Atendimentos particulares, conveniados, retornos, avaliações. As clínicas médicas têm um conjunto variado de pacientes que são atendidos de diversas formas. Nem sempre os médicos sabem as diferenças entre elas. A maior dúvida é o conflito entre um grande convênio médico e uma clínica, seja ela ainda em expansão ou já firmemente posicionada no mercado. Qual a diferença entre elas? As variedades trazem mais benefícios ou danos ao profissional?
Há fatores que podem ou não valer a pena na escolha de como trabalhar. Se ainda está com dúvida, é bom prestar atenção.
A missão aqui não é desvalorizar os lados. Contudo, para escolher a melhor alternativa para garantir estabilidade financeira e segurança na hora de trabalhar é preciso analisar algumas variáveis.
Primeiro, os custos. Sendo gestor médico ou um médico particular, deve se atentar quando trabalha numa clínica particular. Os custos requerem cuidados e os investimentos precisam ser atenuados para trazer um bom retorno financeiro a toda equipe médica.
Com o convênio médico, nem sempre os custos são convidativos. Uma vez que o valor da carga horária trabalhada é baixo, fica difícil de manter a clínica saudável financeiramente. Porém, a alta procura dos pacientes por convênio médico aumenta sua visibilidade e mais pessoas passam a lhe procurar para serem atendidos. Desse modo, é bom atender em consultórios compartilhados, pois amenizam as despesas e equilibram o seu salário.
Segundo, as prioridades nas consultas. Numa clínica particular, o espaço de tempo dedicado a atender uma consulta particular é maior do que para quem utiliza um convênio médico. Já para um médico conveniado, fica a dependência do salário fixo mensal e não pelo valor de uma consulta.
Agora, o trabalho de gestão. Com o avanço da tecnologia, é triste que alguns médicos ainda não se atentaram para a contribuição que novas tecnologias para melhorar o serviço. É necessário modernizar a clínica, e o uso de um bom software de gestão de consultório auxilia no atendimento ao cliente e em outros trabalhos internos.
Numa clínica particular, a dificuldade de manter todos os arquivos e documentos atualizados manualmente se torna um trabalho tedioso. Agora, como conveniado o trabalho é diferente, mas ainda é difícil, uma vez que nem todos esses planos possuem plataformas online de ótimo desempenho e que aperfeiçoam as tarefas.
Por último, a flexibilidade do profissional. O médico que atua numa clínica particular pode planejar melhor seu horário de trabalho e seu rendimento mensal é maior. Até é possível prever e antecipar gastos futuros na clínica. Por outro lado, como profissional num convênio médico, você corre o risco de atender as consultas de maneira mais rápida, tornando o trabalho cansativo e até perdendo a qualidade de como cuidar melhor do paciente.
Sabendo das vantagens e desvantagens, como médico você pode ter uma noção da melhor maneira de atuar em sua especialidade. Todos os lados possuem desafios, mas a confiança do bem-estar na prestação do serviço de saúde é fundamental para seu sucesso profissional. Não tenha medo de conhecer essas diferenças e de se planejar.
Independente do caminho escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.
Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.
No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!
Gostou desse artigo? Acesse nosso blog para ver mais artigos sobre esse assunto e muito mais!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment