Coworking médico x Consultório alugado

coworking médico

O coworking médico tem se popularizado bastante entre os profissionais da saúde, principalmente com a chegada da pandemia e necessidade de enxugar alguns custos.

Contudo, existem muitas dúvidas acerca da preferencia por alugar consultórios próprios ou compartilhados.

O Coworking é uma tendência mundial e tem ganhado cada vez mais espaço em diversos segmentos profissionais. Na área médica e da saúde em geral, a possibilidade do consultório compartilhado tem se destacado e é considerado um excelente investimento por apresentar melhor custo benefício em relação aos métodos de aluguéis mais tradicionais. 

O que chama a atenção na hora de optar por utilizar esse espaço para os atendimentos são os benefícios relacionados à economia financeira, praticidade de gestão e facilidade para atender os pacientes.  Mas, será mesmo que o coworking médico é o mais adequado para você?

Principalmente agora, com a mudança no cenário econômico do país, essa pergunta tem se tornado bastante comum. E de antemão devemos salientar que tanto o consultório alugado quanto o coworking médico oferecem vantagens diferentes.

Portanto, podemos afirmar que a questão não é se um caso é melhor que o outro e sim qual é o mais adequado para o seu momento atual. 

Vamos te ajudar para que sua escolha seja a mais assertiva possível! 

Afinal, quando devo optar pelo Coworking médico?

Nem sempre é viável poder realizar o sonho de alugar o próprio consultório. Especialmente para os recém-formados que estão em busca de se consolidar no mercado, o investimento em um coworking médico pode ser uma opção mais interessante. Entenda melhor:

Flexibilidade

O coworking médico de maneira geral tem ganhado público por oferecer além do espaço físico, facilidades em relação a parte burocrática.

Uma parcela considerável dos aluguéis convencionais, por exemplo, apresentam um modelo de negócio em que os contratos são longos e a multa rescisória é muito alta. Dessa forma, o médico perde a flexibilidade até que o contrato vença.

Em contrapartida, o coworking médico apresenta uma variedade de planos que podem se encaixar a cada perfil. Sendo assim, existe a possibilidade de alugar o espaço por dias, semanas ou até mesmo horas.

Você só paga pelo seu tempo de uso

É isso mesmo! A principal vantagem nesse aspecto é que você paga somente pelo tempo que você utilizou. Portanto, esse modelo de serviço oferece liberdade para flexibilizar o uso do espaço de acordo com a sua necessidade e aproveite o melhor custo benefício.

Outra vantagem é dispor de um espaço que está estruturado para o atendimento. Alugar consultórios compartilhados tem o custo inicial e operacional bastante interessante.

Certamente, montar o próprio consultório do zero pode ficar fora do orçamento. Portanto, é um benefício enorme não se preocupar em ter que mobiliar, planejar estratégias para a disposição do consultório, internet, treinamento de equipe, recepcionista, entre outros.

Sabemos que elaborar um projeto assim, além da demora, ainda requer bastante investimento. Utilizando um coworking médico você economiza tempo e dinheiro, uma vez que o espaço já se encontra propício para o uso com toda a estrutura incluída no aluguel.

Com a exceção do valor do plano escolhido, você poderá atribuir o investimento para outros aspectos da sua vida profissional.

Coworkings Médicos costumam ser bem localizados!

Espaços destinados a consultórios compartilhados, de maneira geral, são muito bem localizados. É uma das vantagens a facilidade com a mobilidade, pois é comum que esse espaços se concentrem em áreas centrais e próximas a linhas de transporte.

Isso acontece pelo simples fato de que uma das prioridades dos coworkings médicos é facilitar o acesso do paciente. Para isso, o planejamento da escolha de suas localizações é um ponto importante na tomada de decisão.

Horários diferenciados

O aluguel de coworkings médicos permite a acessibilidade de horários de atendimento ao público, já que muitos deles apresentam o horário de funcionamento fora do padrão (horário comercial).

É bem comum que médicos se dividam entre consultórios, plantões e cursos. Por isso, esses espaços quando direcionados a esse público tendem a oferecer esse benefício.

É possível optar por personalizar a sua agenda e aproveitar essa vantagem para atrair um número maior de pacientes, uma vez que para muita gente é difícil marcar consulta nos horários convencionais. Esse pode ser um importante pontapé inicial para alavancar a carreira.

Existe o receio na hora de escolher o coworking médico pelo simples fato de ser um ambiente dividido com outros profissionais desconhecidos e ter alta rotatividade. Mas ao contrário do que se pensa, esse fator é positivo, pois é ele que possibilita que os consultórios compartilhados estejam bem estruturados, sejam práticos e funcionais. 

O ambiente já é bem planejado para o atendimento, com ar condicionado, mesas, bebedouro e outros elementos que são necessários para receber os pacientes. A manutenção da limpeza também é algo bem acordado nesses espaços, o que torna o lugar sempre pronto para o uso.

Além do mais, o coworking médico já conta com atendentes experientes, que irão orientar as pessoas da melhor maneira possível e fazer toda a diferença na experiência do paciente.

Quando o Coworking médico não é a melhor escolha?

Embora o coworking médico apresente uma série de vantagens, não é a melhor escolha para alguns profissionais da área.

Algumas especialidades podem precisar de salas que tenham uma estrutura maior e, por isso, não comportarem a rotatividade. Isso se deve muitas vezes, pela aparelhagem ocupar muito espaço.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Profissionais que realizam procedimentos e exames, tais como ultrassom, sentem a necessidade de um espaço próprio.

Antes de tudo, é preciso analisar o próprio perfil de trabalho para que se adeque melhor a estrutura do espaço. 

Idependente da sua decisão, opte pela tecnologia!

Seja qual for sua escolha, para o seu consultório crescer é interessante aderir a um software médico de ponta para facilitar o gerenciamento do negócio.

No coworking médico ou no consultório alugado, ao utilizar um software em nuvem, todos os dados do paciente e do negócio estarão acessíveis a poucos cliques. Basta ter acesso a internet e um computador.

A melhor parte é que se você atende em vários locais diferentes, o software médico consegue te acompanhar em todos eles. Assim , você gerencia todos os compromissos, informações de pacientes e resultados financeiros em uma única plataforma.

O Imedicina oferece o sistema de prontuário eletrônico, que além de eficiente é moderno e intuitivo. Essa ferramenta tem uma variedade de funções que trabalham com melhorias na gestão do seu consultório e conduzem o seu marketing médico.

Já é possível começar a usufruir desses benefícios com o prontuário eletrônico gratuito. Entre os recursos oferecidos pela plataforma grátis, encontram-se a agenda online, relatórios, estatísticas, gestão, atração e relacionamento com pacientes.

Além do mais, uma vantagem importante que a plataforma apresenta é não ter limite de usuários. Caso um dos profissionais queira passar para o módulo pago, ele poderá fazê-lo sem comprometer o restante da equipe.

Conhecer bem as possibilidades de mercado, entender os prós e contras dos consultórios alugados ou coworking médicos e aliar a estrutura a uma boa tecnologia, é o segredo do sucesso para alavancar sua carreira. 

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos importantes para sua carreira médica? Continue navegando pelo blog iMedicina.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: