Como um bulário eletrônico pode otimizar o seu tempo de atendimento

bulário eletrônico
Powered by Rock Convert

Prescrever é uma tarefa comum mas, algumas vezes, demorada. Muitos minutos da consulta são gastos para a decidir quais medicamentos serão receitados, analisar a bula para checar se o produto é adequado ao paciente, indicar a posologia e diversas outras ações necessárias. Porém, já existe uma ferramenta capaz de facilitar esse processo: o bulário eletrônico

Trata-se de uma plataforma em que, de forma fácil e ágil, o médico já consegue selecionar o remédio desejado, indicar as formas de uso, ver as possíveis reações adversas, entender as exceções de uso e até checar o preço nas drogarias. Isto é, tudo o que a leitura de uma bula faria, mas de forma muito mais eficaz, o que gera diversos benefícios para médicos e pacientes, na hora da consuta.

A boa notícia é que não é difícil ter acesso a um bulário eletrônico. O iMedicina, com seu prontuário eletrônico, fez uma parceria com a Memed, uma ferramenta de prescrição digital. Dessa forma, a otimização da consulta se torna completa. 

Então, entenda neste texto como é possível usufruir dessas facilidades. 

Como funciona?

O objetivo é sempre tornar o dia a dia do médico mais prático. Por isso, para utilizar o bulário eletrônico da Memed, não é necessário sair do prontuário eletrônico do iMedicina. Na mesma tela, sem precisar deslogar ou mudar de aba, é possível abrir o link para iniciar uma nova receita. Tudo de forma bem rápida e com apenas um clique.  

A plataforma também é completa. São mais de 60 mil medicamentos cadastrados. Com isso, o médico não corre o risco de precisar indicar um remédio e ele não estar disponível, sendo necessário voltar a uma receita manual.

Quais os benefícios do bulário eletrônico?

Assim como diversas outras ferramentas tecnológicas – de qualidade –  que se inserem cada vez mais no exercício da Medicina, o bulário eletrônico também gera vários pontos positivos para a condução do atendimento ao paciente, com reflexos até no pós-consulta.

Confira cada um deles: 

Menos tempo e mais segurança

Como já mencionado, o uso do bulário tornará mais rápido todo o processo de prescrever. Afinal, o médico não precisará anotar cada medicamento. Basta apenas digitar o nome e as opções disponíveis. As formas de uso e a quantidade necessária já aparecerão na tela para selecionar.

Também se torna mais prático para mudar a posologia cadastrada, quando necessário. Por exemplo, nos casos em que a indicação padrão é tomar dois comprimidos por dia, mas para aquele paciente um só é necessário. Além disso, o profissional mantém a autonomia de adicionar outras informações para o uso do produto, como a necessidade de jejum antes de ingerir o remédio.

No entanto, a Medicina é baseada em segurança e de nada adianta ser rápido, mas colocar o paciente em risco. Por isso, o bulário eletrônico, integrado ao prontuário médico, alerta quando há o cruzamento de dados importantes na hora da prescrição. 

Uma situação comum é quando o paciente possui alguma alergia e o medicamento tem a substância química que irá desencadear essa reação alérgica. O médico é avisado desse problema na tela do atendiemnto e, assim, pode trocar o medicamento prescrito. 

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Mais segurança com o bulário eletrônico

Quando falamos de receita médica, não tem como deixar de lembrar do estereótipo clássico de “letra de médico”. No entanto, isso já não é mais problema com o bulário eletrônico. Todas as prescrições ficarão padronizadas e sem o risco do paciente não entender as indicações importantes, como a posologia e outras necessidades para o uso seguro do medicamento. 

A plataforma da Memed também realiza a função de separar as prescrições de receituário simples, especial e de alto custo para a impressão. É mais uma facilidade para tornar prático o trabalho do médico.

Assim, ele se preocupa apenas com o que importa: realizar um atendimento de excelência, visando em maximizar a experiência do paciente

Também inclui os medicamentos de alto custo

A prescrição eletrônica não deixa de fora os remédios de alto custo. Uma vez selecionado o produto desejado, será aberto o formulário do Sistema Único de Saúde (SUS), que, de forma online, pode ser preenchido rapidamente.

A plataforma também indica qual a Classificação Internacional de Doenças (CID) aceita para cada medicamento e faz uma curadoria dos exames obrigatórios para a retirada do remédio.  

Emitir atestados médicos também fica mais fácil

O software médico que integra o prontuário ao bulário eletrônico não é otimiza apenas a prescrição de remédios. Também é possível preparar documentos que já ficam configurados para os atestados, anamneses e outros fins. Dessa maneira, o médico pode padronizar todo serviço ao paciente, não sendo necessário fazer uma coisa manual e outra digital. 

O paciente também ganha com o bulário eletrônico

Os pontos positivos não estão disponíveis somente para o médico. O paciente usufrui do benefício de, além de ter a receita impressa, também receber uma cópia digital no celular, por meio de mensagem SMS e com acesso privado ao documento. Dessa maneira, ele não necessita de Internet para visualizá-la e o sigilo a possíveis informações sensíveis é preservado.

Isso ajuda na adesão ao tratamento. Ao ter a receita no próprio celular, o paciente pode consultar a qualquer momento a posologia, comparar preços em diversas farmácias e ter as orientações corretas para agendar exames.

Não pode ficar de fora: a humanização 

Mesmo que esse benefício seja o último desta lista, ele não é o menos importante. Falamos de algo essencial: a humanização da relação do médico com o paciente. 

Com menos tempo gasto no momento de prescrever e anotar todas as indicações do uso dos medicamentos, o médico consegue se dedicar mais para ouvir o paciente, entender suas queixas e medos, além de informar de maneira clara e detalhada tudo o que é necessário. Por exemplo, explicar como serão feitos os tratamentos indicados, o que os exames podem diagnosticar e as soluções que serão obtidas com os remédios.

Portanto, o bulário eletrônico vai além da parte técnica da consulta, ele proporciona benefícios para todos, inclusive gerando a principal característica da Medicina: colocar o foco sempre no paciente. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue navegando pelo blog iMedicina!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: