Dicas para reconquistar pacientes que consultaram uma vez e não retornaram

reconquistar pacientes

Desenvolver ações eficazes para atração e fidelização de pacientes é o objetivo e também o maior desafio de qualquer consultório e clínica que almeja o sucesso. A tarefa é ainda mais complicada quando há uma alta rotatividade, exigindo a elaboração de medidas para reconquistar pacientes.

Por isso, preparamos este artigo para explicar um pouco mais sobre o assunto e listar algumas dicas que irão ajudar a lidar com o problema. Então, se ficou interessado, continue a leitura do texto.

Quais os impactos negativos da alta rotatividade de pacientes?

No mundo moderno, os pacientes se tornaram mais exigentes com os serviços prestados pelos profissionais de saúde. Agora, apenas o bom atendimento já não é mais suficiente para fidelizá-los, mas esperam ter uma experiência positiva.

Se o seu consultório tem uma boa capacidade de atração de novos pacientes, mas um baixo percentual deles retorna para a segunda consulta, é muito provável que você não esteja oferecendo uma boa experiência para o paciente, o que causa um problema de retenção.

Dessa forma, o primeiro impacto negativo é percebido nas finanças da organização. As estratégias de marketing médico para captar pacientes exigem um grande investimento. Quando elas cumprem seu papel e o paciente não retorna, se tornam uma despesa incômoda no orçamento.

Além disso, a baixa capacidade de retenção reduz a quantidade de pacientes que poderiam ser alcançados pela recomendação de outros pacientes. Em resumo, a alta rotatividade se transforma em uma bola de neve e deixa um buraco nas finanças.

Por último, ter um grande quantitativo de pacientes que não retornam tende a afetar as avaliações do consultório e, consequentemente, prejudicar a sua reputação e imagem. Neste sentido, você precisa entender a importância de reconquistar pacientes.

Qual a importância de reconquistar pacientes?

Ser eficiente na adoção de medidas para reconquistar pacientes é fundamental para ter sucesso e promover o crescimento da clínica ou consultório. Dessa maneira, além de evitar os impactos negativos da alta rotatividade, você mantém a sua base de paciente.

Com isso, é possível ter previsibilidade financeira, o que garante um planejamento sólido dos investimentos futuros. De modo geral, os profissionais que conseguem reter os pacientes são aqueles que se preocupam em oferecer uma experiência satisfatória.

Assim, para reconquistar os pacientes é necessário estar atento às necessidades deles, oferecer atendimento humanizado, estabelecer um relacionamento próximo e um canal de comunicação ativo.

Agora que você já sabe quais os prejuízos causados pela dificuldade na retenção de pacientes e entendeu a importância de reconquistá-los, chegou o momento de conhecer algumas estratégias que contribuem para a fidelização do seu público.

Saiba como reconquistar os pacientes que não retornaram

O primeiro passo para manter os seus pacientes satisfeitos é enxergá-los como seres únicos, respeitando suas individualidades, preferências e expectativas. Porém, o mais comum é encontrar profissionais que enxergam as pessoas como números.

Então, para que você seja reconhecido pela sua capacidade de retenção de pacientes, preparamos algumas dicas que podem ser implementadas hoje no seu consultório. Ficou interessado? Continue a leitura.

1) Explique para o paciente a importância dos check-ups e exames regulares

Quando o paciente não retorna pela insatisfação com seu trabalho, o problema precisa ser tratado na sua origem e é provável que ele procure outro profissional para continuar o seu tratamento.

Porém, pode ser que esse não seja o motivo dele não retornar ao consultório. Geralmente, essa ação está relacionada com a falta de interesse em cuidar da sua própria saúde, o que o desmotiva a manter uma rotina de visitas ao médico.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Assim, para conseguir contornar essa situação e evitar que esse paciente não retorne ao consultório, você precisa esclarecer a importância dele realizar os exames e check-ups periódicos.

Dessa forma, a depender da idade e do estado de saúde do paciente, explique os benefícios do diagnóstico precoce de doenças, a necessidade de manter um estilo de vida saudável e as complicações decorrentes da falta de tratamento de uma patologia não diagnosticada.

Com isso, além de dar bons motivos para o paciente cuidar da sua saúde, você estabelece um vínculo com ele, fortalecendo o relacionamento e, consequentemente, fidelizando-o ao seu consultório.

2) Use o marketing de conteúdo para reconquistar pacientes

Provavelmente, você recebe diariamente na caixa de entrada do seu e-mail diversas mensagens de diferentes empresas, as chamadas newsletters. Essa é uma estratégia eficiente, que vem sendo muito utilizada no setor de saúde.

Ademais, essas ações são baseadas no disparo recorrente de e-mails que contêm conteúdos sobre saúde, mas que sejam relevantes para o paciente. Com isso, você o mantém informado a respeito dos cuidados com o seu corpo.

Outrossim, a internet se tornou a principal fonte de informações da população sobre assuntos relacionados à saúde. Neste sentido, para usufruir dessa oportunidade, você precisa ir além do site médico e deve investir no desenvolvimento de um blog.

Dessa forma, além de utilizar o e-mail marketing para manter a comunicação com o paciente e educá-lo, você pode direcioná-lo a sua página, se tornando uma referência para ele e, com isso, sendo lembrado quando necessitar de um atendimento médico.

3) Ofereça  infraestrutura adequada e funcionários capacitados

Outro fator com grande influência na retenção de pacientes é a qualidade da infraestrutura oferecida e do atendimento prestado pelos seus colaboradores, principalmente as secretárias e as recepcionistas.

Isso porque são elas quem realizam o primeiro contato do paciente com o consultório. Por isso, precisam ser capacitadas a fornecer o melhor atendimento possível, demonstrando empatia, respeito e cordialidade.

Ademais, o ambiente também tem um peso considerável na experiência do paciente. Dessa forma, adote medidas que tornam o consultório um lugar agradável, onde ele se sinta seguro. Além disso, lembre-se de que o ambiente precisa concordar com o perfil do seu público.

4) Implemente um software médico

O setor de saúde conta com muitas soluções tecnológicas que trazem facilidade e agilidade para o dia-a-dia do consultório. Uma das mais importantes é o software médico, uma ferramenta com funcionalidades que transformam a rotina dos profissionais.

Ainda, a implementação desse sistema de gestão contribui para o objetivo de reconquistar pacientes. Isso porque possibilita o acompanhamento de diversos indicadores importantes, tais como, número de atendimentos realizados, quantidade de faltas e cancelamentos, entre outros.

Além disso, o software médico conta com automações de marketing que tornam a comunicação com o paciente mais assertiva, como, por exemplo, o disparo de e-mail marketing e de mensagens SMS para os pacientes.

Por fim, a alta rotatividade de pacientes deve ser entendida como um problema grave e que precisa ser resolvido o mais breve possível. Para isso, considere nossa dicas para reconquistar pacientes e promova o crescimento do seu consultório.

Quer colocar tudo em prática imediatamente? Comece se cadastrando no iMedicina Gratuito, software médico sem custo, líder em relacionamento com o paciente, que já ajuda mais de 10 mil médicos espalhados pelo Brasil a manter os resultados do consultório em constante crescimento!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: