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Cursos online de marketing médico para quem deseja melhorar resultados da clínica

Você já deve ter ouvido que desenvolver rotinas de marketing eficazes é uma exigência irreversível no seu ramo de negócio.

Ramo? Negócio? Ramo de negócio?

Não, você não se formou médico para tocar um negócio, ser um gestor. Sua formação é para lidar com seres humanos, cuidar de sua saúde e de seu bem-estar. Essas extravagâncias de marketing, gestão, CRM, marketing digital, relacionamento e outras tantas não fazem parte do seu currículo acadêmico.

De mais a mais, essa coisa de marketing é um verdadeiro bicho de sete cabeças. Não é?

Sim, marketing é um bicho de sete cabeças. Há, na verdade, quem garanta que são de nove e até dez. Desde que as estratégias de marketing começaram a migrar aceleradamente para a internet, complicou de vez.

Agora, além de fazer planejamento de marketing, criar rotinas de relacionamento, aprender a lidar com o CRM, montar estratégias para fidelizar o cliente e estabelecer métricas para controlar os resultados, entre outras excentricidades, ainda tem essa coisa de lidar com redes sociais, blogs e um tal de inbound marketing.

Aceito o desafio de estabelecer uma rotina de marketing, mas será que sobraria tempo para os pacientes?

Nesse caso, estaríamos, realmente, diante de um contrassenso. Afinal de contas, o paciente é o seu cliente e o núcleo das políticas de marketing é exatamente o cliente.

Já ouviu dizer que o cliente satisfeito retorna? Nem sempre acontece assim, mas oferecer a ele uma excelente experiência quando utilizar a sua clínica ou seu consultório ajuda muito. Se você conseguir elaborar formas de dar continuidade a essa experiência positiva, se encontrar formas de continuar se relacionando com o paciente mesmo após o atendimento, a chance de fidelizá-lo é muito maior.

Tudo isso é o bicho de sete (ou seriam dez?) cabeças.

Mas quem foi que disse que você tem que enfrentar esse desafio sozinho?

Se você chegou até aqui, a impressão é de estar diante da necessidade, imposta pelo mercado (sempre ele!), de conciliar coisas irreconciliáveis. Ou você cuida do paciente ou dessa outra disciplina que serve para você deixar o paciente ainda mais satisfeito.

Que contradição!

A boa notícia é que existem profissionais especializados em marketing no mercado. A má é que nem todos estão capacitados para desenvolver um bom trabalho, o que não chega a surpreender. É assim em qualquer área.

De qualquer modo, se você puder contratar um, já foi dado o primeiro passo. O primeiro, não o único. Esse primeiro passo, se você tiver apenas um consultório e um profissional da área não se encaixar no orçamento, pode ser dado com a contratação de uma empresa de assessoria (ou consultoria) em marketing. Seria algo como você adequar o tamanho da solução ao tamanho da demanda.

Agora, é preciso dizer algo muito sério. É muito difícil escolher um serviço profissional de marketing sem entender nada do assunto, sem ter a mínima noção de para que serve o marketing, de como se estabelece um departamento, uma rotina, estratégias e táticas de marketing.

Outro ponto é que você, no caso de optar por essa orientação de negócios… Orientação do quê?

Sim, é preciso, antes de tudo, entender que o seu consultório, a sua clínica ou a sua empresa de serviços médicos é um negócio. Ora, você quer aumentar o faturamento, quer ter clientes fiéis, quer reduzir a dependência dos convênios e, quem sabe, ampliar o consultório e montar uma filial da clínica.

Se não estamos falando de negócio, do que estaríamos falando então?

Sendo assim, ao reconhecer que está à frente de um negócio, você não pode abrir mão de ser o seu gestor, o que requer conhecimento multidisciplinar, visão sistêmica e domínio de todos os processos, inclusive os de marketing.

É preciso ter a consciência de que, implantados os processos de marketing, você será parte fundamental da engrenagem, operará as ferramentas e se integrará às estratégias. Se você não entender o que é marketing e não conseguir reconhecer sua importância enquanto ferramenta estratégica que traz resultados reais, não faz diferença se você contratará profissionais da área ou uma empresa de consultoria. Eles vão falar uma língua e você outra.

Por que não um curso online de marketing para profissionais de saúde online?

Já deu para perceber que terá que rolar mais sacrifício? Pois é. Não bastasse os anos de faculdade, residência e estudos disciplinados e intermináveis de medicina, ainda tem mais essa agora.

Não é, entretanto, o caso de arrancar os cabelos. Você não precisará se tornar um especialista em marketing. Você não precisará se tornar um gestor de marketing, mas um gestor que sabe o que é marketing e tem noção de como funciona, como pensa, como se comporta e como interfere nos resultados do seu negócio.

Você sabia que existem alguns bons cursos específicos para profissionais de saúde online na área de marketing?

Pois os cursos para profissionais de saúde online existem, com abordagens e cargas horárias diferentes e com menor ou maior profundidade.

O melhor desses cursos para profissionais de saúde online é que eles trabalham as três frentes fundamentais para preparar o profissional médico para encarar o desafio de adotar a orientação de marketing em seu negócio.

A primeira frente é oferecer conteúdo para que o profissional de saúde online entenda o que é marketing, como funciona e qual seu papel dentro de uma empresa, seja de que ramo ela for.

A segunda é a abordagem integrada ao seu ramo, propiciando, dentro do processo de aprendizagem, a visão da aplicação das técnicas de marketing no seu negócio. Aliás, um bom profissional de marketing é aquele capaz de entender qualquer negócio. Um bom gestor é aquele que sabe como o marketing pode ser aplicado de forma eficaz no seu negócio.

A terceira frente dos cursos de marketing para profissionais de saúde online é a abordagem prática e operacional, treinando o profissional para interagir com as rotinas de marketing e ser capaz de ter controle sobre esse aspecto do negócio, até mesmo participando da elaboração de estratégias. Em outras palavras, você aprende a aplicação no dia a dia.

Vale ressaltar que o marketing está cada vez mais ligado à tecnologia. Na verdade, se serve dela para atingir os objetivos. A boa notícia é que a tecnologia, embora exija permanente esforço de reciclagem, existe para facilitar e não para dificultar a vida das pessoas.

Sendo assim, tranquilize-se, pois, ao final de todo esse processo, você perceberá que as coisas funcionarão melhor, com processos mais práticos e rápidos, que você terá uma visão mais clara e abrangente da rede de processos e relações que envolvem você, seu consultório ou sua clínica e seus clientes.

Alguns cursos de marketing para profissionais de saúde online

Agora que parece ter ficado claro que o objetivo não é enfrentar o bicho de sete cabeças, mas transformá-lo em aliado e usar a sua complexidade a nosso favor, agora que já vimos que você não precisa se tornar um especialista em marketing e mesmo assim pode tirar ótimo proveito de sua adoção como disciplina estratégica em se negócio, o próximo passo é aprender.

Abaixo está uma pequena relação de opções de cursos para profissionais de saúde online na área de marketing e um breve resumo do que oferecem.

Curso Médico Celebridade

É um curso de marketing online para profissionais de saúde dividido em cinco módulos, ministrados por meio de vídeo-aulas. Trata-se de um método desenvolvido para ensinar os profissionais de saúde a desenvolver habilidades de marketing para ganhar visibilidade, por meio da construção de marca (branding), da produção de conteúdo e publicidade na internet, do desenvolvimento de estratégias e das táticas de relacionamento com cliente, além da orientação dos processos de atendimento para a obtenção de excelência e satisfação do cliente como fator de continuidade da relação entre médico e paciente.

Esse curso de marketing para profissionais de saúde online anuncia como diferencial a linguagem acessível e as aulas elaboradas para que o entendimento seja fácil e a execução dos ensinamentos idem.

Marketing Médico de Resultados – Modelo M3 Plus

Esse curso para profissionais de saúde online anuncia estar apto a oferecer 72 dicas infalíveis para aumentar o faturamento de uma clínica. O conteúdo também é ministrado em vídeo-aulas.

O enfoque, pelo menos a julgar pelo conteúdo oferecido, é bem abrangente. São abordados os aspectos estratégicos do marketing, como pesquisa, estudo e análise de mercado, e táticos, como a comunicação, além das 72 dicas.

Curso Marketing para Médicos

Esse curso para profissionais de saúde online, dividido em quatro módulos (Conceitos de marketing para médicos / Ambientes de marketing / Comunicação em saúde / Marketing pessoal e de relacionamento), tem duração de seis horas.

O objetivo é ambientar o profissional de saúde com o marketing e mostrar que a aplicação de seus conceitos é possível, mas, acima de tudo, vital para a obtenção dos resultados comerciais e de marketing desejados.

Curso Marketing para Clínicas e Consultório

Esse curso para profissionais de saúde online na área de marketing é oferecido pela Faculdade Unimed. A diferença é que se trata de um curso presencial, com carga de 12 horas e frequência mínima exigida de 75% para obtenção do certificado.

O objetivo do curso é capacitar profissionais da área de saúde para o desenvolvimento de estratégias de utilização das ferramentas de marketing para promover o negócio.

Conclusão

Como você pode observar, não faltam boas opções para adquirir e desenvolver seus conhecimentos em marketing por meio de um curso para profissionais de saúde online. No fundo, há um aspecto que pode servir até de incentivo. Assim como na medicina, o marketing lida, essencialmente, com o ser humano.

Os cursos de marketing para profissionais de saúde, online ou presenciais, não te transformarão em especialista, mas irão ajudá-lo a compreender essa ferramenta. O marketing, em sua forma mais contemporânea, é a disciplina que tem por finalidade desenvolver trocas satisfatórias para quem oferece e para quem quer, precisa ou deseja comprar, tendo a maximização da satisfação do cliente como objetivo a ser atingido e elemento propulsor de rentabilidade e lucratividade para quem quer fazer seu negócio se diferenciar e decolar.

Se é o que você procura, não recue diante do bicho de sete cabeças. Ele é domesticável. Após fazer um curso para profissionais de saúde, online ou presencialmente, você observará que estará melhor preparado para dar suporte à implantação de uma rotina de marketing em seu consultório ou clínica.

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Escrito por
Equipe iMedicina