Como as redes sociais ressignificaram o relacionamento com paciente?

relacionamento com paciente

Quando nos referimos às redes sociais, estamos falando de bilhões de pessoas ao redor do mundo, conectadas a partir de um dispositivo móvel. Aqui no Brasil mesmo, o número é bastante impressionante: de acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE no ano de 2018, 7 a cada 10 pessoas acima de dez anos de idade estão marcando presença digital e revolucionando a forma de relacionamento entre pessoas e instituições.

Mas afinal, qual é o impacto dessa onda tecnológica para a área médica? As redes sociais são realmente capazes de ressignificar o relacionamento com paciente?

Criamos esse post para esclarecer todas as questões que envolvem esse assunto, a fim de lhe mostrar a real importância das redes sociais no seu dia-a-dia profissional. Confira abaixo.

 Qual é a importância da internet no dia a dia das pessoas?

A internet é sem dúvidas uma das maiores revoluções da atualidade. A informação consegue se disseminar em poucos segundos e as transformações que chegam a partir dela também são bastante rápidas.

Além disso, a internet possibilita o desenvolvimento de ferramentas que tendem a facilitar o dia-a-dia das pessoas. São elas:

  • Novos canais de comunicação entre pessoas e instituições: junto com a chegada da internet vieram também as novas formas de nos comunicarmos. Seja por meio das redes sociais, pelas chamadas de vídeo online ou pelo e-mail, o relacionamento entre pessoas e/ou empresas ficou muito mais próximo.
  • Descentralização da informação, cultura e educação: essa é sem dúvidas uma das principais transformações que a internet trouxe para a população. Afinal, antes da internet o acesso à informação, cultura e educação era privilégio de poucos e, agora, já é possível que pessoas consigam usufruir de conteúdos como: filmes, séries, livros, blogs e até mesmo cursos de ensino superior por valores bem mais democráticos.
  • Possibilidade de exploração de novas oportunidades: outro benefício que pode ser atribuído à chegada da internet é a possibilidade de exploração de novas oportunidades como: o trabalho home office, o EAD (ensino à distância) e o acesso às informações instantaneamente, aproximação do relacionamento com cliente etc.

Como isso impactou diretamente no relacionamento das marcas e seus públicos?

Como pôde ver a internet exerce uma importância muito grande na vida das pessoas. A popularização das redes sociais, graças à internet, fez com que essas mídias acabassem se tornando canais de referência para construir opiniões. E quanto às marcas e seus públicos? Qual foi o impacto dessa era tecnológica? Veja a seguir:

  • Maior visibilidade para a marca: através das redes sociais a empresa será vista por uma maior parcela de pessoas diariamente, principalmente se entregar conteúdo de qualidade para seu público-alvo.
  • Possibilidade de interação entre marca x público: quando a empresa está presente nas redes sociais, ela pode se comunicar com seu público de forma mais direta e personalizada, tendo em vista que terá as informações de cada cliente, como: nome, sobrenome, localidade, etc. Isso irá fazer com que os clientes se sintam especiais e aumentará consideravelmente as chances de conversão em vendas.
  • Obtenção de informações em tempo real: as empresas conseguem obter informações em tempo real a respeito do que está acontecendo no mundo e sobre o engajamento no seu perfil das redes sociais para se decidir sobre suas próximas estratégias digitais.
  • Opção de mensuração dos resultados obtidos: e, além de tudo isso, as empresas ainda terão acesso aos relatórios de mensuração de resultados para entender se suas estratégias tiveram ou não um bom retorno a fim de alinhar as expectativas para ações futuras.

Benefícios da internet e redes sociais para a área da saúde e relacionamento com paciente

As redes sociais trouxeram a possibilidade de criar estratégias que consigam impactar o paciente e divulgar os serviços do consultório sem ser invasivo ou apelativo. Dessa forma, os estabelecimentos de saúde conseguem se aproximar do seu público-alvo enquanto empresas e tornar o relacionamento mais duradouro com o paciente.

Além de todas as vantagens listadas acima, a área de saúde garantiu outros benefícios importantes que contribuem para ressignificar o relacionamento entre os médicos e pacientes. Confira:

Relacionamento com o paciente antes e após a consulta

Muito se engana quem pensa que o relacionamento entre os médicos e pacientes se resume apenas às consultas dentro dos consultórios. Esse conceito já está ultrapassado e, os médicos que continuam seguindo essa linha, certamente estão em desvantagem em relação aos demais.

Com a facilidade das redes sociais a comunicação entre o profissional e seus pacientes tornou-se muito mais direta e pessoal, melhorando a experiência do paciente e quebrando o tabu de que o médico é alguém intocável ou incomunicável.

