Prontuário eletrônico médico: por que você deveria ter um?

prontuário eletrônico


Com a mudança de cenário que vem ocorrendo no mercado da saúde, trazida pela transformação digital que estamos vivenciando, uma das ferramentas que está sendo muita buscada em clíncias e consult´roios de todo país é o prontuário eletrônico.

Mas para que se possa fazer um bom trabalho com ferramentas digitais, é preciso que o especialista tome alguns cuidados. Primeiro, ele deve garantir que a segurança de dados. Isso exige que ele utilize softwares médicos robustos, adequados à guarda e armazenamento de informações de forma confiável.

Assim, tudo o que for dito durante a consulta ficará entre médico e paciente e haverá mais confiança para que a relação se estabeleça.

No entanto, isso não é tudo. Neste post, falaremos um pouco sobre a legislação da telemedicina no Brasil, a importância de escolher a o assunto para você entender os benefícios de ter um prontuário eletrônico. Confira!

Prontuário eletrônico: leis de funcionamento

A Lei 13.787, de 27 de dezembro de 2018, dispõe sobre a digitalização e utilização de sistemas informatizados para o armazenamento e manuseio de prontuário. Para tanto, é preciso que o documento seja preenchido de maneira a assegurar a integridade, autenticidade e confidencialidade dos dados dispostos. Além disso, os métodos de digitalização devem reproduzir todas as informações originais.

Ainda, para que a digitalização seja válida e segura, é necessário o certificado digital, emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). O meio de armazenamento do prontuário eletrônico deve protegê-lo do acesso, do uso, da alteração, da reprodução e da destruição não-autorizados.

Os documentos devem ser controlados por um sistema especializado de gerenciamento eletrônico, desde que seja idôneo e siga os parâmetros da lei. O prontuário eletrônico, desde que esteja em conformidade com as normas estabelecidas, terá o mesmo valor probatório do documento em papel.

Por que você deve ter um prontuário eletrônico?

Além de ser uma ferramenta que auxilia na segurança e armazenamento dos dados dos pacientes com segurança, o prontuário eletrônico ainda facilita a compreensão das informações, uma vez que as dispões de maneira organizada.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Ainda, essa ferramenta oferece funcionalidades que ajuda os profissionais a oferecer um serviço diferenciado aos pacientes, se destacando da concorrência.

O que muda com o prontuário eletrônico, na prática? Entre os benefícios, podemos citar:

  • unificação dos registros médicos em ambiente seguro e que pode ser acessado facilmente, esteja o profissional em seu consultório ou atendendo de casa (como tem ocorrido desde que a telemedicina foi autorizada);
  • mais agilidade no acesso aos dados do paciente, para que o médico possa atendê-lo de forma personalizada;
  • economia de espaço e redução de custos, uma vez que não será necessário que o especialista gaste com materiais para impressão e armazenamento de arquivos;
  • possibilidade de acompanhar modificações no caso do paciente, dados pertinentes à evolução do quadro, alergias, entre outras coisas;
  • entender melhor o perfil dos pacientes que buscam pelo consultório, não apenas para melhorar o atendimento, mas para cunhar estratégias de marketing médico que possam atrair mais pessoas naquele perfil;
  • agendar consultas de forma mais rápida e com facilidade, por meio do agendamento online;
  • quando necessário, o prontuário eletrônico também permite ao especialista que peça ajuda de seus colegas, mesmo à distância, para fechar um diagnóstico mais preciso;
  • facilitação na aquisição medicamentosa: com a receita médica digital, o paciente pode fazer a compra de seus remédios com um farmacêutico qualificado sem se preocupar com a legibilidade (afinal, a prescrição manual tem esse risco).

Telemedicina x prontuário eletrônico

A telemedicina é um dos serviços digitais que a tecnologia proporcionou à saúde. O atendimento remoto, liberado durante a pandemia têm aumentado o número de adeptos a cada dia que passa, se mostrando um excelente aliado à assistência básica em saúde.

Durante as consultas, além de garantir a confidencialidade do atendimento, como já mencionado, o médico que deseja fazer uso da telemedicina deve se preocupar: 

  • com o cuidado no diagnóstico e a prescrição de medicamentos, uma vez que a consulta online é recebe os mesmos preceitos éticos de um atendimento presencial;
  • em utilizar uma plataforma segura que possibilite o registro em prontuário; acesso às informações clínicas prévias do paciente, quando for o caso e auxilio para prescrição eletrônica.

Os softwares de prontuário eletrônico auxiliam não apenas no atendimento em si, mas em toda a parte de prescrição de medicamento, emissão de atestado e registro de prontuário eletrônico. 

Outros benefícios

Não é incomum que softwares médicos idôneos ofereçam ao profissional mais do que o prontuário eletrônico. Outras ferramentas, quando utilizadas em conjunto, podem agilizar o atendimento e permitir: 

  • agendamentos online;
  • relatórios automatizados sobre fluxo de pacientes;
  • pré-cadastro de medicamentos;
  • envio de confirmação de consultas por SMS ou por meio do e-mail;
  • compartilhamento de informações e prontuários entre profissionais de saúde de forma sigilosa e segura;
  • otimização do pós-consulta.

Como se pode ver, escolher um software adequado é o primeiro passo para se tornar referência no atendimento virtual. 

O prontuário eletrônico é uma ferramenta imprescindível aos médicos empreendedores que querem ter mais resultados no consultório. Com tantos benefícios, ele ajuda a exercer a profissão médica com excelência, estreitar o relacionamento com o paciente e otimizar a gestão do negócio!

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda como o prontuário eletrônico do iMedicina pode mudar os rumos do seu empreendimento!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: