O estudo não para: por que o médico precisa se atualizar constantemente

medicina

A cada dia, novas invenções, ideias, e soluções para os mais variados tipos de problemas surgem de forma crescente e acelerada. A sociedade em si, está sempre em movimento, ou seja, em contante mudança. Assim, quem não segue o ritmo agitado ditado por ela, acaba ficando para trás.É o que acontece também na área da medicina.

O grande erro que muitos médicos pensam é que ter se formado em medicina já basta e é o suficiente para trabalhar o resto da vida. O que acontece, no entanto, é que esse tipo de pensamento é extremamente errado e precisa ser corrigido.

Diferente do que se pensa, o diploma em medicina é apenas o começo da sua carreira. Isso quer dizer que, por mais que você tenha passado anos se dedicando aos estudos e tenha conseguido se formar, parar nesse ponto, sem investir em novas qualificações e especializações, é extremamente prejudicial para a sua vida profissional.

Isso porque, como a sociedade está em constante mudança, as questões da área da saúde também estão, pois acompanham a evolução natural. Dessa forma, se limitar apenas ao conhecimento adquirido ao longo da faculdade pode ser algo nem tão vantajoso para você, pois a cada dia, novos médicos se formam e a concorrência aumenta sempre mais.

Mas, afinal, por que é importante que o profissional da medicina se atualize constantemente?

A resposta é simples e praticamente já está respondida. Para entender melhor, basta pensar nos inúmeros aparelhos e medicamentos que surgem dia após dia. Com a grande contribuição da tecnologia, a medicina vem se desenvolvendo e se inovando cada vez mais, e nem sempre é fácil acompanhar, entender e compreender como tudo acontece apenas com os conhecimentos antigos.

Isso quer dizer que, quando você, médico, por exemplo, tenha terminado a faculdade de medicina, não teve acesso a todas essas novidades que se tem hoje em dia, portanto, é preciso buscar estratégias para manter-se sempre atualizado.

Como se atualizar?

Sabendo da importância de se atualizar e saber de tudo que surge de novo no meio da medicina, pode ser que se chegue à seguinte dúvida: o que fazer para me manter atualizado?

As especializações e qualificações da área médica provém, em grande parte, de cursos, palestras e congressos. Essas oportunidades geralmente acontecem com grande frequência nos grandes centros, ou seja, nas cidades grandes que são compostas por uma infinidade de profissionais da área.

No entanto, essa não é uma regra. É preciso estar sempre atento às novidades e informações, pois vez ou outra, é possível que até mesmo as cidades do interior ofereçam cursos de qualificação para médicos e demais profissionais da saúde.

Ainda sobre estar atento, é importante também que procure sempre se manter informado, indo atrás das informações. Uma boa dica é se cadastrar em sites que oferecem e divulgam esses tipos de cursos, pois eles enviam e-mails sempre que uma nova especialização está prestes a acontecer.

Quais as especializações mais recomendadas para os médicos?

Nesse ponto, você já sabe da importância de manter-se sempre atualizado para não ficar para trás e ser ultrapassado pela concorrência. Mas e agora? Que tipo de curso preciso fazer? Há uma especialização específica para cada tipo de médico? Ou deve-se esperar uma na minha área?

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Nada impede de que se experimente novos ramos e, assim, participe de outras formações que não pertençam à sua área de atuação. No entanto, é sempre bom você procurar participar de palestras, congressos e workshops que estejam voltados à sua especialidade, pois assim investirá em um bom serviço, de boa qualidade, para seus clientes já antigos.

Ao mesmo tempo, experimentar outros caminhos pode abrir novas oportunidades de conquistar novos clientes, graças às novas especialidades que serão adquiridas com as novas formações.

Mesmo que você escolha se especializar apenas na sua própria área da atuação, alguns cursos servem como coringa para a profissão, e por isso, devem ser colocados na sua agenda e no seu planejamento.

Um exemplo desses cursos são os voltados para a tecnologia, como os que abordam as utilidades e a praticidade dos novos equipamentos e, ainda, dos novos exames, que estão cada vez mais avançados e facilitam a vida não apenas da equipe médica, mas também, dos pacientes.

Por fim, vale a pena pensar na utilidade de cada um desses cursos para você. Se estiver na dúvida sobre qual escolher, verifique os que são mais comuns, e que não saem de moda nunca. Um bom exemplo, são os cursos de aplicação de anestesias, afinal, todo procedimento cirúrgico precisa de uma, e se você tiver essa habilidade, poderá economizar, descartando a necessidade de contratar um outro profissional apenas para isso.

Para finalizar, uma forte tendência dos consultórios médicos é utilizar os softwares de gestão, para organizar a agenda de consultas e otimizar tempo. Dessa forma, investir em formações que ofereçam esse tipo de qualificação é importante para estar por dentro das novidades e aproveitar ao máximo todas as suas ferramentas.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Gostou do artigo? Acesse nosso blog e confira outros sobre o assunto.

 

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: