Médicos especialistas: por que o marketing é fundamental

médico

Médicos Especialistas:  Por Que o Marketing É Fundamental

A cada novo ano o setor de saúde se torna ainda mais concorrido. Assim, com um amplo número de médicos especialistas, encontrar diferenciais competitivos se tornou uma obrigação. Uma das formas de se destacar é desenvolvendo boas ações de marketing.

Você também está perdendo pacientes para a concorrência? Entende o papel do marketing nesse processo de diferenciação? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, responderemos a essas e outras dúvidas.

Conheça as limitações do Conselho Federal de Medicina

Em um mundo cada vez mais conectado, ter um bom posicionamento e desenvolver uma forte presença digital é essencial para quem deseja se diferenciar da concorrência. Desse modo, é fundamental criar boas estratégias de marketing médico.

Contudo, diferente de outros setores, nem tudo é permitido para os profissionais de saúde. Isso porque, com o objetivo de evitar práticas abusivas, concorrência desleal, sensacionalismo e autopromoção, o Conselho Federal de Medicina (CFM), decidiu estabelecer uma norma para orientar e regulamentar essas ações de divulgação.

Assim, através da resolução CFM n.º 1.974/11, surgiu o Manual de Publicidade Médica. Esse documento traz uma visão ampla sobre a relação entre marketing médico e a ética profissional, contendo permissões e vetos a diferentes tipos de estratégias. A seguir, conheça um pouco mais sobre elas:

  • proibição ao uso de fotos dos pacientes em peças publicitárias ou conteúdos, mesmo se houver autorização expressa dele;
  • veta a divulgação de informações que associam o sucesso de um tratamento a determinado equipamento da clínica ou consultório;
  • não autoriza o compartilhamento de conteúdos relacionados a valores, formas de pagamento e parcelamento dos serviços médicos;
  • proibição à promoção de notícias sensacionalistas que possam alarmar a sociedade;
  • exige que, ao criar qualquer tipo de publicidade, o médico informe no anúncio o seu nome, especialidade, número do CRM e do RQE;
  • não autoriza a participação de profissionais de saúde em ações publicitárias para a promoção de produtos ou empresas ligadas à Medicina;
  • veta a criação de campanhas para a autopromoção do médico;
  • exige que todo material impresso utilizado no consultório deve conter nome do médico, número CRM e RQE, especialidade ou área de atuação;
  • proibição à divulgação de especialidades que não possui;
  • limita a realização de consultas, diagnósticos ou prescrições por telemedicina. (a prática foi autorizada em caráter temporário durante a pandemia do novo coronavírus);
  • veta o uso de expressões que indique superioridade do médico ou do consultório, tais como, “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” e semelhantes.

Por fim, estas são as principais limitações impostas pelo CFM no que diz respeito ao desenvolvimento de estratégias de marketing médico. Para evitar punições do conselho, divulgue o seu trabalho sem infringir essa regulamentação.

Saiba mais sobre as principais estratégias de marketing para médicos especialistas

O primeiro passo para iniciar o seu marketing é conhecer as regras do CFM. Agora que você já leu a respeito, precisamos falar sobre uma estratégia muito utilizada e que vem trazendo ótimos resultados para médicos especialistas com alto nível de qualificação: o inbound marketing.

O que é e como funciona o inbound marketing?

Trata-se de uma das vertentes do marketing e que tem por objetivo a atração, conversão e fidelização. Para isso, utiliza-se de estratégias específicas para cada uma dessas etapas, sendo bem diferente do marketing tradicional.

Ainda, o inbound marketing se baseia na ideia de produção de conteúdo direcionado. Isso significa que a elaboração de artigos e postagens será planejada para atingir um público específico, de modo que seja relevante para ele,

Dessa forma, o marketing de atração, como também é chamado, é extremamente personalizado. A proposta desta estratégia é dialogar com pessoas que sejam potenciais futuros pacientes. Para isso, tem como base o marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo?

Como o próprio nome explica, o marketing de conteúdo diz respeito à produção de conteúdos estratégicos, que sejam capazes de atrair, educar, fidelizar e entreter determinado público. Essa prática é uma das mais eficientes para médicos.

Isso porque, com a popularização da internet, as pessoas aprenderam a buscar informações sobre sua saúde. Pesquisas recentes apontam que a consulta ao Google é a primeira atitude tomada quando há dúvidas sobre sintomas e doenças, antes mesmo de decidirem procurar um médico.

Então, para colocar o marketing de conteúdo em prática, o primeiro passo é dispor de um blog. Embora o e-mail marketing e as redes sociais sejam importantes canais de comunicação, eles não substituem o blog. Na verdade, são ferramentas complementares.

Assim, com um blog, basta iniciar a produção de conteúdos que tratem sobre a sua área de atuação e que sejam relevantes para o seu público. Desse modo, ao pesquisarem por esse tipo de informação, seu artigo será encontrado e você se torna uma referência para essas pessoas.

Em consequência disso, você começa a desenvolver sua autoridade, passa a ser uma fonte confiável de informação da sua área e seu trabalho fica em evidência. O resultado? A atração de um grande número de pacientes e a fidelização deles.

Porém, não basta escrever artigos. Para que a estratégia funcione corretamente, você precisa conhecer as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), aprender mais sobre as preferências do seu público e entender a jornada do paciente.

Com a reunião de todos esses fatores, a sua estratégia de inbound marketing será um sucesso e você irá usufruir de todos os benefícios que ela oferece. A seguir, entenda porque essa prática é fundamental para médicos especialistas.

Por que o marketing digital é essencial para a divulgação dos médicos especialistas?

Os profissionais de saúde com alto nível de qualificação não devem buscar apenas a captação e fidelização de pacientes, mas também precisam se colocar como fonte de informação para outros médicos menos experientes.

Isso porque um especialista detém um amplo conhecimento sobre sua área de atuação e, por esta razão, tem o necessário para ser visto como uma autoridade e para desenvolver uma forte presença digital.

Assim, ao criar estratégias de marketing de conteúdo, você passará a colher muitos benefícios. O primeiro deles é o aumento no número de pacientes que chegam por indicação. Ao divulgar o seu conhecimento e a sua reputação, você atrairá mais pessoas para o seu consultório.

Outrossim, a elaboração de conteúdos informativos por médicos especialistas ajuda a tornar a internet uma fonte de informações mais seguras, contribuindo para a educação da população e promovendo a saúde.

Enfim, com a leitura deste artigo, é possível entender o impacto positivo das estratégias de marketing de conteúdo no trabalho dos profissionais de saúde. Além de aumentar sua base de pacientes, você presta um serviço de utilidade pública ao educar as pessoas.

Finalmente, se você é um médico especialista, não perca a oportunidade de compartilhar o seu conhecimento e de utilizá-lo como um diferencial do seu consultório. Além disso, a concorrência não para de crescer. Então, não perca tempo!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: