5 Dicas para otimizar a sua agenda médica eletrônica

agenda médica eletrônica

O investimento em soluções tecnológicas é fundamental para tornar a gestão do consultório ou clínica mais eficiente. Neste sentido, contar com uma agenda médica eletrônica pode ser um divisor de águas na sua rotina.

No entanto, não basta implementar esse recurso sem considerar as particularidades do consultório e dos seus pacientes. Neste artigo, preparamos uma lista com as principais dicas para otimizar a sua agenda médica.

O que é uma agenda médica eletrônica?

A agenda médica é o coração dos consultórios e clínicas. Isso porque é ela quem dita a rotina dos profissionais de saúde e dos seus colaboradores. Por essa razão, ela precisa ser organizada, segura e intuitiva.

No entanto, em consultórios não informatizados, essas características não estão presentes, pois, as anotações são realizadas em agendas de papel que estão suscetíveis a vários riscos e que não são de fácil entendimento.

Neste sentido, surgiu a agenda médica eletrônica, uma versão virtual da tradicional agenda do consultório. Com essa funcionalidade, o profissional organiza sua rotina de forma otimizada e consegue acessar essas informações de qualquer lugar.

Outrossim, essa agenda digital possui recursos que trazem mais praticidade também para os funcionários, como, por exemplo, a integração com o sistema de agendamento online, o envio automatizado de mensagens de lembrete e de confirmação de consultas.

Quais as vantagens de utilizar a agenda médica eletrônica?

Além de toda a facilidade que a agenda médica eletrônica traz para o dia-a-dia dos profissionais, elas oferecem benefícios que não podem ser descartados. A seguir, listamos algumas dessas vantagens.

Ferramenta totalmente personalizável

Nas principais ferramentas disponíveis no mercado é possível personalizar todas as suas configurações, de modo que funcione de acordo com a rotina do consultório. Além do leiaute, cores e tamanho do texto, você também pode configurar os campos necessários para preenchimento.

Com isso, os funcionários não precisam perder tempo registrando informações desnecessárias e agendam as consultas dos pacientes de forma otimizada. Ademais, também é possível definir quais campos são obrigatórios e quais são opcionais.

Acessibilidade da agenda médica eletrônica

As clínicas e consultórios que ainda utilizam a agenda de papel precisam lidar com a limitação de acesso das informações, pois, o documento precisa permanecer no local. Assim, para avaliar os compromisso do dia é necessário ir até à clínica.

Para eliminar esse transtorno, a agenda médica eletrônica preza pela acessibilidade. Isso significa que pode ser facilmente acessada de qualquer lugar e hora, necessitando apenas de um dispositivo conectado á internet.

Confirmação de consultas

Quando a agenda online é integrada ao software médico, o trabalho de confirmar as consultas deixa de ser responsabilidade da secretária e passa a ser feito de forma automática pela ferramenta.

Assim, você reduz o número de cancelamentos e faltas sem utilizar o tempo dos seus funcionários. Em consequência disso, ela passa a dispor de mais tempo para executar tarefas mais complexas e para se relacionar com os pacientes.

Enfim, esses são apenas alguns dos benefícios que podem ser obtidos pelo uso de uma agenda médica eletrônica. A seguir, conheça algumas dicas para otimizar a utilização desta ferramenta.

Saiba como otimizar a sua agenda médica eletrônica

Provavelmente, você já percebeu a importância de implementar a agenda médica online no seu consultório. Porém, para que ela ofereça os resultados esperados, precisa ser configurada de acordo com as suas necessidades.

Com isso, além de ser mais atrativa, dinâmica e intuitiva, a funcionalidade será capaz de otimizar toda a sua rotina de trabalho. Portanto, conheça algumas dicas de como otimizar a sua agenda médica eletrônica.

1) Integração da agenda médica eletrônica com software médico

Nos principais sistemas de gestão do mercado, a agenda médica é uma das funcionalidades disponibilizadas. Com essa integração, além de descomplicar a rotina do médico, a agenda proporciona mais eficiência e aumenta a produtividade dos funcionários.

Isso porque o tempo que antes era dedicado ao preenchimento de formulários, confirmação e agendamento de consultas pode ser investido em outras atividades, como, por exemplo, tornar o ambiente mais agradável e o atendimento mais humanizado.

2) Conheça sua rotina de trabalho

Outra dica importante para quem pretende implementar a agenda médica eletrônica é conhecer a sua rotina de trabalho. Assim, a ferramenta será configurada corretamente e estará pronta para atender as suas demandas.

Outrossim, algumas informações que facilitam essa configuração são: tempo médio gasto com as primeiras consultas e os atendimentos de retorno, intervalo necessário entre cada paciente, turnos de trabalho e o tempo gasto com locomoção.

Dessa forma, a agenda eletrônica será mais funcional e o médico terá a exata noção de quantos pacientes consegue atender diariamente, sem causar sobrecarga, prejuízo de tempo ou de dinheiro.

3) Acompanhe os resultados do consultório

Nas clínicas que contam com um software de gestão, é possível gerar relatórios com inúmeros tipos de indicadores. Com esse recurso, você pode acompanhar os resultados do consultório e assim promover as melhorias necessárias.

Neste sentido, a agenda médica eletrônica permite a obtenção de dados referentes ao número de atendimentos diários, total de cancelamentos, quantidade de pacientes faltosos, número de primeiras consultas, entre outros.

4) Implemente o agendamento online

Outra alternativa que traz muitos benefícios para o consultório e otimiza o uso da agenda virtual é a implementação do agendamento online. Essa funcionalidade permite que o paciente agende suas consultas sem a necessidade de intermediários e no momento em que lhe for mais conveniente.

Ademais, com a agenda médica eletrônica integrada a esse sistema, o paciente consegue verificar em tempo real a disponibilidade do médico. Da mesma forma, a secretária é atualizada continuamente sobre os novos agendamentos.

5) Use a agenda médica eletrônica para conhecer o seu público

Uma das formas mais eficientes de reduzir a quantidade de cancelamentos e os buracos na agenda é conhecendo melhor o perfil do seu paciente. Assim, você estabelece uma relação de confiança com ele, o que o motiva a não se ausentar da consulta.

Dessa forma, considere a utilização da agenda médica eletrônica para saber mais sobre o seu público. A ferramenta permite gerar relatório de comportamento do paciente, permitindo, por exemplo, que você saiba o número de faltas ou há quanto tempo não se consulta com você.

Então, como você pode perceber, a agenda online é um recurso imprescindível para os profissionais de saúde que desejam informatizar o consultório e ter uma gestão mais eficaz da sua rotina.

Por fim, lembre-se que a organização da agenda médica eletrônica começa com o conhecimento da sua rotina de trabalho. Assim, implemente a ferramenta, considere nossas dicas e passe a contar com uma funcionalidade otimizada.

Quer conhecer de perto os benefícios de uma agenda médica eletrônica? Cadastre-se no iMedicina e passe a utilizar todos os recursos disponíveis para otimizar sua agenda agora mesmo!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: