Dicas para médicos criarem um blog de sucesso

dicas para médicos

Para que um consultório médico tenha sucesso, é necessário estar continuamente buscando novas formas de se comunicar com seu público. Por isso, uma das principais dicas para médicos fortalecerem o seu relacionamento com os paciente é: crie um blog.

Porém, para que ele tenha um bom número de acessos e visualizações, é preciso seguir algumas recomendações. Quer saber quais? Leia este artigo. A seguir, falaremos mais sobre o que você precisa fazer para desenvolver uma estratégia eficiente.

Qual a importância de ter um blog?

Segundo pesquisa do Google, 26% dos brasileiros recorrem ao buscador para tirar suas dúvidas sobre saúde antes de se consultarem com um profissional de saúde. Essa estatística mostra dois aspectos importantes:

  • como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua saúde;
  • existe uma grande oportunidade a ser explorada na internet.

No marketing, o desenvolvimento de um blog é baseado em estratégias de marketing de conteúdo, que consiste na criação de materiais relevantes para atrair, ajudar e fidelizar o público. 

Prova disso é a grande quantidade de profissionais de saúde, clínicas, e hospitais utilizando a internet para distribuir artigos informativos para a população. Porém, ainda há espaço para que você comece a fazer uso dessa estratégia. Entre os resultados que podem ser alcançados, estão:

  • educar a população: como retrata a pesquisa, já existe uma enorme demanda por informações sobre saúde na internet. Entretanto, nem sempre as respostas encontradas são verdadeiras, o que pode comprometer a saúde das pessoas. Por isso, você pode usar o seu conhecimento para educar a população e evitar que sejam enganadas;
  • atrair novos pacientes: ao educar as pessoas, você constrói uma reputação e passa a ser uma referência na sua área. Em consequência disso, ao precisarem de um médico, os leitores do seu blog tendem a lembrar de você e se tornam pacientes;
  • desenvolver e fortalecer o relacionamento: ao produzir conteúdos contínuos sobre saúde, mantendo os seus pacientes informados e atualizados, você constrói uma relação de proximidade, estreitando laços com eles;
  • aumento da visibilidade: com o sucesso do blog, ele passa a ser melhor ranqueado no Google e, consequentemente, aparece em mais resultados de pesquisas. Com isso, há um aumento no número de leitores e na sua visibilidade.

Conheça algumas dicas para médicos desenvolverem o seu próprio blog

Embora existam outras plataformas para a distribuição de conteúdo, como as redes sociais, com um blog você não está sujeito às imposições de empresas como o Facebook. No entanto, se mesmo assim você tem dúvidas, saiba que, de acordo com outro estudo,  63% das pessoas confiam mais em empresas que produzem conteúdo digital.

Além disso, diferente das postagens nas redes e dos e-mails enviados, o conteúdo de um blog é eterno e sempre estará disponível para leitura, tanto que é muito comum empresas continuarem a conquistar novos clientes com textos produzidos há dois ou três anos.

Então, se essas informações já foram suficientes para convencer você a criar o seu blog, temos algumas dicas para médicos iniciarem a sua estratégia de marketing de conteúdo de forma correta, sem pular etapas e sem perder tempo com ações desnecessárias. 

Defina seus objetivos

Assim como qualquer ação de marketing, o blog precisa ser pensado para alcançar um determinado objetivo. Com essa definição, fica mais fácil criar conteúdos mais precisos para que a sua meta seja cumprida. Por isso, antes de começar a desenvolver os seus artigos, escolha quais são os seus objetivos, dentre os seguintes:

  • atrair novos pacientes;
  • fidelizar o seu público;
  • fortalecer a sua presença digital;
  • se tornar uma referência;
  • educar as pessoas;
  • aumentar a visibilidade do consultório.

Posteriormente, avalie qual público pretende atingir, defina qual será a sua periodicidade na produção de artigos e quais assuntos serão abordados. Com essas informações, você consegue planejar o desenvolvimento do seu blog e escrever textos que se comuniquem com o seu público.

Produza conteúdos claros e precisos

Ao definir o perfil das pessoas que você deseja que leiam seus conteúdos, é necessário produzi-los com uma linguagem comum para esse público. Assim, eles terão o pleno entendimento do que foi escrito e, de fato, serão educados com o texto.

Ainda, um erro muito comum é utilizar palavras que fazem parte do dia a dia de médicos, mas que não são de uso da população. Lembre-se que o especialista é você e não os seus leitores. Então, escreva em uma linguagem adequada para leigos.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Ademais, evite conteúdos longos, faça uso dos subtítulos, listas e imagens. Isso porque são práticas que tornam o texto mais agradável para leitura. Caso contrário, por mais que o seu artigo seja bem escrito, as pessoas tendem a abandoná-lo antes do fim.

Mais qualidade do que quantidade

Geralmente, ao produzirem textos para o blog, muitos profissionais de saúde priorizam a quantidade do que a qualidade. Assim, o conteúdo fica longo demais e, na maioria das vezes, pouco informativo.

Por isso, é melhor se dedicar a como o texto está sendo escrito do que o quanto de palavras ele contém. Outrossim, uma regra importante: jamais copie textos da internet. Caso contrário, são grandes as chances do plágio ser descoberto e afetar a sua reputação.

Atente-se às limitações do CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) é o órgão regulador da prática da medicina no Brasil e, por meio da resolução n.º 1.974/2011, estabeleceu o Manual de Publicidade Médica. O objetivo do CFM é nortear as ações de marketing médico, evitando que abusos e sensacionalismo sejam utilizados para promover um profissional.

Assim, conhecer a íntegra desse manual é de extrema importância para sua estratégia de marketing de conteúdo. Isso porque você evita o risco de infringir uma regra e ser penalizado pelo conselho, o que também pode afetar a sua reputação. Entre os principais pontos vetados ao escrever um texto ou divulgá-lo, estão:

  • fazer propaganda de método ou técnica não aceita pela comunidade científica;
  • expor a figura de um paciente para divulgar uma técnica, método ou resultado de um tratamento;
  • anunciar a prática de técnicas exclusivas;
  • garantir ou indicar o sucesso de um procedimento;
  • fazer autopromoção.

Entretanto, para ter o pleno conhecimento da norma e desenvolver estratégias em pleno acordo com ela, dedique um tempo para conhecer todas as limitações impostas pelo CFM.

Planeje a divulgação do blog

Se você definiu os seus objetivos, já sabe qual o público deseja atingir. Então, ao planejar a divulgação do blog, essa informação precisa ser considerada. Geralmente, as redes sociais e o e-mail marketing são as melhores ferramentas para distribuição de conteúdos.

No entanto, você também pode fazer com que as pessoas encontrem seus textos a partir de uma pesquisa no Google. Para isso, você precisará entender mais sobre Search Engine Optimization (SEO), um conjunto de técnicas que fazem o algoritmo do Google priorizar o seu blog nos resultados.

Ademais, você também pode investir na compra de espaços publicitários no Google, mais precisamente no Google Ads. Assim, mesmo que o blog não esteja bem ranqueado, o seu anúncio irá aparecer no topo das primeiras páginas do buscador.

Saiba como o iMedicina pode te ajudar nessa estratégia

O iMedicina é uma empresa que, além de desenvolver um dos melhores softwares médicos do mercado, é especialista na criação de estratégias de marketing médico, sendo uma excelente solução para conquistar e fidelizar pacientes. Para isso, fazem uso das seguintes estratégias:

  • criação e publicação de conteúdos personalizados elaborados por jornalistas e profissionais de marketing com experiência no assunto;
  • desenvolvimento de site médico integrado com blog;
  • criação de fluxos de e-mail marketing personalizados com conteúdos do seu blog;
  • elaboração de postagens nas redes sociais para compartilhar os seus artigos com seus seguidores;
  • otimização e monitoramento de campanhas para anúncios no Google Ads.

Assim, com o método do iMedicina, você segue todas as nossas dicas para médicos, fazendo com que o seu blog tenha sucesso e alcance um público cada vez maior. Dessa forma, você rapidamente se tornará uma referência sobre assuntos de saúde na sua especialidade.

Quer saber mais sobre como o iMedicna pode ajudá-lo a cuidar do marketing do seu consultório? Fale com um consultor e tire as suas dúvidas.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: