Como superar os desafios na administração do consultório com o iMedicina?

desafios na administração do consultório

Você sente que a administração do consultório é algo que lhe toma um tempo maior do que o desejado? Pois você não está sozinho. O estudo Alocação do tempo do médico na prática ambulatorial, realizado pela American Medical Association, nos Estados Unidos, confirma essa tese.

Por cerca de 430 horas, 57 médicos de quatro especialidades foram observados durante sua prática clínica. Surpreendentemente, a análise constatou que apenas 27% do tempo de trabalho era dedicado, de fato, ao atendimento clínico. O tempo restante foi investido em tarefas administrativas e burocráticas.

Mas, por que o médico lança tanta atenção aos assuntos administrativos? Enquanto empreendedor, a função do profissional de saúde vai além do atendimento ao paciente. É preciso estar antenado ao que acontece no mercado de saúde, à satisfação do paciente, à infraestrutura do consultório, à qualidade do trabalho da equipe… Enfim, são muitas responsabilidades.

Vamos entender estes e outros desafios enfrentados pelo administrador de clínicas e consultórios e qual o papel do iMedicina na resolução destes problemas.

Principais desafios enfrentados na administração do consultório médico

Analise alguns dos principais desafios que o médico empreendedor enfrenta em sua jornada diária como administrador de consultório. Caso se identifique, veja como o iMedicina atua em cada um dos problemas.

Desafio 1: Descontrole da agenda

Como o seu consultório médico lida com os processos de agendamento e confirmação de consultas? Tudo isso ainda está nas mãos da secretária? Se a resposta for “sim”, seu gerenciamento de consultas está por um fio! 

Sem um processo automatizado, o paciente fica refém do atendimento telefônico e de horários em que, talvez, ele não consiga entrar em contato para marcar uma consulta. O mesmo diz respeito àqueles que precisam desmarcar a consulta, ou se esquecem do compromisso.

O resultado: você tem pouco poder de gestão sobre os horários agendados pela secretária, além de pouca flexibilidade para gerir atendimentos realizados em mais de um local.

Como o iMedicina resolve isso?

O iMedicina oferece, além de outras ferramentas, um sistema de agendamento online de consultas. Ele funciona de acordo com os turnos de trabalho do profissional de saúde. Assim, o paciente pode realizar a marcação da consulta ou procedimento pela internet, de forma flexível e facilitada.

Outra possibilidade da agenda online é a busca por horários vagos e agendamento do paciente de forma simplificada e inteligente. Com a ferramenta de busca por horários e cadastro simplificado, o tempo investido nesta tarefa é bastante reduzido. E, para completar, é possível fazer a sincronização da agenda do software iMedicina com o seu Google Agenda. 

Assim, você consegue controlar todos os horários em seus dispositivos móveis e pelo computador, além de poder enviar lembretes para pacientes cadastrados em sua base com e-mail do Google. Com a agenda online do iMedicina, você acessa sua agenda pelo celular, de onde estiver.

Chega de investir tempo em ligações para lembrar os pacientes dos seus horários agendados. Pelo software, é possível configurar o disparo automático de emails e SMS com lembretes de consulta. Com isso, seu consultório tem uma economia de tempo nessas tarefas administrativas, além de economizar com ligações telefônicas. 

Sua secretária terá mais tempo para lidar com outras questões importantes da administração do consultório.

Desafio 2: Informações fragmentadas

Imagine o tempo que se perde procurando por prontuários de pacientes, leitura das últimas anotações para relembrar o histórico do atendimento… Ainda, mais tempo gasto preenchendo prescrições e atestados médicos, dentre outros documentos que poderiam ter um modelo digitalizado e pronto para pequenos ajustes.

Todos esses fatores influenciam, inclusive, na forma como seu paciente irá se sentir na sua consulta. Pois, quanto mais tempo você se dedica a olhar para documentos, menos tempo você tem para ver os olhos do indivíduo à sua frente. Acredite: isso faz toda a diferença!

Como o iMedicina resolve isso?

Com o prontuário eletrônico do iMedicina, todos os dados dos seus pacientes são armazenados em único lugar (e de forma segura!). Para te ajudar a localizar as principais informações do histórico médico do paciente, você acessa o perfil daquele que será atendido e visualiza facilmente os dados do último atendimento. 

Também é possível adicionar notas importantes sobre a saúde do paciente, anexar arquivos, como exames, além visualizar todo o histórico de comunicações realizadas. 

Nosso sistema também é integrado ao banco de dados do Memed, empresa que fornece uma base eletrônica com mais de 60 mil medicamentos. Além disso, a plataforma possibilita a prescrição digital e envio da receita para o paciente via SMS. 

Outra possibilidade oferecida pelo software do iMedicina é a criação de modelos pré-prontos de atestados, anamneses e outros documentos. Portanto, nosso sistema te ajuda a otimizar o tempo de atendimento ao paciente. Basta configurar os principais modelos que serão utilizados durante as consultas e pronto!.

Crie suas receitas sem a necessidade de escrever todo o conteúdo. É tudo automatizado!

Desafio 3: Baixo controle financeiro na administração do consultório

Você sabe dizer ao certo quais são os pacientes que mais têm gerado receitas para o seu consultório? E o que tem gerado mais despesas? Ter uma visão facilitada dessas informações é essencial para o gerenciamento correto do fluxo financeiro do seu consultório. 

Ter um bom controle financeiro contribui para o corte de gastos desnecessários de forma ágil e saber quando é possível investir na melhora da infraestrutura, contratação de pessoal, ou aquisição de um novo equipamento. 

Mas, como você tem feito para administrar as finanças do seu consultório médico?

Como o iMedicina te ajuda nisso?

No software do iMedicina, você tem uma visão clara do fluxo de caixa do seu negócio. Veja seus extratos de lançamentos em diferentes janelas: por data; por conta de lançamento; por profissional; por clínica, dentre outras possibilidades.

Emita relatórios ou crie planilhas para registrar o tipo de visualização financeira da sua preferência. 

Desafio 4: Agenda vazia

Você está abrindo seu consultório e não sabe ao certo como atrair novos pacientes? Essa pode ser uma tarefa difícil para os médicos empreendedores de primeira viagem. Se você ainda conta com recomendações de amigos e familiares para ter sua agenda cheia, é importante lembrar sobre a alta competitividade no segmento da saúde atualmente. Portanto, serão necessários esforços de marketing recorrentes para que os primeiros pacientes cheguem até você. 

Como o iMedicina resolve isso?

Além de um sistema para administração de consultório completo, o iMedicina também oferece “o método” para que mais médicos encontrem seus potenciais pacientes. 

O método iMedicina analisa toda a jornada do paciente, em cada especialidade médica, além de levar em consideração a região e o perfil do público atendido por cada médico que adere ao iMedicina Premium. E, claro, respeitando as normas éticas que devem ser aplicadas à publicidade médica no país. 

Assim, você tem acesso às estratégias de marketing de saúde que irão atrair, converter e fidelizar os seus pacientes. 

Conte com o iMedicina em todas as etapas da administração do seu consultório! Cadastre-se no iMedicina e comece agora a superar os desafios da sua gestão!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: