Marketing Médico: Como o Marketing de Conteúdo Te Ajuda?

Marketing Médico

Em um mundo cada vez mais digital, os profissionais de saúde que não desenvolvem estratégias de marketing médico para esse meio, não são encontrados pelo Google e renunciam a um mercado com grande potencial e em plena expansão.

Neste sentido, se você pretende atrair novos clientes, é fundamental ter uma forte presença digital. Para isso, é necessário criar ações eficientes para promover o seu consultório. Então, preparamos este artigo para explicar mais sobre o assunto.

O que é marketing médico?

Toda ação realizada para melhorar a imagem do seu trabalho ou para a promoção da sua clínica pode ser entendida como marketing médico. Isso vale tanto para a distribuição de panfletos quanto para comerciais na televisão.

No entanto, com a expansão do uso das tecnologias digitais, as estratégias de divulgação migraram para esse mercado, pois, com raríssimas exceções, é nele que estão os potenciais clientes para todo tipo de serviço ou produto.

Ainda, prova disso é que você certamente já foi levado a compra ou ao consumo de um produto após ser impactado por alguma campanha de marketing, seja por uma mensagem no WhatsApp, uma notificação de aplicativo, um e-mail ou um anúncio nas redes sociais.

Assim, se você almeja o crescimento do consultório e tem o desejo de ser reconhecido pelo trabalho que desenvolve, você precisa desenvolver estratégias de marketing médico. Além disso, é bem provável que os seus concorrentes estejam captando clientes na internet.

Outrossim, ao criar uma presença digital, você está dando um grande passo para se tornar uma referência no assunto em que tenha expertise. Com isso, as pessoas terão mais confiança em você e irão buscar o seu atendimento.

Porém, é importante mencionar que existem limites estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para a realização de ações de marketing. Em sua resolução n.º 1.974/11, o CFM regulamentou e proibiu as seguintes práticas:

  • anunciar equipamentos utilizados em tratamentos;
  • expor pacientes;
  • oferecer consultorias em substituição à consulta presencial;
  • fazer autopromoção abusiva, como, por exemplo, divulgar que você possui um tratamento mais eficaz do que o da concorrência;
  • utilizar informações sensacionalistas para a promoção dos seus serviços.

Portanto, basta respeitar essa regulamentação e iniciar a divulgação da sua clínica. Para isso, as estratégias se utilizam de algumas vertentes do marketing que podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente.

No caso dos profissionais de saúde, uma das opções mais eficientes para captar novos clientes é o marketing de conteúdo. Quer saber mais sobre ele? Então, vamos lá.

O que é marketing de conteúdo?

Trata-se de uma estratégia de marketing baseada na oferta de informações relevantes sobre produtos ou serviços. O objetivo dessa vertente é promover o seu serviço ou produto por meio da educação das pessoas.

O marketing de conteúdo consiste na utilização de textos de um blog para educar, atrair, encantar e fidelizar os potenciais consumidores. Embora seja uma estratégia de médio e longo prazo, costuma apresentar resultados bem satisfatórios.

Ainda, para um médico, o marketing de conteúdo é essencial para que ele seja uma autoridade no meio digital. No cenário atual, as pessoas utilizam a internet para buscar informações sobre sintomas, doenças e tratamentos.

Dessa forma, ao procurar por um assunto que você tenha escrito, o seu artigo será visualizado e passa ser uma referência para o indivíduo, que no futuro pode vir a ser seu cliente. 

Além disso, a promoção de conteúdos por profissionais de saúde tem sido uma forma eficiente de combater as fake news, que se proliferam pela internet. Assim, você também contribui para que as pessoas não sejam enganadas por maus profissionais ou charlatões.

Dessa maneira, você fortalece a sua presença digital e inicia o caminho para se torna uma referência no seu segmento e, consequentemente, aumentar a sua base de clientes.

Porém, talvez você ainda se pergunte, em termos práticos, por que optar pela criação de conteúdo na sua estratégia de marketing médico. Então, vamos aos motivos.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Como a produção de conteúdo contribui para o marketing médico?

Um marketing médico eficiente considera todas as vertentes possíveis para captar novos clientes, tanto no offline quanto no online. Porém, ao utilizar a internet, as pessoas buscam por relações humanizadas com as empresas. 

Quando falamos de humanizar, estamos falando de mudar o formato da comunicação com os clientes. No meio digital, o seu consultório precisa falar e se relacionar como outra pessoa e não como uma empresa.

Neste sentido, a produção de conteúdo facilita a criação de uma relação humanizada, desde que os artigos sejam elaborados com informações confiáveis e que o leitor perceba a sua honestidade ao escrevê-lo.

Em consequência disso, você pode alcançar resultados importantes. A seguir, explicaremos mais sobre eles.

Atração de novos clientes

Conforme mencionamos, ao criar um blog e oferecer conteúdos que ajudam as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida e promovam a saúde, você cria uma rede de usuários fiéis aos seus textos.

Assim, o seu nome passa a ter mais relevância para o Google, o seu site é melhor ranqueado e você se torna uma autoridade. Com isso, os leitores do blog se transformam em clientes.

Fidelização dos pacientes

Além de atrair novos pacientes, também é importante manter aqueles que já contratam os seus  serviços. Para isso, o seu marketing médico precisa considerar as estratégias de fidelização, o que também pode ser feito a partir da distribuição de conteúdo.

Ainda, com a utilização de um software médico integrado ao prontuário eletrônico, é possível preparar campanhas de e-mail marketing para sugerir aos seus pacientes que acessem e leiam o seu blog. 

Marketing de conteúdo informativo e confiável

A internet passou a ser a primeira fonte de consulta da população para dúvidas sobre a saúde. Observando este cenário, vários médicos já se posicionaram no meio digital, oferecendo conteúdos informativos e confiáveis. Então, você também precisa fazer o mesmo.

Ademais, com o seu conhecimento e expertise, seus artigos podem passar mais confiança e levar as pessoas a consultarem o seu blog, evitando a leitura de textos mentirosos que podem trazer danos para a saúde.

Melhor ranqueamento no Google

O sistema de buscas do Google se utiliza de um algoritmo para ordenar os sites nos resultados. Como a maioria dos usuários não passa da primeira página, existe uma grande concorrência para ter um bom ranqueamento.

Entre as inúmeras características consideradas pelo algoritmo do Google, está a relevância do seu site, o tempo em que as pessoas permanecem nele, a quantidade de acessos diários e o compartilhamento dele com outros usuários.

Assim, ao desenvolver um bom marketing médico, com a produção de bons conteúdos no se blog, é possível se tornar relevante e posicionar melhor o seu nome no Google.

Desenvolvimento da sua autoridade

Quando se produz artigos de qualidade, você ganha credibilidade com as pessoas e elas compartilham os seus textos com amigos e familiares. Com a continuidade desse processo, o seu nome ou o seu consultório passa a ser reconhecido e indicado.

Em consequência disso, você desenvolve a sua presença digital e se torna uma autoridade. Assim, quando necessitarem de um atendimento médico, as pessoas lembrarão de você e irão procurar os seus serviços.

Portanto, é fácil perceber a forma como o marketing de conteúdo pode acelerar os resultados das ações de promoção e divulgação do consultório. Neste sentido, o iMedicina permite que você desfrute dos benefícios do software médico aliado ao desenvolvimento do seu marketing.

Não entendeu? Ao adquirir um dos melhores sistemas do mercado, o iMedicina também desenvolve o seu site, o seu blog e até produz os conteúdos necessários para você, tudo isso feito por uma equipe qualificada.

Quer aprender mais sobre marketing médico? Faça download do e-book Clínicas Digitais.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: