Médicos que se dedicam ao trabalho voluntário: como posso aderir?

Voluntariado médico: como aderir?

O desenvolvimento das grandes metrópoles e o crescimento ao acesso a uma vida mais confortável ainda é um projeto em andamento.

Em muitos países esse quadro não se alterou e grande parte de seus cidadãos ainda não tem acesso a serviços básicos como saneamento ou um sistema de saúde que os abrace.

ONGs e organizações humanitárias tomam a dianteira na tentativa de proporcionar auxílio a regiões e comunidades vulneráveis.

Algumas dessas organizações têm como missão providenciar tratamento médico, reeducação sanitária e auxílio psicossocial em áreas afetadas por desastres ambientais, guerras e crises humanitárias. Outras têm uma missão menos abrangente e pode ser feita sem sair de casa.

Muitos médicos ou estudantes de medicina estão na linha de frente desse tipo de trabalho voluntário. A pergunta é: como aderir? Vamos deixar aqui uma relação de projetos incríveis para que você, médico, possa se juntar.

Quais instituições aceitam voluntários?

O primeiro passo é encontrar uma ONG ou organização que aceita voluntários. Uma das mais importantes e mais conhecidas é o Médico Sem Fronteiras. Uma organização criada por jovens médicos e jornalistas na França em 1971 e que tem por objetivo auxiliar vítimas de guerras civis.

A Good News Medical Volunteer (GNMV) também tem como missão o recrutamento de médicos voluntários para fornecer suprimento e atendimento médico a regiões em desenvolvimento, a exemplo de países da África e das Ilhas do Caribe. A ONG começou seus trabalhos em 2009 e já conta com um corpo voluntário de 150 médicos em cinco países diferentes na África, num total de 1.500 pacientes atendidos por dia.

No Brasil também existem grandes iniciativas médicas voluntárias

No Brasil, existem algumas belas iniciativas que fazem toda a diferença na vida dos pacientes. Uma delas é o projeto Horas da Vida, que se iniciou nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo e vem crescendo no país.

O projeto é simples. Por meio de uma plataforma on-line, chamada Consulta Click, o médico se inscreve e registra na plataforma a quantidade de horas que irá se dedicar em atendimento a pacientes que não podem pagar pelas consultas, em geral de baixa renda. Tudo acontece no consultório do especialista. Essa iniciativa é uma parceria com instituições sociais como a Apae, AfroReggae e Saúde Criança.

Outro grande projeto no Brasil é o Voluntários do Sertão, que reúne médicos e profissionais da área da saúde para promover assistência social, nutricional e médica especializada a comunidades no interior do sertão nordestino.

Já a organização Doutores das Águas é uma iniciativa que leva ajuda médica, odontológica e psicossocial às comunidades ribeirinhas da Amazônia. Além de receberem doações on-line, a iniciativa recruta médicos que desejam oferecer seu trabalho e seus árduos anos de dedicação a pessoas que não têm acesso ao sistema de saúde.

Todas as iniciativas que citamos tem grande apoio das comunidades internacionais e em suas páginas on-line é possível encontrar depoimentos de médicos que amam sua profissão e que fazem dela uma ferramenta para melhorar o mundo. Que tal fazer parte dessa grande comunidade de voluntários também?

Acesse em nosso blog outros textos sobre este assunto.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: