No dia 18 de outubro é comemorado o dia do médico no Brasil. É uma data para homenagear estes profissionais tão necessários na sociedade, que demonstram incansável dedicação, amorosidade e comprometimento com cada paciente e com cada história que chega até o consultório. Como aparece no próprio juramento que os doutores e doutoras fazem durante a formatura, os médicos manifestam a arte de curar. É pelo seu comprometimento com o ofício que nascemos, vivemos e somos acompanhados até os últimos suspiros de vida.
Mas como homenagear os profissionais do seu centro médico nesta data? Há inúmeras formas de agradecer e valorizar o trabalho deles. Porém, entre as diversas opções, é importante avaliar qual é a maneira mais adequada para o seu espaço e a sua equipe, de acordo com a estrutura da empresa, o número de funcionários, a quantidade de unidades ou sedes, o orçamento disponível, a especialidade (se houver), entre outros fatores.
Essa avaliação é necessária para assegurar que a mensagem seja transmitida. Por exemplo, se o centro médico tem várias unidades espalhadas por diferentes regiões, deve optar por ações de marketing digital como e-mail marketing ou redes sociais para atingir a todos ou realizar uma homenagem para cada unidade.
Já se a clínica for menor, com apenas uma especialidade médica, por exemplo, é possível pensar em um formato mais personalizado, voltado para uma equipe bem definida como, por exemplo, um almoço de confraternização ou uma palestra. Neste artigo, apresentamos algumas ideias de como celebrar o dia do médico na sua instituição.
Que tal dar um presente para os médicos que você conhece?
Preparamos uma série de e-books gratuitos para comemorar esse dia!
Se você gostaria de dar um baita presente para seus médicos, compartilhe com ele a nossa página de E-books Gratuitos que vão ajudá-lo a organizar melhor o consultório. São mais de 20 livros digitais! Tudo o que você precisa fazer é copiar e colar a mensagem abaixo no seu Facebook e marcar o médico:
Mensagem para dia dos médicos
“Olá Dr. Fulano!
Nesse dia especial, gostaria muito de agradecer pelo carinho e cuidado que você dedica aos seus pacientes. Encontrei na página do #iMedicina um presente especial para o seu dia! Espero que goste! É uma série de livros digitais que hoje estão gratuitos, para comemorar o seu dia, e para te ajudar no consultório! Receba com carinho o presente que eu e o iMedicina preparamos para você! Feliz dia do médico!
Para acessar, use o link: https://imedicina.com.br/materiais-educativos
Abraços,
Seu nome”
Estratégias de marketing digital são uma opção interessante, pois são simples de fazer e demandam baixo investimento. A clínica médica pode enviar um e-mail marketing para todos os colaboradores com um texto em homenagem ao dia do médico, enaltecendo as glórias e os obstáculos da profissão. Também pode fazer isto nas redes sociais e na Home Page da instituição, tornando a homenagem pública para um grupo ainda maior de pessoas. Se o texto for impactante, tem chances de acabar viralizando e não apenas cumprir a sua função, mas também fazer publicidade para a clínica.
Se a verba disponível for maior, para o caso de hospitais ou grandes centros de saúde, uma boa pedida é fazer um anúncio em comemoração ao dia do médico para veicular em jornais e revistas da região ou em publicações especializadas. Outra possibilidade é encomendar uma peça para anunciar no outdoor em frente ou próximo à instituição. Será uma grande homenagem aos profissionais e dará visibilidade também.
Para os casos de clínicas e centros especializados em uma área médica, pode ser interessante realizar um sorteio de participação em congresso do setor, que é uma maneira de homenagear o profissional estimulando-o a estar em constante aperfeiçoamento. Ainda neste sentido, uma alternativa é organizar uma palestra focada no dia do médico para tratar de assuntos técnicos ou para incentivar a autoestima e a energia da equipe.
Dependendo de quantos profissionais fazem parte da equipe, outra forma de homenageá-los no dia do médico é convidar a equipe para um almoço ou jantar de confraternização. Essa é uma ação direta para eles e pode ser acompanhada de outra ação envolvendo os pacientes ou os demais colaboradores da clínica ou consultório, como as estratégias de marketing digital.
Antes de decidir, no entanto, é aconselhável prestar atenção aos eventos organizados pelo Conselho Regional de Medicina do seu estado, uma vez que estes costumam promover ações ou eventos no dia do médico. Por isso, é válido conferir estas programações paralelas para não dividir a equipe.
Ainda no intuito de inspirar os profissionais, uma prática que já ocorreu em centros de saúde pelo Brasil e que costuma gerar boas notícias é oferecer um dia de atendimento gratuito durante o dia do médico. Os profissionais receberão muitos agradecimentos das pessoas beneficiadas, e poderão comemorar a data promovendo a essência da medicina.
Uma forma especial de marcar o dia do médico é presentear cada profissional com brindes personalizados. Pode ser um objeto que remeta à profissão ou que seja usado durante o trabalho, como termômetros, estetoscópios ou agendas. Se o centro médico é especializado em procedimentos estéticos, como dermatologia ou cirurgia plástica, por exemplo, pode-se optar por brindes relacionados ao cuidado com o corpo, como cremes e artigos de SPA.
O presente também pode ser algo para aproveitarem no tempo livre, como kit churrasco, boné, mochila, kit para vinhos, entre outros. Outra opção é encomendar cestas de café da manhã ou de produtos gourmet para que os médicos levem para casa e desfrutem com pessoas do seu convívio. Outra dica é fechar uma parceria com um estabelecimento que os médicos costumam frequentar próximo ao centro de saúde, como um café ou restaurante, e estabelecer uma refeição ou um lanche para eles usufruírem durante a semana.
Se você gostou deste artigo, aproveite e leia outras matérias em nossa página!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment