Como um bulário eletrônico pode otimizar o seu tempo de atendimento

bulário eletrônico

Prescrever é uma tarefa comum mas, algumas vezes, demorada. Muitos minutos da consulta são gastos para a decidir quais medicamentos serão receitados, analisar a bula para checar se o produto é adequado ao paciente, indicar a posologia e diversas outras ações necessárias. Porém, já existe uma ferramenta capaz de facilitar esse processo: o bulário eletrônico

Trata-se de uma plataforma em que, de forma fácil e ágil, o médico já consegue selecionar o remédio desejado, indicar as formas de uso, ver as possíveis reações adversas, entender as exceções de uso e até checar o preço nas drogarias. Isto é, tudo o que a leitura de uma bula faria, mas de forma muito mais eficaz, o que gera diversos benefícios para médicos e pacientes, na hora da consuta.

A boa notícia é que não é difícil ter acesso a um bulário eletrônico. O iMedicina, com seu prontuário eletrônico, fez uma parceria com a Memed, uma ferramenta de prescrição digital. Dessa forma, a otimização da consulta se torna completa. 

Então, entenda neste texto como é possível usufruir dessas facilidades. 

Como funciona?

O objetivo é sempre tornar o dia a dia do médico mais prático. Por isso, para utilizar o bulário eletrônico da Memed, não é necessário sair do prontuário eletrônico do iMedicina. Na mesma tela, sem precisar deslogar ou mudar de aba, é possível abrir o link para iniciar uma nova receita. Tudo de forma bem rápida e com apenas um clique.  

A plataforma também é completa. São mais de 60 mil medicamentos cadastrados. Com isso, o médico não corre o risco de precisar indicar um remédio e ele não estar disponível, sendo necessário voltar a uma receita manual.

Quais os benefícios do bulário eletrônico?

Assim como diversas outras ferramentas tecnológicas – de qualidade –  que se inserem cada vez mais no exercício da Medicina, o bulário eletrônico também gera vários pontos positivos para a condução do atendimento ao paciente, com reflexos até no pós-consulta.

Confira cada um deles: 

Menos tempo e mais segurança

Como já mencionado, o uso do bulário tornará mais rápido todo o processo de prescrever. Afinal, o médico não precisará anotar cada medicamento. Basta apenas digitar o nome e as opções disponíveis. As formas de uso e a quantidade necessária já aparecerão na tela para selecionar.

Também se torna mais prático para mudar a posologia cadastrada, quando necessário. Por exemplo, nos casos em que a indicação padrão é tomar dois comprimidos por dia, mas para aquele paciente um só é necessário. Além disso, o profissional mantém a autonomia de adicionar outras informações para o uso do produto, como a necessidade de jejum antes de ingerir o remédio.

No entanto, a Medicina é baseada em segurança e de nada adianta ser rápido, mas colocar o paciente em risco. Por isso, o bulário eletrônico, integrado ao prontuário médico, alerta quando há o cruzamento de dados importantes na hora da prescrição. 

Uma situação comum é quando o paciente possui alguma alergia e o medicamento tem a substância química que irá desencadear essa reação alérgica. O médico é avisado desse problema na tela do atendiemnto e, assim, pode trocar o medicamento prescrito. 

Mais segurança com o bulário eletrônico

Quando falamos de receita médica, não tem como deixar de lembrar do estereótipo clássico de “letra de médico”. No entanto, isso já não é mais problema com o bulário eletrônico. Todas as prescrições ficarão padronizadas e sem o risco do paciente não entender as indicações importantes, como a posologia e outras necessidades para o uso seguro do medicamento. 

A plataforma da Memed também realiza a função de separar as prescrições de receituário simples, especial e de alto custo para a impressão. É mais uma facilidade para tornar prático o trabalho do médico.

Assim, ele se preocupa apenas com o que importa: realizar um atendimento de excelência, visando em maximizar a experiência do paciente

Também inclui os medicamentos de alto custo

A prescrição eletrônica não deixa de fora os remédios de alto custo. Uma vez selecionado o produto desejado, será aberto o formulário do Sistema Único de Saúde (SUS), que, de forma online, pode ser preenchido rapidamente.

A plataforma também indica qual a Classificação Internacional de Doenças (CID) aceita para cada medicamento e faz uma curadoria dos exames obrigatórios para a retirada do remédio.  

Emitir atestados médicos também fica mais fácil

O software médico que integra o prontuário ao bulário eletrônico não é otimiza apenas a prescrição de remédios. Também é possível preparar documentos que já ficam configurados para os atestados, anamneses e outros fins. Dessa maneira, o médico pode padronizar todo serviço ao paciente, não sendo necessário fazer uma coisa manual e outra digital. 

O paciente também ganha com o bulário eletrônico

Os pontos positivos não estão disponíveis somente para o médico. O paciente usufrui do benefício de, além de ter a receita impressa, também receber uma cópia digital no celular, por meio de mensagem SMS e com acesso privado ao documento. Dessa maneira, ele não necessita de Internet para visualizá-la e o sigilo a possíveis informações sensíveis é preservado.

Isso ajuda na adesão ao tratamento. Ao ter a receita no próprio celular, o paciente pode consultar a qualquer momento a posologia, comparar preços em diversas farmácias e ter as orientações corretas para agendar exames.

Não pode ficar de fora: a humanização 

Mesmo que esse benefício seja o último desta lista, ele não é o menos importante. Falamos de algo essencial: a humanização da relação do médico com o paciente. 

Com menos tempo gasto no momento de prescrever e anotar todas as indicações do uso dos medicamentos, o médico consegue se dedicar mais para ouvir o paciente, entender suas queixas e medos, além de informar de maneira clara e detalhada tudo o que é necessário. Por exemplo, explicar como serão feitos os tratamentos indicados, o que os exames podem diagnosticar e as soluções que serão obtidas com os remédios.

Portanto, o bulário eletrônico vai além da parte técnica da consulta, ele proporciona benefícios para todos, inclusive gerando a principal característica da Medicina: colocar o foco sempre no paciente. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue navegando pelo blog iMedicina!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: