Qual o melhor prontuário eletrônico?

prontuário eletrônico

Você sabe qual é o melhor prontuário eletrônico?

Os avanços tecnológicos permitiram o desenvolvimento de inúmeras soluções para controle, automatização de dados e processos nos consultórios médicos. Um bom exemplo é a ferramenta de prontuário eletrônico.

Porém, em razão da grande quantidade de fornecedores, nem sempre é fácil escolher o sistema ideal. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as vantagens desta funcionalidade e descobrir qual é a melhor alternativa do mercado.

O que é um prontuário eletrônico?

Trata-se de uma tecnologia que permite a informatização completa dos processos administrativos, financeiros e até do atendimento dos seus pacientes. Além disso, proporciona ao médico e a seus funcionários a centralização das informações do consultório. 

Ainda, antes do advento desta tecnologia, o prontuário do paciente era um documento físico que acompanhava os resultados de exames, ficha de anamnese e outros documentos. Para que esse volume de dados fosse armazenado, era preciso dispor de espaço físico na clínica.

Porém, em função de um mundo cada vez mais tecnológico, a utilização do papel para anotações e registros médicos se tornou obsoleta. A transformação digital exige que os processos sejam mais ágeis, facilitando a vida tanto do paciente quanto do profissional.

Neste sentido, o prontuário eletrônico é um importante aliado na otimização do tempo, na organização de informações, na praticidade da busca do histórico do paciente e na agilidade na inserção de novos dados. 

Além das vantagens que traz para a rotina do consultório, estes sistemas possuem recursos que promovem o crescimento do negócio através de funcionalidades que contribuem para a atração e a fidelização dos pacientes.

Conheça as vantagens do prontuário eletrônico

Trata-se de uma ferramenta repleta de recursos específicos para cada momento da gestão de um consultório médico. Assim, traz diversas vantagens para todos os envolvidos. A seguir, listamos os principais benefícios da sua utilização.

Aumento da produtividade

Com um prontuário eletrônico, todas as dificuldades que existiam nos consultórios analógicos são eliminadas. Isso porque tanto o arquivamento quanto a busca são automatizadas, sem a necessidade de intervenção humana.

Ademais, o preenchimento do prontuário do paciente passa a ser mais ágil. Em consequência dessas vantagens, você e seus colaboradores passam a dispor de mais tempo para se dedicar ao paciente e para executar outras tarefas mais importantes.

Segurança dos dados 

Os sistemas armazenados em nuvem contam com um alto nível de segurança da informação. Isso porque os dados são armazenados em servidores externos que possuem criptografia, rotina de backups diários e controle de acesso. 

Dessa forma, você mantém as informações dos pacientes seguras e protegidas contra ataques cibernéticos, resguardando o sigilo profissional. Neste sentido, escolha uma ferramenta que ofereça todos esses níveis de proteção.

Acessibilidade

Os software médicos em nuvem permitem  a visualização dos dados do paciente a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, em qualquer hora e lugar. Com isso, você passa a contar com a liberdade de acesso dessas informações.

Facilidade de uso

Na maioria das ferramentas disponíveis no mercado, há a preocupação com a experiência do usuário. Assim, possuem interface amigável e intuitiva, menus autoexplicativos e hierarquização das informações. 

Não necessita de espaço físico para armazenamento

A ausência de ferramentas digitais exige que consultórios e clínicas mantenham um grande volume de dados armazenados fisicamente. Em função disso, precisam investir em arquivos e dispor de espaço físico.

Por outro lado, com um software de prontuário, as informações são digitalizadas, trazendo economia e liberando espaço no consultório. Além disso, há uma maior organização e facilidade de acesso.

Prescrição digital

Com o recurso de prescrição digital, você pode prescrever medicamentos e/ou exames de forma automatizada. Isso porque o prontuário digital também dispõe de modelos pré-configurados de receituários e guias de encaminhamento. 

Outra vantagem dessa funcionalidade é evitar a dificuldade de entendimento da famosa “letra de médico”. Assim, você reduz as chances de ocorrerem erros que podem prejudicar a saúde do paciente.

Como escolher o melhor prontuário eletrônico?

Não existe fórmula mágica para a escolha de um bom prontuário eletrônico. A melhor alternativa será aquela que mais se adapta as suas necessidades. No entanto, para usufruir dessas vantagens já mencionadas, você precisa considerar a disponibilidade de algumas funcionalidades.

Agendamento online

O agendamento online é um recurso que elimina uma das principais queixas dos pacientes: a dificuldade de marcar consultas. Essa funcionalidade agiliza a rotina do consultório, facilita o controle da agenda e melhora a experiência do paciente.

Ainda, com o agendamento online, basta o paciente acessar o link de agendamento e verificar a disponibilidade de horários e escolher o dia e hora que desejar. Com isso, a consulta está automaticamente marcada.

Envio de lembretes

A integração entre prontuário eletrônico e agendamento online permite o envio automatizado de lembretes e confirmação de consultas por SMS ou e-mail. Dessa forma, você mantém o paciente alerta sobre o horário marcado, evitando que falte ou cancele o atendimento.

Ademais, a utilização desse recurso também aumenta a satisfação dele com o consultório. Isso porque percebe a sua preocupação em evitar que ele se ausente da consulta. Então, escolha um serviço que disponibilize essa funcionalidade.

Armazenamento em nuvem

Os melhores prontuários digitais do mercado são aqueles que contam com o armazenamento em nuvem. Esse recurso traz maior segurança para as informações dos pacientes, pois, não estão expostas aos riscos do armazenamento local.

Porém, não basta apenas ser baseada na nuvem. Os servidores externos que guardam os dados também devem estar associados a empresas de boa reputação, precisam oferecer criptografia dos dados e rotina de backups.

Por fim, agora que você conhece os benefícios de dispor de um prontuário eletrônico e sabe quais aspectos considerar para escolher um para o seu consultório, precisamos falar sobre o iMedicina. 

Conheça o prontuário eletrônico do iMedicina

O iMedicina é um software médico muito bem avaliado no mercado, pois contempla as funcionalidades mais necessárias para otimizar a gestão das clínicas e melhorar o atendimento. 

Ainda, a ferramenta surgiu em 2012 e foi desenvolvida com o objetivo de disponibilizar um serviço que atendesse as demandas diárias dos médicos. Atualmente, a empresa é reconhecida por ser líder em relacionamento com o paciente.

Ademais, o iMedicina conta com todos os recursos que você precisa para usufruir das vantagens mencionadas neste artigo. Entre as mais importantes estão: agendamento online, prontuário eletrônico, agenda eletrônica, prescrição digital, ferramenta de telemedicina, entre outros.

Outrossim, este software médico armazena todos os seus arquivos em servidores externos da Amazon AWS, uma das empresas mais valorizadas do setor. Desse modo, além de otimizar a sua gestão, você passa a dispor de um alto nível de proteção dos dados.

Além disso, o serviço disponibiliza uma versão gratuita, sem prazo de expiração e sem a necessidade de informar dados do seu cartão de crédito. Por essas razões, o iMedicina é a ferramenta mais recomendada para profissionais de saúde.

Enfim, o objetivo deste artigo é apresentar para você a importância e os benefícios de implementar um prontuário eletrônico, além de indicar os aspectos necessários para que você escolha a melhor ferramenta.

O iMedicina é gratuito e indicado para quem está começando a digitalizar o consultório. Você pode começar sem custo e ir avançando quando achar necessário. A gratuidade não expira e a plataforma não tem limite de usuários. Por isso, pode ser utilizado por clínicas e consultórios de todos os tamanhos! Cadastre-se já e conheça todos esses benefícios!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: