Como o mercado de software para consultórios está revolucionando a área médica?

software médico

Muito antes do primeiro computador e do surgimento do prontuário eletrônico como um dos recursos principais do software médico, os profissionais de saúde armazenavam seus documentos e registros médicos dos seus pacientes em papéis.

Hoje em dia, o sistema de armazenamento em papéis já é ultrapassado, mas mesmo assim alguns consultórios ainda insistem em utilizá-lo. No entanto, isso está prestes a mudar. Com o mercado de softwares para consultórios crescendo diariamente, os avanços na tecnologia estão revolucionando cada vez mais a área médica.

Os softwares médicos progrediram ao longo dos anos. No início, foram vistos como tecnologias perturbadoras que afetavam a relação entre médico-paciente e eram impossíveis de se utilizar, mas com o surgimento dos softwares médicos inovadores, passaram a ser vistos pela área médica como soluções benéficas nunca vistas antes.

De lá para cá, os softwares de gestão médica vem permitindo aos seus usuários coletar e organizar dados facilmente como nunca antes. Em vez dos registros em papel que são difíceis de encontrar, armazenar, atualizar e, o mais importante, compartilhar, o software médico digitalizou o lado administrativo dos cuidados de saúde.

No post de hoje, vamos mostrar-lhe como o mercado de software para consultórios está revolucionando (mais ainda) a área médica. Vamos lá?

 

Do papel para o Software Médico

Embora a documentação de históricos de saúde dos pacientes foi feito por médicos por um longo tempo através dos registros médicos baseados em papel, o software médico tem levado os registros médicos a outro nível através do prontuário eletrônico.

Frequentemente utilizado de forma precisa, os históricos médicos dos pacientes agora são armazenados eletronicamente e em formato digital através do software médico.

Entre muitos outros, um dos principais benefícios da transição do papel para o formato eletrônico, é a redução das chances de replicação de dados e imprecisões, uma vez que existirá apenas um único registro médico para cada paciente. Isso eliminará a aparição de múltiplos arquivos referentes a um paciente, o que dificultaria localizar esses mesmos registros separados antes de visualizar e adicionar novas informações.

 

Gerenciamento 24 horas e 7 dias por semana

Literalmente, um software médico pode viajar com você. O mercado de software para consultórios conseguiu se inovar novamente e trouxe os sistemas baseados em nuvem, oferecendo a mesma capacidade de gerenciamento em qualquer lugar do mundo.

Com o software médico baseado em nuvem, os médicos agora podem verificar seus dados e informações clínicas, e até mesmo delegar tarefas para seus funcionários enquanto voltam para casa. Mesmo se você está preso no trânsito, de folga ou de férias, os softwares de gestão médica agora asseguram que os seus funcionários sejam alertados sobre eventuais tarefas e objetivos que o seu consultório precisa cumprir.

Com os novos softwares na nuvem revolucionando a área médica, você será capaz de:

  • Acompanhar os compromissos agendados de qualquer lugar
  • Delegar funções antes mesmo de chegar ao seu consultório
  • Acompanhar as consultas agendadas com antecedência
  • Se preparar para o seu dia antes mesmo de sair de casa

 

Reduzindo os erros médicos

Como citamos em outro post (10 fatos sobre software para clínicas que vão te deixar de bom humor), os erros médicos, especialmente erros de diagnóstico e prescrição de medicamentos, estão matando mais do que a AIDS, o que é, obviamente, assustador. No entanto, a boa notícia é que os softwares ajudam a prevenir os erros médicos.

No passado, muitos erros médicos ocorreram devido a nada mais do que a letra ilegível dos médicos. Pode até parecer piada, mas é mais sério do que você imagina.

Mas os softwares para consultórios estão resolvendo esse problema de vez, oferecendo a possibilidade de prescrever medicamentos eletronicamente. Assim, prescrições de leitura ilegíveis estão sendo eliminadas drasticamente.

 

Conclusão – Recapitulando

Como vimos ao decorrer do post, os softwares para consultórios vem revolucionando cada vez mais a área médica. Converter os registros médicos de papel para o formato eletrônico e armazenar esses registros na nuvem, por sua vez, permite que o prestador de cuidados de saúde agilize e gerencie seu consultório, de qualquer lugar.

Com os benefícios que vão desde a acessibilidade melhorada até o fornecimento de um melhor atendimento, os custos de armazenamento também podem ser minimizados e a relação entre médico-paciente pode ser melhorada.

Com o mercado de software revolucionando a área médica, um número crescente de consultórios estão adotando sistemas inteligentes como seus principais métodos de gerenciamento. E você, o que está esperando? Já adotou um software médico em sua prática?

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: