempo impede que o médico conduza toda a estratégia sozinho.

Além de qualidade, periodicidade e cuidado com as normas, ainda precisa produzir e postar. Nesse caso, é mais vantajoso contar com o auxílio de empresas preparadas para atender as particularidades da profissão.

O iMedicina, por exemplo, oferece um acervo de conteúdo com posts prontos para publicar, de diversas especialidades.

Isso auxilia a  parte burocrática da sua estratégia de marketing médico no Instagram e sobra tempo para acompanhar os resultados e engajar ainda mais no relacionamento com os pacientes e futuros pacientes.

Quer saber o que mais o iMedicina pode fazer pelo seu marketing médico? Acompanhe os artigos do blog e esteja sempre atento às novidades.

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