Prontuário eletrônico médico: por que você deveria ter um?

prontuário eletrônico


Com a mudança de cenário que vem ocorrendo no mercado da saúde, trazida pela transformação digital que estamos vivenciando, uma das ferramentas que está sendo muita buscada em clíncias e consult´roios de todo país é o prontuário eletrônico.

Mas para que se possa fazer um bom trabalho com ferramentas digitais, é preciso que o especialista tome alguns cuidados. Primeiro, ele deve garantir que a segurança de dados. Isso exige que ele utilize softwares médicos robustos, adequados à guarda e armazenamento de informações de forma confiável.

Assim, tudo o que for dito durante a consulta ficará entre médico e paciente e haverá mais confiança para que a relação se estabeleça.

No entanto, isso não é tudo. Neste post, falaremos um pouco sobre a legislação da telemedicina no Brasil, a importância de escolher a o assunto para você entender os benefícios de ter um prontuário eletrônico. Confira!

Prontuário eletrônico: leis de funcionamento

A Lei 13.787, de 27 de dezembro de 2018, dispõe sobre a digitalização e utilização de sistemas informatizados para o armazenamento e manuseio de prontuário. Para tanto, é preciso que o documento seja preenchido de maneira a assegurar a integridade, autenticidade e confidencialidade dos dados dispostos. Além disso, os métodos de digitalização devem reproduzir todas as informações originais.

Ainda, para que a digitalização seja válida e segura, é necessário o certificado digital, emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). O meio de armazenamento do prontuário eletrônico deve protegê-lo do acesso, do uso, da alteração, da reprodução e da destruição não-autorizados.

Os documentos devem ser controlados por um sistema especializado de gerenciamento eletrônico, desde que seja idôneo e siga os parâmetros da lei. O prontuário eletrônico, desde que esteja em conformidade com as normas estabelecidas, terá o mesmo valor probatório do documento em papel.

Por que você deve ter um prontuário eletrônico?

Além de ser uma ferramenta que auxilia na segurança e armazenamento dos dados dos pacientes com segurança, o prontuário eletrônico ainda facilita a compreensão das informações, uma vez que as dispões de maneira organizada.

Ainda, essa ferramenta oferece funcionalidades que ajuda os profissionais a oferecer um serviço diferenciado aos pacientes, se destacando da concorrência.

O que muda com o prontuário eletrônico, na prática? Entre os benefícios, podemos citar:

  • unificação dos registros médicos em ambiente seguro e que pode ser acessado facilmente, esteja o profissional em seu consultório ou atendendo de casa (como tem ocorrido desde que a telemedicina foi autorizada);
  • mais agilidade no acesso aos dados do paciente, para que o médico possa atendê-lo de forma personalizada;
  • economia de espaço e redução de custos, uma vez que não será necessário que o especialista gaste com materiais para impressão e armazenamento de arquivos;
  • possibilidade de acompanhar modificações no caso do paciente, dados pertinentes à evolução do quadro, alergias, entre outras coisas;
  • entender melhor o perfil dos pacientes que buscam pelo consultório, não apenas para melhorar o atendimento, mas para cunhar estratégias de marketing médico que possam atrair mais pessoas naquele perfil;
  • agendar consultas de forma mais rápida e com facilidade, por meio do agendamento online;
  • quando necessário, o prontuário eletrônico também permite ao especialista que peça ajuda de seus colegas, mesmo à distância, para fechar um diagnóstico mais preciso;
  • facilitação na aquisição medicamentosa: com a receita médica digital, o paciente pode fazer a compra de seus remédios com um farmacêutico qualificado sem se preocupar com a legibilidade (afinal, a prescrição manual tem esse risco).

Telemedicina x prontuário eletrônico

A telemedicina é um dos serviços digitais que a tecnologia proporcionou à saúde. O atendimento remoto, liberado durante a pandemia têm aumentado o número de adeptos a cada dia que passa, se mostrando um excelente aliado à assistência básica em saúde.

Durante as consultas, além de garantir a confidencialidade do atendimento, como já mencionado, o médico que deseja fazer uso da telemedicina deve se preocupar: 

  • com o cuidado no diagnóstico e a prescrição de medicamentos, uma vez que a consulta online é recebe os mesmos preceitos éticos de um atendimento presencial;
  • em utilizar uma plataforma segura que possibilite o registro em prontuário; acesso às informações clínicas prévias do paciente, quando for o caso e auxilio para prescrição eletrônica.

Os softwares de prontuário eletrônico auxiliam não apenas no atendimento em si, mas em toda a parte de prescrição de medicamento, emissão de atestado e registro de prontuário eletrônico. 

Outros benefícios

Não é incomum que softwares médicos idôneos ofereçam ao profissional mais do que o prontuário eletrônico. Outras ferramentas, quando utilizadas em conjunto, podem agilizar o atendimento e permitir: 

  • agendamentos online;
  • relatórios automatizados sobre fluxo de pacientes;
  • pré-cadastro de medicamentos;
  • envio de confirmação de consultas por SMS ou por meio do e-mail;
  • compartilhamento de informações e prontuários entre profissionais de saúde de forma sigilosa e segura;
  • otimização do pós-consulta.

Como se pode ver, escolher um software adequado é o primeiro passo para se tornar referência no atendimento virtual. 

O prontuário eletrônico é uma ferramenta imprescindível aos médicos empreendedores que querem ter mais resultados no consultório. Com tantos benefícios, ele ajuda a exercer a profissão médica com excelência, estreitar o relacionamento com o paciente e otimizar a gestão do negócio!

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda como o prontuário eletrônico do iMedicina pode mudar os rumos do seu empreendimento!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: