Saiba como melhorar o posicionamento do seu site médico no Google

site médico

Em um mundo cada vez mais conectado, os profissionais de saúde precisam se fazer presentes na internet. Neste sentido, o desenvolvimento de um site médico é essencial para uma estratégia de marketing digital.

Porém, não basta apenas ter uma página, é preciso que ela esteja bem posicionada no Google. Por isso, preparamos este artigo para apresentar algumas estratégias que, quando reunidas, podem melhorar o ranqueamento do seu site.

Por que o seu site médico precisa ser bem ranqueado no Google?

Atualmente, o Google é o principal mecanismo de buscas utilizado no mundo. Provavelmente, você procurou por respostas para as suas dúvidas nele e, com uma probabilidade ainda maior, encontrou a resposta desejada. Afinal, isso é o que o buscador faz de melhor.

No entanto, como o tempo das pessoas é cada vez mais escasso, elas não costumam perder muito tempo nos resultados da pesquisa e tendem a se concentrar nas primeiras páginas. Por isso, se o seu site médico não possuir um bom posicionamento, dificilmente ele será acessado a partir do Google.

Ainda, para conseguir trazer a melhor resposta possível, o Google utiliza algoritmos que vasculham os sites a fim de verificar se atendem aos requisitos e se, de fato, possuem as informações necessárias para responderem aos usuários.

Assim, para ser relevante para esse algoritmo, o seu site precisa reunir algumas estratégias específicas que fazem parte do Search Engine Optimization (SEO), mostrar para o Google que o seu conteúdo é atrativo e de qualidade, oferecer uma boa experiência de navegação e ter algumas otimizações on page.

Bom, é provável que você esteja se perguntando: o que significa tudo isso? Não se preocupe, a seguir, explicaremos mais sobre esses itens. 

Como melhorar o posicionamento do site?

Você gostaria que o seu site médico estivesse na primeira página de resultados do Google? Se deseja atrair novos pacientes pela internet, obviamente, a sua resposta é sim. Existem diferentes estratégias que podem levá-lo a alcançar esse objetivo.

A primeira delas é informar ao Google que a sua página existe. Você já fez isso? Para descobrir, basta digitar o endereço completo do seu site no buscador. Se ele aparecer nos resultados, significa que já foi identificado. Caso contrário, você precisará cadastrá-lo manualmente no Google Search Console.

Após a conclusão dessa etapa, o site deve começar a aparecer nos resultados das pesquisas. Então, é a hora de começar o trabalho para melhorar o posicionamento dele. Nas próximas linhas, saiba como fazer.

Investir em um site médico com boa estratégia

Investir em um site médico é essencial para se diferenciar da concorrência, levar o seu nome e o do consultório ao alcance de um público ainda maior. Para isso, ele deve ser baseado em uma boa estratégia de marketing.

Ainda, um dos fatores que precisam ser pensados durante o desenvolvimento é a navegabilidade do site, ou seja, a experiência que o usuário tem ao acessá-lo. Isso porque, além da preocupação com conteúdo, o Google prioriza as páginas que sejam mais acessíveis, fáceis de navegar.

Neste sentido, ele precisa ser intuitivo, amigável e responsivo. Quando falamos de responsividade, estamos falando da adaptação de um site a diversos formatos. Assim, a experiência de navegação será a mesma tanto nos computadores quanto nos celulares.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Outro aspecto é a palavra-chave. Para responder uma busca de um usuário, o Google pega as palavras digitadas e compara com as palavras-chave dos sites, priorizando aqueles que contenham as mais relevantes ao termo pesquisado.

Então, para encontrar a sua palavra-chave, responda a seguinte pergunta: para qual tipo de busca quero ser a resposta ideal? Assim, todo o conteúdo do seu site deve ser focado nos termos que surgirem dessa resposta.

Ademais, ao ser encontrado através da sua palavra-chave, você alcança um público qualificado, ou seja, que está realmente interessado em algo relacionado a sua área de atuação.

Outrossim, o seu site precisa estar alinhado a sua identidade visual. Então, estabeleça um padrão de cores e fontes e utilize-os na sua página. Dessa forma, seguindo essas instruções, podemos seguir para a segunda etapa desse processo: o SEO.

Investir em SEO

Em uma tradução livre, a sigla SEO significa otimização de sites para mecanismos de buscas, ou seja, é parte essencial para melhorar o ranqueamento no Google. Essa otimização é obtida pela aplicação de um conjunto de técnicas que buscam fazer com que os algoritmos tenham preferência por uma página.

Ainda, a construção do SEO para um site médico envolve três partes: o seu site, os buscadores, como o Google, e o usuário que faz a pesquisa. Então, para uma página ser bem otimizada ela precisa considerar estes agentes.

Um erro muito comum é fazer o SEO sem pensar na pessoa que fará a busca. Isso porque os motores de busca do Google SEMPRE irão preferir os sites que ofereçam a melhor resposta à interação do usuário. 

Assim, para ter um bom ranqueamento por meio do SEO, os seguintes itens não podem faltar na sua estratégia:

  • HTTPS: os endereços dos sites que começam com https utilizam o protocolo SSL que garante a criptografia das informações do site;
  • URLs amigáveis: URL é o endereço completo do seu site. Ele precisa ser intuitivo e fazer referência ao seu nome ou a sua área de atuação;
  • sitemap: é um mapa de todas as páginas que existem dentro do seu site, sendo um fator importante de ranqueamento no Google;
  • heading tags: são os comandos que hierarquizam os títulos do seu texto por meio das tags H1, H2, H3 e H4;
  • otimização de imagens: inserir imagens no site o torna atrativo, mas elas precisam ser leves e devem apresentar o atributo “alt text”;
  • rápido carregamento: sites que carregam mais rápido são melhor posicionados pelo Google.

Esses são apenas alguns dos mais de 200 fatores que impactam na forma como os sites são ranqueados. Além disso, uma boa estratégia para melhorar o seu posicionamento é o marketing de conteúdo.

Investir em conteúdo

A produção e distribuição de conteúdo é uma das maneiras mais eficientes de fazer com que o Google tenha preferência pelo seu site. Da mesma forma, essa estratégia agrega valor para o seu paciente, pois, mostra que você é capaz de resolver o problema dele.

No entanto, para ser bem avaliado pelos algoritmos, o seu conteúdo precisa responder de forma objetiva e clara as dúvidas dos pacientes. Então, após criar o seu blog, comece a produção de artigos informativos considerando as seguintes recomendações:

  • pense em uma palavra-chave para o seu texto e utilize-a, assim como suas variações, no decorrer do artigo;
  • tenha um título que desperte a atenção do leitor;
  • faça uma breve introdução mostrando os benefícios em ler todo o conteúdo;
  • separe o seu texto em intertítulos e que, de preferência, estejam relacionados a sua palavra-chave;
  • organize o seu conteúdo de forma que seja fácil de ler;
  • crie um índice de leitura baseado nos tópicos abordados;
  • utilize Call-To-Actions (CTAs) irresistíveis.

Por isso, ao criar conteúdos relevantes e respeitando as regras de SEO, as chances de que as palavras-chave pesquisadas direcionem para o seu site aumentam de forma significativa.

Portanto, se você deseja melhorar o ranqueamento do seu site médico no Google, é preciso se dedicar a estudar o assunto ou contratar uma agência especializada em marketing médico. Com isso, através do Google, você irá atrair novos pacientes para seu consultório.

Quer aprender mais o assunto? Entenda como ter um consultório online.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: