Fidelização

Como implementar um bom relacionamento pós-consulta em apenas 24 horas

Se há um segmento ainda pouco explorado no Brasil, é o atendimento pós-serviço. Normalmente, há inúmeras preocupações e estratégias por parte das empresas para atrair o potencial cliente. Mas nem sempre há atenção (e mesmo investimento) para fidelizá-lo. E falo isso de praticamente todas as áreas… Não excluindo, obviamente, a área médica.

Mas a tecnologia pode ser um marco para virar o jogo. Graças ao surgimento de ferramentas de ponta, o relacionamento pós-consulta tem se tornando cada vez menos uma pedra no sapato!

Há tantas ferramentas surgindo, com opções tão extraordinárias, que aderir a esses sistemas além de simples não leva muito tempo. Por isso, vai a dica: é possível, sim, implementar um bom relacionamento pós-consulta em apenas 24 horas. Logo logo, eu te conto o que é indispensável procurar em um recurso desses.

Mas para entender melhor essa lógica das 24 horas, é o seguinte: aí mesmo da sua mesa ou do celular onde está lendo esse conteúdo, você pode contratar softwares médicos especializados em gestão de informações e de relacionamento com o paciente.

O que tem a ver os softwares com isso tudo?

Opa! Boa pergunta: os softwares médicos são um tipo de sistema que você acessa do seu computador ou mesmo do tablet ou smartphone. Essas soluções são desenvolvidas por especialistas para informatizar e automatizar sua clínica. Só que bem mais valioso do que seguir a tendência, é aproveitar os benefícios que ela pode trazer e eles são inúmeros.

Aqui mesmo no blog, compartilhamos vários conteúdos que ilustram os ganhos do seu consultório na administração de processos, na gestão de finanças, no controle sobre receitas e despesas, no planejamento e, muito especialmente, no contato com o paciente.

Já que estamos falando desse último item, vou me debruçar mais sobre ele. Ao fim do artigo, prometo que entenderá melhor como um software médico pode ser seu braço direito (e esquerdo) para implantar de um dia para o outro estratégias eficazes de relacionamento pós-consulta.

Relacionamento pós-consulta: 3 recursos essenciais

#1 Ação por e-mail marketing

Você já reparou o quanto a comunicação escrita está alavancando o resultado das empresas? Veja com atenção esse ponto. Até porque ele se desenvolveu a partir da queda dos serviços de voz. Uma queda que está deixando as operadoras telefônicas de cabelo em pé, mas representam uma maré de boas oportunidades a quem investe na área médica.

É nesse contexto que a comunicação por e-mail marketing está se diferenciando. Ao contratar sistemas especializados (iguais aos que falamos ali em cima), é possível estruturar ações automatizadas. Por exemplo: se você possui uma clínica de dermatologia, pode disparar e-mails a seus clientes orientando sobre os cuidados da pele com a chegada do inverno.

Outra mensagem pode ser transmitida a eles na chegada no verão. E ali reforçar os cuidados com a exposição excessiva ao sol, sobre a hidratação adequada para prevenir doenças, etc. Isso por si só aproxima você da rotina e dos desafios enfrentados pelo seu paciente.

#2 Orientações pós-consulta

Também é um ótimo recurso o envio de e-mails programados. Neles, você pode reforçar cuidados que o paciente deve ter e que foram ditos na consulta. Mas como bem sabe que nem todas orientações podem ser seguidas à risca, é mais um caminho para garantir a efetividade do tratamento.

Quer um exemplo disso na prática? Olha que legal: caso você tenha um consultório odontológico e realiza microcirurgias. Ao finalizar um procedimento, você entrega uma lista de cuidados que o paciente deve ter (como ingerir substâncias geladas, etc). Imagine se além disso, você programe o envio de mensagens, enfatizando os cuidados.

Como isso seria: no dia seguinte, um envio com as recomendações para até os 3 primeiros. No quarto dia, outro envio automático pode seguir lembrando de incluir na dieta os demais alimentos. Mais adiante, um lembrete reforçando a higienização correta e os medicamentos que pode recorrer em casos de dores ou inchaço. Passadas as primeiras semanas, outro comunicado pode reforçar o retorno para retiradas dos pontos, e assim por diante!

Tudo isso você já pode escrever previamente e apenas disparar pela ferramenta os envios automáticos, diretamente à caixa de entrada dos pacientes. Não é incrível?

#3 Sequência de e-mails

Ao contar com uma software médico, você poderá ter em mãos ferramentas que possibilitem a sequência de e-mails. Como é isso? Dentro da sua área de atuação, você deve ter perfis de pacientes, certo? Por exemplo: se você for gastroenterologista, um quarto de seus atendimentos pode ser para cuidar de gastrite. Outro parte (mais um quarto do total) pode procurar sua ajuda para melhorar o refluxo, assim por diante.

A partir dessa categorização, você preparar uma sequência de e-mails que tenham orientações para ajudar o paciente a minimizar seu incômodo. Por exemplo: se um paciente que foi procurá-lo para controlar a gastrite, ele pode receber um e-mail com orientações médicas no dia seguinte à consulta; depois de sete dias, uma nova mensagem pode orientar sobre o cardápio adequado. Mais adiante, um novo e-mail poderá perguntar como está a recuperação, assim por diante.

A vantagem é que você não precisa todo dia ficar se lembrando de mandar a mensagem. Com um simples comando, a ferramenta irá se encarregar de lembrar do envio programado, a partir daquilo que você definiu uma única vez.

Descubra as vantagens de implementar o relacionamento pós-consulta! Além de aproximar você de seu paciente, o tratamento tende a ficar muito mais efetivo pelo reforço das orientações. Essa experiência positiva certamente o ajudará a dar maior visibilidade à sua clínica.

O que achou dessa solução? Comente conosco nos comentários abaixo 🙂

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Escrito por
Equipe iMedicina