Prontuário eletrônico grátis é mesmo eficiente?

Prontuário eletrônico

Geralmente, quando recebemos a oferta de algum produto sem custos, somos levados a desconfiar da sua qualidade e/ou da sua eficiência. O mesmo ocorre com o prontuários eletrônico gratuito. Porém, esse pré-julgamento pode ser um grande erro.

Neste artigo, você vai conhecer o prontuário totalmente grátis do iMedicina e descobrir como ele pode ser tão eficaz quanto outras ferramentas pagas disponíveis no mercado.

Por que o prontuário eletrônico gratuito do iMedicina é uma excelente opção?

Desenvolvido pelo médico Raphael Trotta em conjunto com especialistas em Tecnologia da Informação e profissionais de marketing, o prontuário eletrônico do iMedicina vem se destacando no mercado em função das funcionalidades que possui.

Embora pareça estranho, disponibilizar um serviço gratuito é uma forma de fazer com que apenas clientes verdadeiramente satisfeitos e que tenham obtidos resultados com a ferramenta façam o upgrade para a versão premium.

Por isso, o iMedicina permite que os seus recursos sejam utilizados por tempo indeterminado, sem prazo de expiração da licença e sem a necessidade de inserir dados do seu cartão de crédito.

Porém, vamos ao que realmente interessa, as funcionalidades que garantem a completa eficiência do prontuário gratuito do iMedicina.

Quais são as funcionalidades de um prontuário eletrônico gratuito?

A possibilidade de implementar um prontuário digital sem a necessidade de investimentos já é uma excelente notícia para os profissionais de saúde, principalmente aqueles que estão em início de carreira e precisam avaliar bem os seus custos.

Ainda, o iMedicina gratuito é uma versão completa de prontuário que possui todos os níveis de segurança exigidos para um sistema de saúde. Obviamente, quando comparada a versão paga, existem limitações em algumas funcionalidades, o que não impede em nada a sua utilização. A seguir, entenda o porquê dessa afirmação.

Agendamento online

O processo de marcação de consultas sempre foi um dos principais problemas enfrentados por consultórios médicos. Isso porque, ao tentar contato telefônico, os pacientes tendem a lidar com uma linha ocupada ou precisar aguardar uma longa fila de espera.

Neste sentido, foi desenvolvida uma nova funcionalidade: o agendamento online. Essa funcionalidade tornou tudo mais prática, melhorando a rotina do consultório e a experiência do paciente, passando a ser um recurso indispensável nos dias atuais.

Ainda, com a possibilidade de marcar consultas online, o paciente não precisa mais da intermediação da secretária ou da recepcionista, necessitando apenas entrar no site do profissional, avaliar a disponibilidade da agenda e escolher o horário desejado.

Com isso, seus colaboradores também são beneficiados. Como o número de ligações tende a diminuir, passam a ter tempo disponível para concluir outras tarefas pendentes e também para dedicar mais atenção aos pacientes que estão aguardando atendimento.

Ademais, com o agendamento online integrado ao software de prontuário gratuito do iMedicina, você passa a dispor de automações de marketing que mantém uma comunicação ativa com o paciente, confirmando e lembrando das consultas marcadas, alertando a necessidade de retorno, entre outros.

Assim, como resultado da utilização desse recurso, é comum que o número de cancelamentos, faltas e até atrasos diminuam consideravelmente. Isso porque, com o envio de lembretes, o paciente passa a organizar sua agenda para cumprir com seu compromisso.

Agenda eletrônica

A agenda eletrônica é uma versão digitalizada da agenda do consultório. Apesar de parecer um recurso simples, quando integrado ao agendamento online e ao prontuário eletrônico, você passa a dispor de muitas funcionalidades e automações.

Uma delas é a possibilidade de replicar os agendamentos do site automaticamente para a agenda do profissional de saúde. Assim, reduzem-se os erros por duplicidade de horários ou conflitos com outros compromissos,

Além disso, você pode configurar a agenda eletrônica da maneira que mais atender as suas necessidades. Por exemplo, é possível bloquear horários, definir tempos diferentes de atendimento, alternar turnos, etc.

Outra funcionalidade interessante é a integração com o módulo financeiro. Com isso, basta uma ação na agenda para que o fluxo de caixa seja automaticamente atualizado com a entrada de uma nova receita.

Prontuário do paciente

Obviamente, o ponto principal da ferramenta é o próprio prontuário do paciente. Na sua versão digital, é possível configurar os campos obrigatórios de preenchimento e remover os dados que são desnecessários.

Além disso, o prontuário gratuito do iMedicina é intuitivo e organizado em abas separadas para exames, histórico, prescrições, tratamentos, etc. Da mesma maneira, a ferramenta permite a criação de diferentes níveis de acesso e restrição de visualização aos dados dos pacientes para cada profissional de saúde responsável pelo caso.

Outrossim, quando comparado aos prontuários em papel, o eletrônico tem muitas vantagens. Uma delas, por ter um nível alto de segurança, são as chances mínimas de vazamento ou perda das informações. Diferente do documento físico, que esta sujeito à ação do tempo, furto, extravio, rasura ou dano.

Plataforma de telemedicina

Com o advento da tecnologia no setor de saúde e as novas possibilidades trazidas pela internet, surgiu a telemedicina, uma forma de assistência médica remota muito utilizada em outros países.

No Brasil, embora também já esteja presente, é um recurso de uso limitado pelas legislações. Porém, em virtude dos benefícios, essa realidade deve mudar em breve. Assim, nos melhores prontuários gratuitos do mercado, como o iMedicina, é possível dispor de uma plataforma de telemedicina.

Os prontuários gratuitos são seguros?

Sim, desde que baseados na nuvem. O que isso significa? As ferramentas que são armazenadas na nuvem têm todos os seus dados transferidos para servidores externos que são de propriedade de grandes empresas, no caso do iMedicina, eles são da Amazon, a mesma escolha da NASA.

Ainda, esses servidores possuem certificação de segurança, exigida por legislações internacionais. Com isso, os dados dos seus pacientes estão fortemente protegidos a um custo total de zero reais. 

Além disso, essa versão gratuita também oferece criptografia de dados, restrição de conteúdo para outros profissionais do consultório, salvamento automático de todas as informações a cada 10 segundos e fácil acesso à recuperação de dados.

Consigo acessar um prontuário eletrônico gratuito de qualquer lugar?

Sim. A acessibilidade é um recurso comum aos sistemas em nuvem, pois, como estão 24 horas online, o prontuário pode ser acessado de fora do consultório, em qualquer horário e por outros dispositivos conectados à internet, como o seu celular.

Por que optar por uma ferramenta gratuita?

Caso você ainda não esteja convencido de que o prontuário gratuito é a melhor escolha, mesmo depois de conhecer todas as suas vantagens, vamos te dar outras razões. Primeiro, antes de optar por investir em uma ferramenta, por que não testar uma versão gratuita? Afinal, não há nada a perder, certo?

Segundo, quando você utiliza uma versão gratuita, consegue testar todas as suas funcionalidades e sabe, com exatidão, se ela é capaz de atender as suas necessidades. Tudo isso sem a pressão de um investimento.

Ademais, pode ocorrer de você escolher um prontuário pago, repleto de funcionalidades, mas, com o tempo, perceber que não usa um terço delas. Ou seja, o seu investimento foi desnecessário. Por isso, o prontuário gratuito é indicado para quem precisa informatizar o seu consultório.

Então, após a leitura deste artigo, você conheceu todas as vantagens de implantar o prontuário eletrônico gratuito do iMedicina. Assim, não perca tempo e comece a desfrutar desses benefícios quanto antes.

Que tal começar a usar o prontuário eletrônico do iMedicina agora mesmo? Cadastre-se e configure a sua conta.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: