Como Transformar Seu Consultório Em Um Consultório Online

consultório online

A partir do advento da tecnologia, iniciou-se um grande movimento das empresas para se posicionarem no mercado digital. Da mesma forma, os profissionais de saúde precisam investir na transformação do seu negócio e se tornarem um consultório online.

Mas, você sabe como fazer isso? Neste artigo, você vai conhecer as ações básicas que precisa tomar para que essa migração ocorra de forma correta e não haja prejuízos.

Investir em software médico de qualidade em nuvem

Um dos primeiros passos para a digitalização do seu consultório é a implantação de um software médico que seja capaz de atender as suas principais necessidades e a de seus funcionários.

Entretanto, ao precisar escolher por uma ferramenta, surge a dúvida: qual a melhor opção? Sistema offline ou online? Para tomar a decisão correta, você precisa saber o que esses termos significam e quais as diferenças entre eles.

Quando um sistema é offline, ele não tem conexão com a internet, precisa ser instalado através de CD e todos os dados são salvos no próprio equipamento. Já um software na nuvem não necessita de nenhum tipo de instalação e todas as informações são salvas online.

Para que você tenha uma ideia, funciona de modo semelhante ao Facebook, necessitando apenas acessar o site, inserir login e senha e começar a utilizá-lo. Entre os principais benefícios desse tipo de ferramenta, podemos citar:

Integração dos dados

Em um software médico baseado na nuvem, todas as funcionalidades e dados são integrados, o que permite que cada ação se comunique com todo o sistema. Assim, é possível automatizar diversas tarefas rotineiras.

Com isso, há um aumento de produtividade do seu time, economia de tempo, redução de custos, agilidade e assertividade na conclusão de tarefas e a otimização do atendimento, beneficiando o paciente. Além disso, com a integração de dados, você pode:

  • automatização no preenchimento dos dados entre prontuário eletrônico, prescrição eletrônica, agenda do consultório, comunicações no pós-consulta, etc.;
  • gerar relatórios para conhecer o perfil do seu paciente;
  • criar ações de marketing otimizadas; 
  • integrar agendamento online com a agenda do consultório;
  • automatização das marcações de consultas com entrada de receitas no fluxo de caixa;
  • envio automático de lembretes e confirmações para os pacientes;
  • plataforma de telemedicina integrada com prontuário do paciente, permitindo fácil acesso ao seu histórico durante o atendimento remoto;

Segurança

O trabalho de um profissional de saúde é pautado pela relação de confidencialidade entre ele e o paciente. Neste sentido, toda tecnologia utilizada em um consultório online precisa ter um alto nível de segurança.

No entanto, isso não é problema para um software em nuvem, pois possuem mecanismos sofisticados para a proteção dos dados. Ademais, você também conta com a segurança dos servidores externos, local onde todas as informações desses sistemas são armazenadas. 

Como são controlados por empresas do setor de tecnologia, esses servidores utilizam dois dos mais importantes protocolos de segurança: criptografia de dados e rotina de backups.

A criptografia é um padrão nas medidas de proteção das grandes empresas e consiste em codificar os dados, tornando-os ilegíveis. Caso haja uma invasão de hackers, as informações ficam inacessíveis e só retornam ao formato original com uma chave de descriptografia.

Outrossim, se houver alguma falha na ferramenta, as informações não são perdidas em função do backup. Uma rotina de backups consiste em salvamentos contínuos de todos os dados, de modo que funcionem como uma cópia de segurança.

Acessibilidade

Um software médico em nuvem também oferece a vantagem de acessar todas as suas informações de qualquer lugar, em qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. 

Assim, mesmo que você esteja fora do consultório, é possível consultar o prontuário do paciente do seu celular, por exemplo. Além disso, também permite que você ou seus funcionários trabalhem de casa, no formato home office.

Investir em um site médico voltado para conversão 

Com as pessoas cada vez mais conectadas à internet,  ter um site próprio é uma etapa básica a ser cumprida no desenvolvimento do seu consultório online. Porém, para conseguir se destacar em meio a milhares de páginas, o seu site precisa ser otimizado para conversão. 

Então, para isso, ele precisa ser organizado, intuitivo, oferecer conteúdos relevantes, disponibilizar serviços online, como o agendamento e atender às exigências do Google para conseguir ter um bom ranqueamento.

Dessa maneira, os seus potenciais pacientes encontrarão suas informações na internet e você melhora positivamente a imagem do consultório, ganhando credibilidade e a confiança dos pacientes. 

Entretanto, não basta apenas ter um bom site e não desenvolver estratégias de marketing com ele. Para atrair clientes, você precisa se tornar uma autoridade e ter uma forte presença digital.

Assim, divulgue a sua página nas redes sociais, convide as pessoas a acessá-la nas suas estratégias de e-mail marketing, crie um blog, produza conteúdos e os compartilhe no seu site, etc. 

Investir em postagens para as redes sociais 

Ao passo em que cresce o número de pessoas na internet, também há um aumento na quantidade de usuários das redes sociais. Por isso, você não deve negar o potencial delas e precisa criar perfis para o seu consultório online.

Contudo, para iniciar as ações de marketing nessas plataformas, conheça o perfil do seu paciente para saber quais são as redes sociais que ele utiliza. Segundo pesquisa divulgada em 2018 pelo site We Are Social, o Facebook e o Instagram são as mais utilizadas no Brasil.

Então, invista nessas redes, criando postagens sobre a sua área de atuação, levando informações importantes e relevantes para o seu público, compartilhando os artigos do seu blog, respondendo às dúvidas que surgirem.

Porém, saiba que existem limites para o marketing médico que precisam ser respeitados. Por meio da resolução n.º 1.974/11, o Conselho Federal de Medicina estabeleceu o Manual de Publicidade Médica.

Por isso, as suas estratégias de marketing devem ser norteadas por essa norma. Dessa forma, respeitando às limitações legais, você evita as sanções do CFM e pode exercer a sua profissão da melhor maneira possível.

Investir em uma estratégia de conteúdo

De acordo com uma pesquisa do Google, 26% dos brasileiros recorrem ao buscador para encontrar respostas aos seus problemas de saúde, fazendo do Brasil o país em que mais crescem esses tipos de buscas.

Não é a toa que o site já é conhecido pelas pessoas como “Dr. Google”. Apesar de ser uma triste realidade, pois as pessoas podem ser vítimas de fake news, esse dado também traz uma ótima oportunidade para profissionais de saúde.

Estamos falando do marketing de conteúdo, uma estratégia que consiste na atração e fidelização de pacientes por meio da entrega de conteúdos relevantes. Então, você pode utilizar o seu site, as redes sociais e o e-mail marketing para criar artigos informativos.

Dessa maneira, além de ter um bom alcance, essas ações fortalecem a sua presença digital e tornam você uma autoridade nos assuntos da sua especialidade.

Enfim, o projeto de ter um consultório online depende da execução de todos os investimentos mencionados neste artigo. Em consequência dessas ações, você verá o crescimento da sua base de pacientes e a expansão do seu negócio.

Quer saber mais sobre Consultório online? Então continue navegando  pelo nosso blog! Temos diversos artigos para que você, médico, mantenha-se informado sobre o assunto!

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