Você é um médico com influência online?

credibilidade no meio digital

A relação entre médico e paciente é pautada pela confiança mútua. No entanto, para conquistar essa credibilidade no meio digital é preciso investir em estratégias que construam a autoridade profissional e fortaleçam ainda mais esse relacionamento.

Você sabe o que significa ser uma influência online? Conhece os benefícios dela para a sua carreira? Então, não deixe de ler este artigo. Assim, será possível entender a necessidade de desenvolver a sua autoridade digital. 

O que significa ter autoridade?

O setor de saúde é um mercado com grande concorrência e, por isso, exige que os profissionais estejam constantemente buscando novos diferenciais para atrair e fidelizar mais pacientes.

Ainda, estamos vivendo uma época de grande conectividade, o que torna necessária a construção de uma forte presença digital. No entanto, não basta apenas estar na internet. Para alcançar bons resultados, é preciso ter autoridade.

Neste sentido, ter autoridade significa alcançar um status diferenciado, de modo que o seu trabalho seja percebido como o melhor, ou um dos melhores na sua área de atuação. Com isso, tanto o médico quanto o consultório se tornam referências no seu segmento.

Por isso, é preciso ir além da construção de um blog, site ou perfis nas redes sociais. Para se tornar uma influência online, é necessário oferecer conteúdos de qualidade para o seu público, disponibilizar os tratamentos mais eficazes, realizar diagnósticos precisos, etc.

Enfim, o desenvolvimento dessa autoridade envolve um processo de médio e longo prazo, tendo como base a boa experiência oferecida ao paciente e a dedicação na construção de um relacionamento sólido com ele.

Desse modo, ao alcançar tal status, o seu trabalho será reconhecido pelas pessoas. Consequentemente, isso irá gerar um número maior de visitas nas suas redes, mais engajamento e conversões em consultas.

Agora que você já conhece o conceito de autoridade e entendeu a importância de se buscar esse objetivo, precisamos falar a respeito dos benefícios que podem ser alcançados ao se tornar um médico com influência online.

Quais são os benefícios de ser um médico com influência online?

Quando se fala sobre influência online, automaticamente remetemos aos influenciadores, youtubers e blogueiros que surgiram nos últimos anos e alcançaram o status de celebridade. Esse é o conceito de construção de autoridade aplicado na prática.

Ainda, essas pessoas se tornaram referências nos seus segmentos, de modo que transmitem uma imagem de credibilidade para o público. Elas também se tornam objeto de admiração de grande parte da população.

Porém, o objetivo de ser um médico com influência online não é ganhar fama ou aumentar o número de seguidores. A autoridade dos profissionais de saúde pode contribuir para um propósito muito maior: melhorar o engajamento das pessoas com sua própria saúde.

Ademais, como a saúde é uma área de grande interesse da população, a construção do status de autoridade é facilitada. Isso porque a relação com os médicos já é pautada pela confiança, necessitando apenas transferir essa credibilidade para o ambiente digital.

Desse modo, você será capaz de motivar atitudes e pensamentos, promovendo uma mudança real na vida das pessoas. Além disso, passará a usufruir dos muitos benefícios oferecidos por esse novo status. A seguir, falamos mais sobre eles.

1 – Aumento da confiança no médico

Embora a confiança seja o sentimento que suporta o relacionamento entre médico e paciente, ele não é construído da noite para o dia. Ao procurarem um profissional pela primeira vez, as pessoas estão pautadas por informações de amigos, familiares ou dados encontrados na internet.

Quando o médico não tem uma presença digital sólida, atrair e fidelizar pacientes é uma tarefa de longo prazo e nem sempre realizada com sucesso. Por outro lado, ao contar com uma forte autoridade online, esse processo ocorre mais rapidamente.

Isso porque o paciente já consegue ter uma boa noção da qualidade do trabalho do profissional pela forma como se comunica nas redes sociais, pelos conteúdos que prepara para o blog, pela quantidade de seguidores, ou pelo grande número de comentários em postagens, etc.

2 – Atração de novos pacientes

Apesar do desejo de promover a saúde da população seja uma das causas para buscar o status de autoridade, você também se utilizará dessa influência para alcançar um público maior e convertê-los em pacientes.

Ao se tornar uma referência digital na sua área de atuação, o seu trabalho ganhará mais visibilidade e a sua marca transmitirá credibilidade para as pessoas. Com isso, ao precisarem de um profissional de saúde, se lembrarão de você.

Outrossim, quanto mais influente na internet, mais visualizações você recebe. Neste sentido, seus conteúdos irão continuamente alcançar um novo público. Assim, a atração de mais pacientes é um dos benefícios promovidos pelo ganho de autoridade.

3 – Fidelização dos pacientes da base

Porém, para garantir a lucratividade do negócio, não basta apenas trazer novas pessoas para o consultório. Também é necessário dedicar-se à fidelização dos pacientes da sua base. Dessa forma, você mantém o fluxo de caixa sempre positivo.

Ao se tornar um médico com influência online, fidelizar pacientes passa a ser mais fácil. Isso porque você já é uma referência no seu segmento, transmite confiança tanto para aqueles que ainda não conhecem seu trabalho como para os pacientes da base.

4 – Educação de pacientes no ambiente digital

Outro benefício de ser uma autoridade médica é a possibilidade de levar informações necessárias para a população. Isso acontece pela elaboração e distribuição de artigos e postagens informativas relacionadas à saúde.

Assim, você utiliza a sua influência para melhorar os hábitos e comportamentos das pessoas. Ademais, seus conteúdos ajudam a combater a propagação de fake news na internet, pois, a sua credibilidade será considerada pelos seus leitores.

O que fazer para ser um médico com autoridade digital?

Agora que você conhece os benefícios de ter autoridade online, é preciso descobrir qual o caminho a ser percorrido para alcançar esse status. Em primeiro lugar, lembre-se que influência digital não está associada ao número de seguidores nas suas redes.

Embora esse número seja utilizado como parâmetro pelas pessoas, o status de influenciador é dado a quem é capaz de inspirar por meio do seu trabalho. Como profissional de saúde, você já tem boa parte do trajeto concluído, pois, há uma forte empatia da população em relação aos médicos.

Ademais, para conquistar a confiança daqueles que ainda não o conhecem, é importante mostrar conhecimento sobre os assuntos da sua especialidade. Então, elabore postagens, artigos e até vídeos para demonstrar a sua expertise.

Outrossim, a construção de autoridade passa pela oferta de um serviço de qualidade. Neste sentido, dedique-se a melhorar os seus processos internos, investindo em ferramentas que facilitem e agilizem o atendimento dos pacientes.

Por último e não menos importante, fortaleça o relacionamento com seus pacientes. Para isso, dedique-se a melhorar a comunicação no pós consulta com disparos de e-mail marketing, envio de SMS, entre outros.

Portanto, com a leitura deste artigo, você entendeu a importância de ser um médico com influência online e também viu os benefícios de se alcançar esse status. Então, siga nossas dicas e inicie a construção da sua autoridade digital.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: