Consultório Online: Como Isso Te Aproxima Do Seu Paciente

consultório online

A relação médico-paciente foi e sempre será o ponto mais importante no exercício da Medicina. Com o advento da tecnologia e do conceito de consultório online, surgiram novas ferramentas que fortalecem ainda mais esse relacionamento. 

Ficou interessado? Então, continue a leitura. Preparamos este artigo com a proposta de apresentar as possibilidades trazidas com a era digital e como elas podem impactar a comunicação com seus pacientes.

A importância de um consultório online ter uma forte presença digital

A ideia de consultório online está associada à disponibilização de serviços e informações na internet e também a sua presença digital, tendo como objetivo facilitar a vida tanto dos pacientes quanto dos médicos.

Assim, ao ser encontrado na internet, você aumenta o alcance do seu público e pode realizar inúmeras estratégias de marketing médico para fidelizar os pacientes e manter um bom relacionamento virtual com eles.

Porém, para desenvolver esse posicionamento digital, é necessário investir tempo e recursos em algumas iniciativas. Apenas assim, o seu consultório passa a ser reconhecido e valorizado nesse ambiente.

Dicas de ações para desenvolver sua presença digital

Durante os muitos anos que os médicos passam na universidade, não é ensinado sobre as possibilidades do mercado digital e como a internet pode trazer muitas vantagens para a profissão.

Dessa maneira, a maior parte deles não tem o conhecimento necessário para desenvolver e manter uma forte presença digital. Contudo, é importante saber o que precisa ser feito. Neste sentido, preparamos algumas dicas com ações de extrema relevância para alcançar esse objetivo.

Ter um site otimizado

A porta de entrada na internet para qualquer negócio é a criação de um site. Embora seja possível utilizar as redes sociais para desenvolver a sua presença digital, ter sua própria página elimina a sujeição e as limitações impostas por essas plataformas.

Ainda, o site médico é o seu cartão de visitas na internet. Por isso, ele deve ser intuitivo e refletir a sua identidade visual. No entanto, para ser encontrado nas buscas do Google, a sua página precisa oferecer a melhor resposta e experiência ao usuário, o que chamamos de otimização. 

Cadastrar-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta desse mesmo buscador que possibilita as empresas serem encontradas por pessoas que estejam na mesma área geográfica do seu consultório, mas não é limitado a isso.

Quando houver uma busca no Google por palavras-chave que identifiquem a sua especialidade ou área de atuação e localidade, o usuário receberá as principais informações sobre o seu consultório, tais como, endereço, telefone, horário de funcionamento, site, etc.

Criar perfis nas redes sociais

De acordo com pesquisa do We Are Social, o Facebook e o Instagram são as plataformas mais utilizadas no Brasil. Então, você pode orientar suas ações por essa estatística e criar perfis nas redes sociais.

Além de fortalecer a sua marca na internet, você pode utilizá-las como uma ponte para que as pessoas acessem o seu site e conheçam o seu trabalho. Outrossim, você também pode responder dúvidas dos seus pacientes e compartilhar conteúdos relevantes com eles.

Qual o papel do marketing médico para um consultório online?

Quando falamos de marketing médico, não falamos de criar dezenas de propagandas e promovê-las. Na verdade, o marketing tem por objetivo comunicar, relacionar e entregar valor para os pacientes.

Em um consultório online, as ações de marketing são essenciais para a atração e a fidelização de pacientes. Ademais, é por meio delas que você desenvolve a sua autoridade e fortalece a sua presença digital.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

No entanto, para alcançar resultados satisfatórios, você também precisa oferecer uma boa experiência com o seu atendimento. De nada adianta ter uma excelente estratégia de marketing, se os pacientes não gostam do seu trabalho.

Conheça algumas estratégias para estreitar o relacionamento com seus pacientes

Assim como o marketing médico pode ser feito para captar novos pacientes, também existem estratégias muito eficientes para fidelizá-los. A seguir, conheça algumas para você aplicar no seu consultório.

Marketing de conteúdo

Trata-se de uma estratégia voltada para a produção de conteúdos que informem, mas que também encantem os leitores, aprimorando a experiência deles com uma marca ou empresa. Para um profissional de saúde, é uma das principais formas de se relacionar com os pacientes.

Cada vez mais, as pessoas acessam a internet para pesquisar sobre dúvidas relacionadas a sua saúde. Dessa forma, podem encontrar respostas confiáveis que, de fato, as ajudará, ou não, sendo alvo de conteúdos enganosos e que podem trazer prejuízos.

Por isso, com o marketing de conteúdo, você pode levar informações confiáveis que irão contribuir com a saúde dos pacientes, prestando um serviço à sociedade. Além disso, é uma estratégia capaz de aumentar a sua autoridade e a sua presença digital. 

Ainda, em termos práticos, o marketing de conteúdo pode ser feito a partir da produção de artigos sobre a área de saúde e compartilhamento nas redes sociais, no blog, site e/ou por e-mail.

E-mail marketing

O e-mail marketing também é uma estratégia fundamental para que você mantenha a comunicação com seus pacientes, pois, ao receber sua mensagem, ele se sente lembrado e tende a ter uma avaliação ainda mais positiva do seu atendimento.

Em consequência disso, a relação entre vocês é fortalecida. Dentre as inúmeras possibilidades de assuntos para campanhas de e-mail marketing, você pode considerar o envio de:

  • lembretes de consultas e remarcações;
  • avisos para uso de medicamentos, preparos de tratamento ou cuidados pós-cirúrgicos;
  • artigos informativos do blog que são de interesse do paciente;
  • felicitações de aniversários e de datas comemorativas;
  • pesquisas de satisfação.

Dessa maneira, o paciente percebe a sua preocupação em manter um relacionamento, se encanta com o seu cuidado e se torna um promotor do seu trabalho, recomendando para amigos e familiares.

No entanto, o envio de e-mails deve ser feito com equilíbrio e prudência, senão poderá causar efeito contrário.

Qual o impacto dessas ações no relacionamento com o paciente?

O relacionamento com o paciente é algo que começa no agendamento da consulta e continua após o fim do atendimento. Por isso, o fortalecimento da presença digital e o marketing médico são estratégias que contribuem para manter a comunicação e se aproximar do paciente.

A popularização do uso da internet, empoderou os consumidores e mostrou que o bom atendimento deve ser uma obrigação de qualquer empresa. Neste sentido, você precisa utilizar todos os recursos para oferecer a melhor experiência possível aos pacientes. 

Ainda, desenvolver todo esse trabalho sem o auxílio de tecnologias, pode ser uma tarefa complexa. Com um software médico, todo o processo é facilitado, pois, dispõem de recursos específicos para o pós-consulta.

Além disso, essa ferramenta permite que você automatize o disparo de e-mails marketing de forma segmentada, atendendo aos interesses dos seus pacientes.

Enfim, após a leitura deste artigo, é provável que você tenha percebido a importância dessas práticas para que o seu consultório online tenha uma relação próxima com os pacientes. Portanto, invista em marketing médico e planeje ações para ter uma forte presença digital.

Para aprender mais sobre esse assunto, faça download do ebook Clínicas Digitais.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: