O pior conselho que já recebi sobre software para clínicas!

software médico

Se você é proprietário de um consultório ou clínica, sempre há algo em seu negócio que você pode melhorar. E, quando as coisas apertam, você consegue identificar facilmente aquilo que você precisa dar mais atenção. É nesses momentos também que, a fim de resolver os problemas do consultório sem aumentar o investimento, buscamos por soluções. E foi nesse processo de busca que eu recebi o pior conselho em toda minha vida sobre software para clínicas: um software médico gratuito.

Embora um software médico gratuito possa realmente parecer uma boa opção, a verdade é que o sistema em si pode prejudicar gravemente o rendimento da sua clínica. Já ouviu falar que o barato sai caro? Pois é, sai caro… e como sai!

Para você entender melhor sobre os problemas que eu enfrentei após adotar um software médico gratuito, listei abaixo alguns dos motivos pelos quais eu considero esse o pior conselho que eu já recebi em toda minha vida. Vejamos:

 

Software Médico Complexo e Carente de Usabilidade

Meu software médico é difícil de usar e possui uma interface confusa

Essas foram exatamente as minhas palavras após utilizar um sistema médico gratuito.

Softwares complexos e carentes de usabilidade não têm mais espaço no mundo de hoje. Em pleno ano de 2017, se o seu software médico é difícil de usar, você não precisa se adaptar a ele, você precisa TROCAR de software, isso sim!

Quando escolhi utilizar um software médico gratuito, pensei que além de economizar eu conseguiria agilizar os processos dentro da minha clínica. E foi aí que a decepção começou… Agendar consultas pelo sistema era difícil e o prontuário eletrônico era confuso e incompleto. Mesmo depois de meses utilizando o sistema, ainda demorava muito para realizar ações bem simples, como prescrever medicamentos, por exemplo.

Ao invés de agilizar o atendimento, o software deixou todo o processo lento, estendendo o tempo médio de cada consulta e fazendo o paciente esperar.

 

Falta de um Serviço de Suporte

Na vida nós temos apenas duas certezas. A primeira é que a morte é inevitável. E a segunda é que empresas responsáveis por softwares gratuitos não oferecem suporte.

Ao utilizar um software complexo e carente de usabilidade, os problemas vão se acumulando e chega o momento em que você precisa de ajuda. Se a empresa responsável pelo software não oferece suporte, então com quem você irá sanar suas dúvidas? É aqui que está o grande problema do software gratuito para clínicas.

Além disso, quando o software para de funcionar e você perde alguma informação importante, o que você pode fazer para recuperá-la? Simplesmente NADA!

Foram inúmeras as vezes que o meu sistema simplesmente travou do nada e eu perdi completamente o que eu estava fazendo. Histórico médico de pacientes, dados financeiros, fluxo de caixa, etc… Definitivamente, foi uma experiência terrível.

 

Falta de Recursos Importantes

Quando eu implementei um software gratuito em minha clínica, o meu software continha apenas a função de prontuário eletrônico. Para a minha decepção, apenas o prontuário eletrônico não facilitou a minha gestão. É claro que, o prontuário eletrônico facilitava a organização dos prontuários dos meus pacientes e, além disso, os mantinha em segurança. No entanto, era apenas de um sistema para organizar minha papelada.

Enquanto as informações dos meus pacientes estavam bem organizadas e seguras, eu continuei procurando formas de atrair mais pacientes, organizar minha agenda, gerir melhor a minha equipe de funcionários e, principalmente, dobrar o meu faturamento.

Foi aí que eu percebi que no meu software médico gratuito faltavam muitos recursos.

Pode até parecer bobagem, mas apenas um prontuário eletrônico não vai resolver os seus problemas, assim como não resolver os meus. Todas as áreas da sua clínica, como marketing, financeiro e administrativo, merecem atenção. E um software médico pode lhe auxiliar em todas elas. Como? A resposta é simples: com um software completo!

 

Software Médico Completo: A Verdadeira Solução!

Se você utiliza um software gratuito, se identificou com os pontos apresentados no post e agora quer substituí-lo, você não precisa investir no software médico mais caro do mercado, até por que preço nas alturas nunca foi sinônimo de qualidade, não é?!

O ideal é escolher um sistema para a sua clínica que seja fácil de usar. É importante também dar prioridade aos fornecedores que oferecem um suporte de qualidade, 24 horas por dia e 7 dias por semana. E, principalmente, escolher um software que ofereça recursos para ajudar-lhe a alcançar seus objetivos, independentemente se você quer atrair mais pacientes particulares, dobrar o seu faturamento mensal ou promover da melhor forma possível uma estratégia de marketing criada do zero.

E você, já teve experiências com algum software de gestão médica gratuito? Então, conte-nos como foi! Deixe seu comentário logo abaixo e se interaja conosco!

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