Como a tecnologia pode revolucionar o relacionamento pós-consulta no seu consultório?

Como-a-tecnologia-resolciona-o-pos-consulta

Você já parou para pensar em que ponto de fato acaba o seu atendimento a um paciente?

Para muitos profissionais, ele termina com o aperto de mão no fim da consulta ou até mesmo no retorno dela.

Mas há uma vertente cada vez maior de profissionais apostando no relacionamento pós-consulta como um fator para melhorar indicadores que frustram qualquer consultório, a exemplo das altas taxas de faltas no primeiro agendamento ou mesmo no retorno para o acompanhamento médico.

Esses profissionais estão entendendo que o atendimento ao cliente, em uma empresa de saúde, é um contínuo. Ele transcende o agendamento e o momento no qual o paciente está fisicamente no consultório. O atendimento ao cliente é um conjunto de ações que devem ser realizadas todos os dias, para manter o vínculo que seus clientes possuem com o seu negócio.

Há ainda o time de profissionais que até acreditam na força do relacionamento pós-consulta, mas veem nele um esforço descomunal a ser realizado. E na relação das tarefas que precisam ser priorizadas na correria do dia a dia, nem precisamos dizer que essa estratégia acaba ficando de lado. De tanto ouvir esses problemas relatados é que resolvemos preparar esse post, apresentando quatro recursos tecnológicos incríveis e que podem estar na sua clínica. Vamos nessa?

 

 Envio automático de SMS e e-mails

Quantas vezes você já ouviu de seus pacientes (ou até da sua secretária) que está aberta uma janela na sua agenda porque alguém se esqueceu do agendamento para aquele dia?

O envio automático de mensagens por SMS ou e-mail pode ser uma maneira simples de ajudar a resolver essa (esquecimento) que é apontada como uma das principais causas de não-comparecimento às consultas. Isso ajuda a estreitar o relacionamento com o paciente antes mesmo de chegar ao primeiro contato pessoalmente, e ainda com aqueles que já estão há mais tempo com você.

Outra vantagem desse recurso também é o repasse de orientações pós-consulta, favorecendo que o paciente receba lembretes sobre cuidados que deve tomar, para uma maior eficácia do acompanhamento. É possível, por exemplo, programar em um software médico o disparo automático de mensagens em períodos pré-determinados, de modo a ajudar nesse acompanhamento a distância.

Exemplo: o paciente pode receber uma mensagem no dia seguinte, com o reforço das orientações; na outra semana, um e-mail com outras orientações a serem adotadas; e uma terceira mensagem reforçando a necessidade do retorno. Tudo isso de um jeito customizado e definido por você, mas sendo operacionalizado pela tecnologia.

Para saber mais sobre esse assunto, leia esse próximo artigo, que explica a diferença entre prontuários eletrônicos simples e sistemas de CRM, que são softwares que fazem justamente isso que citamos:

Mensagens em datas especiais

Quem não gosta de ser lembrado no dia de seu aniversário?

Essa é outra funcionalidade que a tecnologia facilita! Funciona dessa maneira: no fim do ano, você pode deixar definida uma mensagem, com uma bela mensagem já selecionada, para ser enviada automaticamente pelo software médico aos aniversariantes. É um esforço pequeno, mas que pode resultar numa fidelização importante. Um pequeno investimento de tempo, que vai lhe render bons frutos e lembranças durante o próximo ano inteiro.

Outra oportunidade é o envio de mensagens em ocasiões especiais, como em festas de fim de ano, dia das mães e outras datas consagradas que ajudam a ter sua marca sempre sendo lembrada pelos pacientes. É bom recomendar que, em vez de preparar mensagens promocionais, sejam desenvolvidos conteúdos que focalizem a data em si.

A oportunidade não é de promoção, e sim de lembrança! Automaticamente, a associação será feita à sua clínica, uma ação muito mais efetiva do que simplesmente ficar promovendo sua empresa.

 

Conteúdos segmentados por perfis de pacientes

Já imaginou disparar uma mensagem específica para cada perfil clínico traçado em seu consultório? Essa é outra forma de tornar mais estreito o contato entre você e os seus pacientes, lembrando deles em períodos específicos.

Por exemplo: enviar mensagens esporádicas a pacientes que estão fazendo tratamento odontológico, relembrado os cuidados com a saúde bucal. Também pode enviar uma mensagem direcionada aos que possuem aparelho ortodôntico, lembrando a higienização específica que demanda.

Em outras palavras: ações de relacionamento SEGMENTADAS para cada tipo de paciente. Nada mais personalizado, não é mesmo?

A tecnologia facilita a gestão desses perfis de pacientes, tornando a comunicação muito mais segmentada e menos generalista, o que ajuda a aproximar você das reais necessidades deles. Tudo isso, integrado ao CRM, registrando as mensagens que foram encaminhadas, bem como os retornos que foram dados à cada mensagem – o que facilita e muito no diálogo da próxima consulta.

Já pensou o ganho de produtividade e qualidade em ter todas essas interações centralizadas, em campos específicos, junto às demais informações de seu paciente (como o prontuário eletrônico, por exemplo)?

 

Criação de blog e canais de comunicação efetivos

Outro recurso indispensável que a tecnologia pode levar para dentro de seu consultório é a praticidade de criar um blog e outras páginas focadas em conteúdo. Há softwares médicos que possibilitam a criação dessas plataformas, de um jeito bem simples e com qualidade. A partir de modelos prontos, feitos por profissionais especializados em marketing médico, com poucos passos você pode ter uma página que promova um novo serviço ou mesmo chame a atenção para um assunto em alta.

Um software médico especializado ajuda na atualização de conteúdo, sem demandar a contratação de prestadores de serviços para produzir e inserir posts em seu blog. Além de dar mais liberdade, você ganha agilidade nesse processo de melhorar a comunicação com seus pacientes, fortalecendo o relacionamento pós-consulta.

Em suma, funciona assim: seu blog deve ser atualizado minimamente possível, com artigos sobre sua especialidade, levando informações e entendimento sobre aqueles detalhes para o seu público. Imagine, por fim, que cada paciente tenha um vínculo à cada categoria do seu Blog, recebendo um aviso sempre que você publicar um novo conteúdo ali? Ex.: um paciente com diabetes que recebe um e-mail todas as vezes que você adiciona um novo conteúdo nessa categoria.

Pode parecer até milagre, não é mesmo? Mas não é nada disso: do mesmo modo que a tecnologia se especializou para ter novos recursos no varejo e outros segmentos, a área de saúde também se desenvolveu. Por isso, na hora de escolher um software que atenda às suas necessidades, não esqueça de contemplar esses pontos que falamos aqui.

Para avançar nesse assunto, não deixe de ler esse artigo:

No mercado há alternativas viáveis e acessíveis para que o relacionamento pós-consulta seja um diferencial para seu consultório se posicionar com mais qualidade ante seus concorrentes.

Lembre-se sempre de passar aqui no blog, que iremos compartilhar recomendações incríveis para você ter mais produtividade, qualidade e, com isso, aumentar a margem de lucro de seus negócios! Combinado?

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Quer atrair mais pacientes?

CONSULTORIA GRATUITA para acelerar o crescimento do seu consultório.

Preencha os campos abaixo e agende seu horário. As consultorias são limitadas!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: