Software médico: o que você PRECISA saber antes de adquirir um!

software médico

Se você já está por dentro dos softwares de gestão médica, provavelmente você tem pelo menos uma ou duas dúvidas sobre qual software médico é melhor e o que você deve procurar. É importante entender que nem todo software é igual e você precisa avaliar as suas necessidades específicas antes de encontrar o certo para a sua clínica.

Um sistema médico para o seu consultório pode ser caro não apenas para comprar, mas também para manter. Para evitar cometer erros agora e pagar por eles meses ou anos mais tarde, existem algumas coisas que você precisa saber antes de adquirir um.

Seu software precisa ser muito mais do que apenas um software de gerenciamento. Ele precisa ser um software completo, oferecer recursos de registros médicos, histórico médico, gerenciamento de pacientes e muito mais. Seu software médico deve ser capaz de ajudá-lo a gerenciar o seu fluxo de trabalho inteiro.

E foi pensando nisso que separamos no post de hoje algumas coisas que você PRECISA saber antes de adquirir um sistema médico para a sua clínica. Vamos lá?

 

Software médico baseado na web ou software off-line?

A primeira coisa que você precisa saber – e decidir – é se você quer que seu software seja baseado na web ou não. Ambos os tipos de software têm seus prós e contras.

O software baseado na web exigirá um computador com uma conexão de Internet para que você possa acessar as suas informações, seja digitalmente (pelo navegador) ou por um programa local (instalado no computador). Já o software off-line não depende da conexão de Internet para funcionar, tende a oferecer mais segurança para pequenos consultórios e é mais barato do que as versões baseadas na web.

 

Vai ser fácil de usar?

Antes de comprar um software médico para o seu consultório, você tem que ter certeza que o produto é fácil de usar. A última coisa que você quer é a sua equipe – ou você mesmo – reclamando sobre o quão difícil é aprender e usar o software.

Você precisa de um programa que facilite o seu fluxo de trabalho ao invés de complicá-lo. Seus funcionários – ou você mesmo – precisam inserir as informações com facilidade, puxar dados com poucos cliques do mouse e manter várias janelas abertas simultaneamente no desktop quando for preciso.

 

A transição será fácil?

Se o software médico for fácil de usar (como vimos logo acima), também será mais fácil fazer a transição dos papéis para o sistema digital. Além disso, se o software for baseado na web – software digital – será mais fácil ainda, pois o sistema não irá requerer novos hardwares. Portanto, se informe sobre o processo de implementação.

 

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

E quanto aos recursos?

Há, definitivamente, diversos softwares para consultórios com diferentes recursos. Encontrar o software médico certo para o seu consultório é simplesmente uma questão de identificar o que você precisa e o que você precisa procurar.

Após listar tudo aquilo que você precisa e o que seria interessante ter, basta procurar um software que oferece os recursos listados. Ao encontrar, você terá o sistema ideal!

 

Como funciona o departamento de suporte?

Você está em uma cidade do interior ou do outro lado do mundo e precisa de ajuda e suporte, mas o serviço não está disponível. A única opção seria esperar por ajuda.

Antes de adquirir um software médico, descubra mais sobre como funciona o suporte, se é por telefone, e-mail, chat ou acesso remoto. Procure se informar também se o suporte funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou só em horário comercial.

Se informar sobre isso mais cedo deve dar-lhe paz em situações urgentes e/ou quando você precisar de uma resposta rápida, independentemente de onde você está.

 

É responsivo?

Uma das principais coisas que você precisa saber sobre um determinado software médico antes de adquiri-lo é se o sistema é responsivo. Em outras palavras, é se o sistema se adapta a qualquer dispositivo, como PC, MAC, Tablet e Celular.

De nada adiantar adquirir o melhor software de gestão médica do mundo se ele não funciona em seu dispositivo atual. Portanto, procure se informar sobre isso.

 

Conclusão – Recapitulando

Como vimos ao decorrer deste post, há muitas coisas a se considerar antes de adquirir um software de gestão médica. E os pontos seguintes merecem atenção:

  • Versão – se é baseado na web ou funciona off-line;
  • Usabilidade – se é fácil de aprender a usar;
  • Recursos – se possui os recursos que você precisa;
  • Suporte – se fornecerá suporte quando você precisar;
  • Acessibilidade – se é responsivo ou não.

Portanto, antes de tomar qualquer decisão, leve tudo dito aqui em consideração.

E você, tem mais dúvidas sobre software médico? Comente!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.