A comunicação pode acontecer de diferentes formas, são elas: grupos no WhatsApp, canal no Telegram, artigos semanais no blog, posts diários no Instagram, vídeos no canal do Youtube, entre outros. O mais importante é avaliar onde está o seu paciente e se fazer presente no canal para criar um relacionamento sólido e frequente.

Criação de autoridade na área de atuação, beneficiando o relacionamento com paciente

Uma vez que os materiais divulgados nas redes sociais levar informação de relevância para o público, começa-se a criar um relacionamento. A partir disso, certamente esse público vai começar a reconhecer o perfil como autoridade na área de atuação, aumentando as chances de se tornar de fato pacientes e contratar os serviços médicos do consultório continuamente.

Aquele paciente que mais se identificar verdadeiramente com o trabalho divulgado pode ainda começar a indicá-lo para colegas e familiares, o que vai aumentar ainda mais a visibilidade e alcance da sua página na rede social.

As redes sociais tem tanto poder que até mesmo sem utilizar o serviço pessoalmente, as pessoas o indicam aos amigos por reconhecer naquele profissional a autoridade na profissão.

Educação da população

As redes sociais ainda guardam um enorme potencial de educação da população por se tratar de um canal aberto, interativo e de rápida disseminação de conteúdo.

Dessa forma, o profissional consegue disponibilizar materiais que ensinam e desmistificam informações de saúde, protegendo a população das famosas fake news.

Enfim, não há como negar que as redes sociais e a internet no geral contribuíram de maneira significante para o relacionamento dos médicos e seus pacientes.

Dicas de como elaborar uma estratégia eficaz visando o bom relacionamento com paciente

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios das redes sociais para seu relacionamento com os pacientes, é hora de entender como elaborar uma estratégia para usá-las de maneira eficaz.

Separamos algumas dicas que irão te ajudar com isso. Confira a seguir:

Conheça o seu público para saber onde encontrá-lo

O primeiro passo para garantir que as suas redes sociais tenham o potencial de te aproximar do seus pacientes é conhecer o seu público-alvo. Dessa forma será mais fácil de localizá-los em meio às milhares de pessoas presentes no universo digital. Durante esse processo, uma boa alterativa a se fazer é estudar a jornada do paciente para que você crie estratégias eficazes para cada etapa da jornada e aumente as chances de imapctar as pessoas certas.

Crie um perfil nas redes sociais de maior concentração do seu público

Depois de definido qual é o público que você deseja atingir, é hora de criar o seu perfil nas redes sociais. Lembre-se que o perfil será comercial e que para isso você deverá passar o máximo de profissionalismo possível. A nossa dica é utilizar o nome e sobrenome conhecidos pelo seus pacientes.

Forneça suas informações profissionais no seu perfil

Com o perfil criado, é hora de fornecer suas informações nos perfis das redes sociais. Lembre-se de colocar seu nome, sua especialidade médica, seu telefone e/ou e-mail para contato, cidade que você atua e uma foto de perfil (ah, é importante que a foto também seja profissional, ok?). Se achar pertinente, você pode ainda incluir alguma outra informação necessária.

Poste diariamente conteúdos de valor e que estão em alta

Nessa etapa, seu perfil já estará pronto para inclusão de posts. Busque, através do marketing de conteúdo, criar materiais que agreguem valor para seu público e que estejam em alta. Para isso, esteja sempre atento às novidades da sua área e se programe para não perder a consistência das postagens.

Interaja com seus seguidores para promover o relacionamento com paciente

Além de realizar postagens diárias, é importante também interagir com seus seguidores. Portanto, lembre-se sempre de verificar se há mensagens e comentários para responder e, sempre que possível, tire uns minutos do seu dia para engajar nas publicações deles.

Pense na possibilidade de patrocinar o seu perfil para aumentar o alcance

Os anúncios e impulsionamentos nas redes sociais são excelentes estratégias para fazer com que seu perfil consiga atingir um número maior de pessoas. Então caso você queira aumentar o fluxo de visitas e/ou de seguidores, essa é sem dúvidas uma boa opção para você.

Acompanhe as métricas para otimização dos resultados

Por fim, nunca se esqueça de analisar as métricas disponíveis nas redes sociais para entender se o que está sendo feito por você está ou não surtindo efeito. Afinal, do que adianta se dedicar se os resultados não forem satisfatórios? Com a análise dos relatórios você poderá criar suas próximas estratégias do marketing médico de acordo com o engajamento do seu público.

E aí? Está pronto para se posicionar de forma eficaz nas redes sociais? Baixe o e-book gratuito Redes Sociais para Clínicas e Consultórios. Dessa forma, você terá um melhor relacionamento com seus pacientes e os resultados do seu negócio serão mais satisfatórios.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: