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Consultório médico: aprenda a cadastrar um plano de saúde

O cadastramento em um convênio médico é o primeiro passo para clínicas e consultórios aparecerem em listas de redes credenciadas. O credenciamento permite que pessoas físicas ou jurídicas, que prestam serviços de saúde, estejam disponíveis para atender pacientes que usam operadoras de saúde.

Infelizmente, o cadastramento em um convênio médico pode ser frustrante. O processo em muitos casos é lento e dificultoso. Mas se você souber com antecedência como realizá-lo, e de quais documentos precisará, é possível fazê-lo rapidamente e sem complicações.

Mesmo com a dificuldade, um convênio médico oferece muitos benefícios para as clínicas e consultórios. Eles permitem que atendam um maior número de pacientes, o que seria difícil de realizar sem uma maneira de atraí-los. Leia esse artigo para saber como realizar o seu cadastramento.

Como cadastrar em um convênio médico?

O plano de saúde ou convênio médico possui regras e exigências específicas. O primeiro passo é entrar em contato com aqueles nos quais deseja se cadastrar para ouvir as instruções. Normalmente é feita uma ficha para formalizar o interesse.

Em seguida, há a elaboração de uma carta, que servirá para solicitar o credenciamento. Nela estarão inclusas informações sobre a empresa, como os serviços que são oferecidos e os equipamentos com os quais ela conta.

Depois desse processo inicial, o convênio médico disponibilizará a lista de documentos que o consultório ou clínica deverá apresentar para a operadora. Se a empresa optar por cooperativas, o procedimento pode incluir uma prova de seleção.

Documentos necessários

As empresas de planos de saúde e convênio médico costumam pedir uma lista grande de documentos para o credenciamento. Eles variam de acordo com a empresa, pois não há uma lei específica ou regra formal para padronizar a documentação.

Para as Pessoas Físicas (PF), normalmente as operadoras pedem:

• Dados sobre a organização interna;
• Alvará da Vigilância Sanitária e Alvará de funcionamento, ambos atualizados;
• Documentação do profissional responsável (currículo, diploma, CPF e título de especialista);
• Certificado de inscrição atualizado no Conselho Regional de Medicina (CRM), tanto do responsável técnico como da clínica ou consultório;
• Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
• Inscrição no Cadastro de Constituintes Mobiliários (CCM), ou ainda certificado do Imposto sobre Serviço (ISS), retirado na prefeitura;
• Comprovante bancário;

Para Pessoas Jurídicas (PJ), ou seja, clínicas com CNPJ, normalmente as operadoras pedem:

• Alvará da Vigilância Sanitária e Alvará de funcionamento, ambos atualizados;
• Comprovantes do último pagamento do ISS e da Taxa de Fiscalização de Estabelecimento;
• Cartão do CNPJ atualizado;
• Contrato social ou ata de constituição;
• Última ata de reunião ou alteração contratual;
• Relação de funcionários da clínica;
• Inscrição do CCM ou INSS, retirado na prefeitura;
• CNES;
• CRM ou crédito do responsável técnico, bem como certificado de inscrição do estabelecimento no CRM, atualizado;
• Documentos do profissional responsável (currículo, CPF, diploma e título de responsável);
• Comprovante bancário;

Conclusão

Informe-se com antecedência sobre as exigências do convênio médico ou plano de saúde no qual irá realizar o cadastro. Principalmente em relação à documentação. E lembre-se de que é preciso realizar uma renovação quando o contrato com a operadora acabar, ou quando a razão social, a atividade ou o Cadastro de Contribuintes Mobiliários for modificado.

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Escrito por
Equipe iMedicina