Relação médico-paciente: qual o impacto do marketing médico?

relação médico-paciente

A transformação digital está cada vez mais rápida e presente em todas as áreas da nossa vida. Por isso, é fundamental refletir sobre como o conteúdo digital e o marketing médico gera impacto na relação médico-paciente.

Na verdade, é comum que essa discussão já esteja presente nos diversos grupos da área da saúde. Você mesmo já deve ter feito as seguintes perguntas:

  • “Como o médico pode alcançar uma presença digital relevante?”
  • “Como deve ser a atuação do médico nas redes sociais?”
  • “Com que frequência o médico deve responder ao WhatsApp?”

De fato, a relação médico-paciente não é a mesma de alguns anos atrás. E o conteúdo digital, sem dúvida, é um fator de impacto nessa mudança.

Devido ao forte impacto que o tema gera no dia a dia do profissional de saúde, nós preparamos este artigo sobre o assunto. Aqui, você vai encontrar respostas para as seguintes questões:

  • qual o impacto da transformação digital na relação médico-paciente?
  • como a jornada do paciente se tornou digital?
  • como os médicos podem aproveitar os conteúdos digitais?

Acompanhe este artigo até o final e esteja preparado para essa transformação real e cada vez mais dinâmica no universo médico.

Entenda a relação médico-paciente

Uma boa relação entre o médico e seus pacientes é de fato uma grande preocupação de todos os profissionais. Afinal, ela é capaz de estreitar os laços e permitir que tanto o médico quanto o paciente se sintam parte-chave do processo de restauração da saúde.

Além disso, um dos resultados de uma boa relação médico-paciente é prover o acolhimento e a segurança com o atendimento e o tratamento de saúde.

Por meio de um atendimento humanizado, o paciente sente que recebeu a atenção que precisava e que pode contar com o seu médico.

Qual o impacto da transformação digital na relação médico-paciente?

Podemos dizer que a transformação digital torna a relação médico-paciente cada vez mais dinâmica.

Afinal, boa parte da experiência do paciente passa pelos meios digitais. Isso acontece desde a intenção de agendar uma consulta até o pós-atendimento.

Além disso, os meios digitais também impactam a percepção da população sobre a atuação do médico na comunidade.

Dessa forma, podemos dizer que a reputação digital do médico e a forma com a qual ele se comunica têm impacto antes e depois da consulta. O que, por consequência, se reflete em diversas etapas da jornada do paciente.

Como a jornada do paciente se tornou digital?

A jornada do paciente considera todos os estágios e experiências que o paciente percorre até o atendimento médico.

De um modo geral, podemos citar um exemplo que inclui:

  • o momento em que o paciente identifica um sintoma;
  • suas atitudes ao pesquisar sobre o que está sentindo;
  • a busca por um serviço de saúde;
  • a análise de indicações de amigos e familiares;
  • o atendimento médico em si;
  • a busca de informações sobre sua situação de saúde no pós-atendimento.

Se você parar para analisar cada uma dessas etapas, você vai perceber que o meio digital já é parte de quase todo o processo.

Afinal, o paciente passa boa parte do tempo nas redes sociais, pesquisa seus sintomas no Google e faz a busca por um médico de forma virtual.

Fora que, com uma frequência cada vez maior, ele também solicita o agendamento da consulta pela Internet.

Dessa forma, podemos dizer que a jornada do paciente se tornou digital. Isso reflete em quase todas as etapas e traz consequências diretas na relação médico-paciente.

Como os médicos podem aproveitar os conteúdos digitais?

Em todo esse ambiente de mudanças, é fato que os médicos também podem aproveitar muito da transformação digital.

Construir uma presença digital de impacto, com ética e entregando valor aos pacientes e à comunidade, este é sem dúvida um dos passos mais importantes que todo médico deve almejar.

Afinal, atualmente quase tudo é feito e pesquisado na Internet. Por isso, não dá mais para ficar de fora desse cenário sem ter uma presença online.

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Quer saber mais sobre como aproveitar os conteúdos digitais e estreitar o relacionamento com seus pacientes? Então, veja abaixo algumas dicas que você pode começar a implementar agora mesmo!

Construa uma presença digital

Hoje é possível colher ótimos frutos com a presença digital. Enquanto no passado era preciso fazer parte dos maiores congressos para ser reconhecido na sua área.

Isso porque a internet é capaz de revelar o médico como autoridade em sua área.

Dessa forma, o profissional pode apresentar seu conhecimento, comunicar atualizações sobre a área e estar muito mais próximo do paciente em diversas fases da sua jornada.

Construir uma presença digital de relevância na área médica não custa caro. Não demora décadas, além de oferecer ao paciente um canal de comunicação 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Seja uma referência na sua especialidade

É fato que os canais digitais democratizaram e trouxeram muito mais conexão entre o médico, o paciente e a comunidade.

Afinal, antes era essencial para o médico contratar uma assessoria de imprensa e estar presente fisicamente nos grandes eventos, por exemplo.

Hoje, no entanto, é possível construir uma boa reputação online e se tornar referência utilizando somente os canais digitais.

Responda às redes sociais

Você certamente já percebeu que as pessoas estão cada vez mais presentes nas redes sociais.

Por isso, é normal que elas pesquisem informações de saúde, busquem respostas para suas dúvidas e até mesmo entrem em contato com o consultório médico por esses canais.

Dessa forma, assim como é preciso atender chamadas telefônicas, é muito interessante ter uma equipe dedicada a responder às mensagens nas redes sociais.

É fato que essa atitude deixará você mais próximo do paciente. Mas, além disso, ela também facilitará a marcação de consultas e o esclarecimento de dúvidas antes da consulta.

Produza conteúdo para a Internet

É fato: está cada vez mais fácil produzir conteúdos para a internet.

Afinal, um dos frutos de toda essa transformação digital é que hoje é possível construir um conteúdo de valor, atual e personalizado em sua própria casa. Além disso, essas informações têm o potencial de atingir centenas de pessoas em segundos.

Lembre-se de que poucas formas são tão eficazes para aproximar médicos de pacientes como o conteúdo digital, ou marketing médico.

Ao produzir mais conteúdo para a internet, você:

  • se comunica com a comunidade;
  • se torna presente no dia a dia do paciente;
  • aumenta suas chances de converter usuários em pacientes reais;
  • melhora a reputação e a credibilidade da sua clínica ou consultório.

Você pode produzir conteúdo para os seguintes canais:

  • blog;
  • site da sua clínica;
  • redes sociais;
  • YouTube;
  • Instagram Stories ou IGTV.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de ler este artigo com 15 passos para gerar conteúdo original nas redes sociais.

Conclusão

Entre tantas conclusões sobre o impacto da transformação digital na relação médico-paciente, uma coisa é certa: não vale a pena para o médico NÃO investir em uma presença digital.

Afinal, se a jornada do paciente já está em grande parte inserida no universo digital, é impossível para o médico continuar negando essa ferramenta como meio de obtenção de novos pacientes.

Por isso, invista em conhecer mais o seu paciente. Contrate serviços especializados em marketing médico e veja seus pacientes satisfeitos com seus conteúdos de valor nos meios digitais.

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