7 coisas que as pessoas não sabem sobre software para consultórios

software médico

Não importa o que as pessoas digam, contra fatos não há argumentos. A maneira como o software médico revolucionou a área médica é espantoso. As ineficiências administrativas e funcionais que costumavam existir não fazem mais parte dos consultórios médicos modernos devido ao uso de softwares médicos avançados.

Definitivamente, o software médico pode ser o maior aliado de um médico, ao ponto de promover um efeito positivo que vai desde um melhor atendimento até viabilidade financeira. No entanto, a fim de simplificar totalmente o fluxo de trabalho, os médicos e os gestores precisam aproveitar totalmente o poder do software de gestão médica.

Então, aqui estão 7 coisas que você não sabia sobre software médico:

 

1. O acesso aos registros é mais fácil

O software médico mantém os dados importantes em um local seguro, de fácil acesso. Em vez de usar métodos ultrapassados de armazenamento, como uma gaveta de arquivamento, os sistemas médicos permitem que as práticas armazenem seus arquivos digitalmente. Se um médico ou um funcionário precisa puxar um registro médico, por exemplo, ele pode acessar as informações quase instantaneamente.

 

2. O acesso aos dados financeiros e relatórios também é mais fácil

Como um provedor de cuidados de saúde, naturalmente você sempre estará focado em oferecer um atendimento de qualidade. No entanto, contas para pagar, despesas, receitas e toda parte financeira do seu consultório também são aspectos importantes.

Ter o controle financeiro do seu consultório diretamente do software médico lhe dá um conjunto mais robusto de dados financeiros que podem ser colocados em relatórios fáceis de visualizar para ajudar no gerenciamento do seu negócio.

Utilizando o módulo financeiro do software médico, os consultórios podem projetar, avaliar e melhorar os controles financeiros internos. No módulo financeiro, o profissional pode adicionar suas receitas/despesas, definindo-as como pagas/recebidas para que a análise financeira seja precisa. Além disso, ele é integrado à agenda e ao prontuário eletrônico, de modo que assim que uma consulta é finalizada, o seu valor correspondente é registrado automaticamente no fluxo de caixa.

 

3. As ferramentas de agendamento são simples

Um dos principais benefícios do software médico é que ele economiza o seu tempo e evita dores de cabeça. Um sistema de gestão médica de qualidade oferecerá ferramentas de agendamento simples que agendam, cancelam ou alteram horários de consultas e compromissos a partir de um sistema de arrastar e soltar.

 

4. A função de relatórios faz toda diferença

Se você não tiver relatórios completos, seja do seu consultório ou de um paciente em específico, como você será capaz de identificar se os seus esforços estão funcionando tão eficientemente quanto possível?

Com um software médico, o profissional pode gerar relatórios personalizados sobre algumas áreas, como agenda, pacientes e atendimento. Relatórios em tempo real são essenciais para determinar se os recursos estão sendo utilizados conforme necessário e apontar problemas de fluxo de trabalho que precisam ser abordados.

 

5. Ele aumenta a eficiência

A maioria dos softwares de gestão médica vem com a função de prontuário eletrônico, onde é possível visualizar informações relevantes, relatórios sobre determinados pacientes e até mesmo criar seus próprios relatórios médicos. Por exemplo, se o consultório atendeu um paciente pela segunda vez e precisa atualizar os registros médicos com novas informações, o software médico facilita esse processo.

Geralmente, o processo de atualização de registros médicos tende a ser prolongado e, consequentemente, tedioso. A implementação de um sistema de gestão médica para consultórios facilita e acelera esse processo, ajudando a aumentar a eficiência dos médicos e funcionários no desempenho de suas funções e responsabilidades.

 

6. Ele aumenta a confiabilidade

Usar um software médico baseado na Web para acessar registros e fazer alterações significa que todo o sistema é muito mais confiável. É difícil que dados e informações sejam perdidos durante o uso de um sistema médico, pois há menos espaço para erros humanos. No entanto, embora haja a possibilidade das informações armazenadas se corromperem, este problema pode ser facilmente resolvido com backups diários.

 

7. Nem todo software médico é igual

Obviamente, nenhum software é igual. Cada um possui sua gama de benefícios e recursos, outros nem tanto. Portanto, é importante escolher o software médico certo, um sistema que contém administração integrada, agenda eletrônica, prontuário eletrônico, módulo de marketing e um gerenciador de tarefas. Além disso, o sistema médico deve ser fácil de usar, fácil de implementar e possuir um bom suporte.

Se por acaso ainda restou alguma dúvida, deixe seu comentário e se interaja conosco!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: