A grande concorrência do setor de saúde exige que médicos e gestores invistam em estratégias capazes de atrair e fidelizar pacientes. Neste sentido, implementar o e-mail marketing no consultório pode ser uma boa alternativa.
Você sabe como funciona essa ferramenta? Entende como ela pode alavancar a sua autoridade? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, você vai conhecer tudo o que precisa para utilizar esse recurso.
O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas pelas grandes empresas. Para confirmar, basta olhar a caixa de entrada do seu e-mail e verificar quantas mensagens chegam diariamente.
Ainda, a ferramenta consiste no disparo de e-mails para um público segmentado, que pode ser proveniente de uma base de contatos de clientes ou de endereços capturados por meio de uma estratégia de marketing.
Durante muito tempo, o e-mail marketing levou a fama de ser uma comunicação muito invasiva. No entanto, as estratégias evoluíram e a ferramenta passou a ser uma das principais formas de comunicação entre empresas e consumidores.
Ademais, um dos principais elementos que explicam a eficiência desta estratégia é que dificilmente as pessoas mudam de endereço de e-mail e tendem a permanecer com ele por toda a vida.
Assim, se você ainda não faz uso deste recurso, saiba que está abrindo mão de ampliar consideravelmente o alcance das suas ações e de fortalecer o relacionamento com seus pacientes.
Além de possibilitar uma comunicação ativa com o seu público, o e-mail marketing tem o poder de aumentar a visibilidade do consultório, gerar autoridade para o profissional de saúde e fidelizar os seus pacientes. Como? Explicaremos a seguir.
Segundo pesquisa da Pew Research Center, estima-se que até o fim de 2020 existam mais de três bilhões de usuários de e-mails. Ou seja, se a sua estratégia alcançar 10% desse montante, serão três milhões de pessoas impactadas por você.
Além disso, outro estudo, desta vez da Rock Content, aponta que 95,9% dos usuários de e-mail conferem a sua caixa de entrada diariamente. Essas duas pesquisas evidenciam o potencial de alcance do e-mail marketing.
Quando um paciente repassa o e-mail dele, ele está dando o consentimento para que você o contate sempre que desejar levar alguma informação relevante. Dessa forma, você passa a dispor de um meio de comunicação ativa e direta com seu público.
Com a popularização da internet, as pessoas passaram a utilizar o Google como fonte de informação sobre problemas de saúde e sintomas. Dessa forma, a produção de conteúdo relevante é a estratégia mais eficiente para aproveitar esta oportunidade.
Assim, utilizando o e-mail marketing no consultório você pode distribuir artigos do seu blog e orientá-los sobre um tratamento, levando informação de qualidade para o seu público e, consequentemente, se tornando uma referência no que diz respeito a sua área de atuação.
Com o uso de e-mail marketing no consultório você se aproxima do seu paciente e passa a se tornar uma autoridade para o público. Porém, esses são apenas alguns dos muitos benefícios de contar com essa ferramenta, como, por exemplo:
Então, agora que você já entendeu como funciona a estratégia de marketing médico baseada no e-mail e conheceu os benefícios de utilizá-la, precisamos falar sobre o que você precisa fazer para implementá-la no seu consultório e alavancar a sua autoridade.
Existem diferentes maneiras de utilizar o e-mail marketing no consultório. De modo geral, a forma mais eficiente é dispondo de um bom software médico. No entanto, não basta contar com uma ferramenta, é necessário planejar a estratégia. A seguir, conheça algumas dicas para desenvolver uma ação eficiente.
O primeiro passo para uma boa estratégia de e-mail marketing é mapear quais são os procedimentos mais procurados no seu consultório e as queixas que são mais relatadas pelos seus pacientes.
Dessa maneira, você passa a dispor de informações relevantes para nortear a produção dos conteúdos que serão enviados e será capaz de levar a informação certa, para a pessoa certa e na hora certa e ter melhores resultados.
Para implementar o uso de e-mail marketing no consultório de forma assertiva, é preciso elaborar um bom fluxo de nutrição. Essa estratégia consiste na criação de uma sequência de conteúdos relacionados sobre um tema específico.
Então, para criar um fluxo de nutrição você precisa definir um objetivo, escolher quais ações que irão desencadear o disparo dos e-mails, segmentar os conteúdos e estabelecer uma periodicidade de envio.
Para que a estratégia funcione corretamente, é preciso que cada informação seja enviada para o paciente correto. No entanto, essa assertividade depende da forma como a sua base de e-mails está segmentada.
Então, mapeie as principais semelhanças e interesses em comum dos seus pacientes, classifique-os e prepare conteúdos específicos para eles. Assim, a taxa de abertura tende a ser maior e, consequentemente, sua estratégia trará melhores resultados.
Embora seja possível realizar todas essas ações de forma manual, contar com um software médico seguro e eficaz facilitará todo o trabalho. Isso porque essas ferramentas automatizam a segmentação e o disparo dos e-mails.
Para isso, no cadastro de cada paciente, você pode inserir uma etiqueta (tag) que automaticamente o incluirá em uma segmentação e funcionará como um gatilho para o envio das mensagens.
Ademais, em sistemas eficientes, como o iMedicina, é possível acompanhar os principais indicadores. Com isso, economiza-se tempo, liberando os funcionários para dedicar atenção ao monitoramento da estratégia.
Portanto, para quem deseja fidelizar pacientes e alavancar a sua autoridade, considere implementar o e-mail marketing no consultório. Quando bem planejada, a estratégia traz resultados muito satisfatórios.
Gostou do conteúdo? Então baixe O Guia do E-mail Marketing para Consultórios e Clínicas de saúde e entenda o passo a passo de uma estratégia completa utilizando essa poderosa ferramenta!
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