O primeiro contato de seus pacientes com a clínica acontece por meio da recepcionista, seja por telefone ou pessoalmente. Por isso, é primordial contar com um profissional nesta posição que esteja sempre em busca de oferecer o melhor atendimento, com atenção, educação e cortesia.
Não é raro encontrar pacientes descontentes com o atendimento das clínicas ou consultórios por causa da forma como foi tratado na recepção e não pelo médico em si. É importante lembrar que um atendimento de qualidade se faz em todos os momentos.
Que tipo de atitude da equipe de recepção pode ser considerado erro ou acerto? Para ajudar você nesta importante parte da gestão de pessoas, separamos aqui quais são eles. Veja a seguir
A atividade de recepcionista parece ser algo simples, mas é uma grande responsável pela imagem que a clínica possui e transmite para seus pacientes. Muitas vezes, o gestor da clínica nem se dá conta que o motivo pelo qual pode estar perdendo consultas ou com dificuldade de conseguir novos pacientes pode estar nas atitudes de sua equipe de recepção.
Entre os principais erros cometidos por recepcionistas, e infelizmente bastante comuns, podemos citar:
Algumas recepcionistas costumam agir com pouca cortesia, com mau humor e tratando os pacientes com rispidez. Principalmente aqueles que são novos e nunca estiveram na clínica. Este tipo de problema é ainda mais grave quando se trata de um local que atende idosos ou pessoas com deficiência física, que podem ter mais dificuldade em se comunicar.
A organização é primordial para uma boa recepcionista, afinal, muitas vezes, são elas as responsáveis pelo agendamento de consultas com os profissionais da clínica. Não é raro encontrar recepcionistas que se perdem com os agendamentos, marcando consultas quando outros pacientes já estavam agendados ou deixando lacunas demais.
Em algumas clínicas ou consultórios, quando há mais de um profissional na recepção é comum as pessoas conversarem e falarem ao telefone. O problema é quando acabam falando alto demais, dando muitas risadas ou até comentando sobre outros pacientes que visitam o local.
Por outro lado, o profissional que atua como recepcionista também acertar bastante sem que isso seja reconhecido pela gestão da clínica.
A seguir, veja os principais acertos que este profissional pode fazer e incentive este tipo de comportamento em seu estabelecimento de saúde:
Uma boa recepcionista percebe quando a agenda da clínica está com muitos horários em aberto e procura saber com os médicos e profissionais se deve tentar encaixar outros pacientes. Este tipo de atitude pode melhorar a lucratividade mensal da clínica e ainda melhorar a imagem perante outros pacientes.
Uma boa recepcionista deve ser sempre cortês, tratando todos os pacientes com a mesma educação, respeito e cortesia. De preferência, agir de bom humor, sorrindo e oferecendo sempre uma excelente primeira impressão sobre a clínica.
Uma boa forma de garantir o melhor atendimento é treinar os profissionais que atuam como recepcionistas, indicando que tipo de atendimento a clínica deseja oferecer para seus clientes e quais comportamentos não serão tolerados.
Gostou de saber quais são os principais erros e acertos da recepcionista? Saiba sobre outros assuntos em nossos artigos e melhore a gestão de sua clínica ou consultório.
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