Como divulgar o agendamento online do seu consultório

agendamento online

O agendamento online é uma ferramenta essencial para todo médico. Ela facilita a marcação de consultas e auxilia o médico na atração e fidelização dos pacientes.

Certamente é um diferencial que traz muitas vantagens ao consultório e otimiza bastante o tempo da secretária. No entanto, muitos profissionais ficam em dúvida quando adquirem a funcionalidade.

A verdade é que para que ela seja útil e faça a diferença, as pessoas que buscam pelo seu serviço precisam conhecê-la. E a dúvida é justamente essa. Como divulgar um link de agendamento online? 

Pensando nessa dificuldade, este artigo enumerou os melhores canais para divulgar o seu agendamento online e dicas de como fazer. Acompanhe.

Qual a importância do agendamento online 

As pessoas estão a todo momento se desdobrando entre o trabalho, família, trânsito, estudo e vida social. Ninguém mais quer perder tempo com ligações demoradas e desnecessárias, seja para dar um recado ou marcar uma consulta.

A não ser que o paciente já esteja em estado grave, dificilmente ele tem tempo no meio da tarde para agendar uma consulta por telefone. Quando tem, corre o risco de ligar e a secretária não conseguir atender. O paciente então espera até o final no dia para retornar, mas o consultório já encerrou o expediente. 

O que ele faz nessas situações? Como mencionado, as pessoas buscam por praticidade e agilidade. Se o paciente não consegue falar de imediato ou liga e não há expediente, ele vai procurar outra forma de resolver o seu problema.

Provavelmente, com um profissional que oferece a ele, a tranquilidade de poder agendar a sua consulta com poucos cliques, no horário em que ele estiver mais tranquilo.

Essa facilidade em agendar o atendimento é fator determinante para que o paciente opte por aquele serviço. E não só isso, o agendamento online mostra que o médico se preocupa em dar acesso de qualidade, ajudando a fidelizar aquela pessoa ao consultório.

Por que a funcionalidade precisa de divulgação?

Como seu paciente fará uso da ferramenta se ele não a encontra disponível em nenhum canal e não sabe que você a oferece?

O agendamento é um facilitador e tanto. Mas ele só traz resultados para o consultório se o paciente conseguir acessá-lo de forma simples. É por isso que, assim como o seu trabalho, os diferenciais que você oferece também precisam ser veiculados por meio das suas estratégias de marketing médico.

Onde e como divulgar o seu agendamento online

Essa funcionalidade é oferecida pelo software médico. Para ter acesso, o médico configura sua agenda eletrônica com os horários e as informações das consultas e disponibiliza um link de acesso para o usuário. O link pode ser publicado em diversos canais e deve ficar à disposição da maneira mais fácil para o paciente utilizá-lo.

Aqui vão algumas dicas!

Site médico

Esse é um dos canais de maior conversão. Isso quer dizer que o paciente que encontra seu agendamento online pelo site, tem boas chances de marcar uma consulta.

O site médico perfeito conta uma técnica que leva o paciente aos links de agendamento, de forma sutil, porém eficiente. Os links devem ser espalhados pelo site, para que o paciente o encontre com facilidade.

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Ali também é possível obter as informações necessárias sobre sua carreira, os procedimentos que você realiza e a forma como os pacientes são tratados.

Muitos sites contam com depoimentos de outros pacientes validado o seu atendimento, o que tem bastante impacto na percepção de quem acaba de conhecer o seu trabalho. Por isso, quando o paciente encontra o agendamento online no site que se identifica, tem alta probabilidade de marcar a consulta.

E-mail marketing

Enviar e-mail para quem não te conhece pode ser invasivo. No entanto, essa é uma boa prática para informar a sua lista de contatos, tanto de pacientes ativos, como de pacientes que deixaram de frequentar o consultório. Assim, quem sabe não é uma boa oportunidade de recuperar alguns pacientes perdidos?

Se você adquiriu um bom software médico que disponibiliza o agendamento online, provavelmente ele também oferece automações de e-mail marketing.

Com os e-mails você pode informar a novidade, criando uma lista de contatos e cadastrando os disparos em dias alternados e horários variados, de acordo com o que mais faz sentido para aqueles destinatários. 

Instagram

O perfil nessa plataforma deve ser o mais completo possível pois o Instagram para médicos é uma estratégia de bastante impacto no relacionamento com o paciente. Muita gente que chega até você pelos conteúdos publicados, certamente precisa de mais informações sobre a sua carreira.

Como o Instagram oferece pouco espaço na biografia para que você se identifique, o ideal é utilizar alguns artifícios para conseguir incluir toda a informação que o paciente precisa para te conhecer e agendar a consulta.

Existe um serviço que agrupa todos os seus links de contato em apenas um. Nele você pode colocar o link de agendamento online, do site pessoal, do site da clínica, do currículo, etc. 

Quando a pessoa acessa, ela pode escolher o link que preferir. Se é algum paciente pronto para agendar a consulta, pode ir direto para o agendamento online. Se é alguém que acaba de chegar e que te conhecer melhor, pode acessar o seu site por exemplo.

Google Meu Negócio

O Google meu Negócio é uma plataforma gratuita do Google. Ela permite cadastrar o endereço do seu consultório e vários outras informações do seu serviço. Assim, quando alguém pesquisa pelo que você oferece, o Google mostra o seu cadastro e as suas informações para que a pessoa chegue até você.

Assim como o seu site, o link de agendamento online também deve ficar disponível na ferramenta. Quanto mais eficiente for para o paciente marcar a consulta, maior a chance de você conseguir uma agenda lotada.

WhatsApp

O WhatsApp funciona da mesma forma que o e-mail marketing. Essa prática também pode parecer invasiva se enviada a pessoas desconhecidas. Por outro lado, se mostra bastante eficaz quando utilizada para informar os pacientes e conhecidos.

Para isso, você precisa cadastrar todos os números na agenda. Crie uma lista de transmissão com os contatos para enviar todas as mensagens de uma única vez.

Escreva a mensagem informando a novidade e coloque o link de agendamento online. Ao enviar, cada contato receberá a mensagem de forma individual, como se tivesse sido escrita só para ele.

E então? Mãos à obra? Disponibilize seu link de agendamento online para os pacientes e acompanhe a mudança na sua agenda!

Para saber mais sobre esse e outros assuntos importantes para seu consultório, continue navegando pelo blog!

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