5 benefícios de um coworking médico

coworking médico

O coworking médico, definitivamente, desponta como solução inteligente para manter o atendimento médico presencial em tempos de pandemia.

Em um cenário tão adverso, muitos médicos empreendedores se viram diante do dilema da revisão de gastos. Logo perceberam a inviabilidade de manter consultórios fixos ,com espaços subutilizados, gerando diversas despesas extras por tempo indeterminado.

Além disso, com a adesão dos pacientes cada vez maior à telemedicina nos últimos meses, a própria natureza do trabalho mudou. Ainda que seja cedo prever os rumos da modalidade de atendimento à distância, é possível dizer que tende a se firmar por seus inúmeros benefícios trazidos aos profissionais e população.

Naturalmente, o apelo econômico é um aspecto significativo determinante na escolha dos ambientes compartilhados, porém há outras vantagens relevantes.

Leia este artigo e confira quais são os outros benefícios ao optar pelos ambientes compartilhados de trabalho.

O que é o coworking médico?

Trata-se da locação temporária do espaço necessário para o exercício do atendimento médico presencial. Nesses ambientes, os cômodos comuns são partilhados por outros profissionais liberais. Aliás, há diversos modelos do negócio que incluem funções adicionais bem como:

  • recepção com direito a marcações de consultas;
  • cobertura wi-fi;
  • estacionamento próprio;
  • equipamentos eletrônicos;
  • sala de reunião;
  • publicidade institucional.

Sendo assim, com a adesão ao coworking médico você opta por planos mensais conforme a necessidade, o que geralmente, sai mais em conta do que o contrato por aluguel anual. Ou se preferir pode combinar o pagamento por hora, ou dias predefinidos.

A grande vantagem nesse caso é a flexibilidade. Sem contar que ao abrir mão da locação tradicional entre outras contas fixas, há uma economia enorme.

Quais as vantagens o coworking médico traz para o profissional?

Como há restrições ao exercício da telemedicina no Brasil, a possibilidade pode ser atraente, visto que o tratamento à distância pode evoluir com o tempo para o presencial – ou complementar – na medida em que há necessidade de exames específicos.

Conheça outros benefícios desses ambientes:

1 – Aumento da base de pacientes

A experiência pode ser uma oportunidade de ampliar o número de pacientes, já que por estar em contato com pessoas de outros segmentos é possível trocar referências e assim se estabelecer naquela localidade.

Essa estratégia tende a ser ainda mais promissora para profissionais em início de carreira que buscam evidência no mercado.

Aqueles com alta demanda de serviços, sobrecarregados ocasionalmente, também podem se beneficiar. Em um espaço compartilhado, abre-se caminho para a atuação conjunta por meio da cooperação com áreas correlatas.

2 – Infraestrutura adaptada no coworking médico

Por se tratar de saúde, a higienização constante é imprescindível. De modo que mesmo o espaço alugado por temporada deve garantir essa premissa.

Certamente, há grandes chances de encontrar locais que contenham essa estrutura organizada. Dessa forma, você não precisa se preocupar em gerenciar uma equipe de limpeza, direcionando tempo para outras atividades.

Antes de se decidir sobre o melhor coworking médico, observe se o espaço:

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert
  • está de acordo com as normas sanitárias de saúde;
  • possui áreas arejadas;
  • mantém sanitários separados exclusivos para o atendimento médico;
  • contém divisórias com isolamento acústico a fim de preservar a intimidade do paciente durante a consulta;
  • estabelece critérios distintos ao coletar o lixo médico descartado.

3 – Localização privilegiada

A maioria dos coworkings se encontra em regiões bem localizadas nas grandes cidades, o que é um atrativo a mais, já que dificilmente você encontraria um consultório tão acessível, com orçamento razoável.

Além do mais o estacionamento próprio favorece a fidelização do paciente. Procure saber se há essa alternativa caso existam vagas ociosas, com certeza, será um diferencial positivo.

4 – Logística simplificada

Neste cenário também é preciso se adaptar continuamente para continuar garantindo a fidelização dos pacientes. Tenha em vista que para alcançar esse objetivo, é fundamental a adoção de ferramentas que auxiliam no trabalho de conquistar pacientes fieis.

Ainda que trabalhando em uma estrutura compartilhada, é possível manter a rotina ordenada por meio de um software médico. Assim, ficará mais fácil acompanhar as tarefas:

  • controle da agenda médica sincronizada de forma online;
  • incentivo da marcação de consultas, realizada próprio paciente no sistema, através do agendamento online;
  • disparos de lembretes no pós-consulta por e-mail ou SMS;
  • envio de avaliações atreladas a satisfação no atendimento.

Todas essas funções podem ser otimizadas com a utilização da plataforma médica. Com isso, a administração é beneficiada, assim como as estratégias de atração, fidelização e relacionamento com o paciente.

5 – Posicionamento estratégico

Há algum tempo a ideia de clínicas médicas concisas com instalações minimalistas e processos simplificados ganha adeptos no mundo inteiro.

Seguindo esse raciocínio, não há nenhum sentido no desperdício de materiais. Pior ainda se agridem o meio ambiente.

Nesse sentido a emissão de prontuários e receitas médicas em papel é controversa. Não só por isso, mas pelos inúmeros benefícios trazidos à segurança da informação do paciente, é preferível recorrer ao prontuário eletrônico. Decisão, ao mesmo tempo, sustentável e prática na perspectiva do paciente, que ainda é favorecido com prescrições digitais.

Ainda, é possível controlar melhor a evolução do histórico de saúde porque os dados ficam organizados na tela de atendimento. Você ainda pode restringir o acesso com senhas para acesso apenas dos profissionais indicados.

Por se tratar de um espaço compartilhado, inclusive a Internet, o sigilo a essas informações é crucial. Por fim, ao se livrar da papelada desnecessária, há economia na locação de um cômodo extra, exclusivo para a guarda e armazenamento dos documentos.

Coworking médico: gestão administrativa sem aperto

Você deve ter percebido o quanto o coworking médico favorece a atuação do profissional, que não quer investir em estrutura própria no momento.

A integração de dados acelerada pela transformação digital contribui para que essa seja uma solução eficiente, permitindo o creciemento da base de pacientes próprios, ao passo que possibilita maior flexibilidade ao médico.

Com uma plataforma médica, sem dúvida será mais fácil acompanhar a evolução dos pacientes e dar conta de gerir o negócio.

Isso porque os melhores softwares médicos são desenvolvidos exclusivamente para otimizar a rotina de quem atende sozinho ou em uma clínica médica. Não por acaso, reúne módulo financeiro, relacionamento, telemedicina entre outras funções, tudo em um só lugar.

Contando com tantas facilidades, certamente o coworking médico pode ser uma boa opção para o seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue navegando pelo blog iMedicina!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: