Sistema médico para clínicas: cuidados para não ter dor de cabeça

sistema médico

Gerir um negócio em saúde e manter o atendimento ao paciente é um verdadeiro desafio para os profissionais. Por isso, a contratação de um sistema médico para clínicas e consultórios vem crescendo a cada dia.

Esses sistemas auxiliam (e muito) no dia a dia do profissional de saúde, além de trazer mais tecnologia em prol do assistência. Além disso, os softwares médicos podem fazer grande diferença na corrida contra a concorrência. Entretanto, para que você possa usufruir de todos esses benefícios, é essencial tomar alguns cuidados na escolha do sistema ideal. Isso evita que a solução vire um problema.

Para esclarecer os benefícios do sistema médico para clínicas e orientá-lo sobre quais cuidados se deve tomar na hora de escolher a opção ideal, nós preparamos este artigo completo. Confira, a seguir.

Benefícios do sistema médico para clínicas

Se você está com dificuldade para conciliar as tarefas administrativas da clínica com a profissão, contratar um sistema para te auxiliar pode ser o alívio que faltava. Afinal, além de organizar a sua rotina e otimizar o seu tempo, o sistema médico para clínicas possui outros benefícios que contribuirão para seu crescimento. Veja quais são:

  • centralização de informações: sua clínica possui diversos pacientes e ter as informações de cada um deles de maneira organizada é essencial para garantir um bom atendimento. Pelo sistema para clínicas você consegue armazenar todos os dados pessoais em um só local e visualizá-los sempre que necessário;
  • otimização no armazenamento de dados: as informações dos pacientes ficam armazenadas na nuvem para evitar que você precise guardar planilhas e fichas físicas (sem correr o risco de extravio ou deterioração), garantindo a modernização da clínica;
  • organização das tarefas administrativas: o sistema médico para clínicas se destaca bastante quando se trata das tarefas administrativas. Ele possibilita criar o perfil dos seus pacientes, acompanhar o fluxo de atendimentos, monitorar a agenda de consultas, dentre outras possibilidades. Dessa forma, você poupa seu tempo com essas atividades e obtém uma rotina muito mais organizada;
  • eficiência no agendamento e cancelamento de consultas: pelo sistema é possível agendar ou cancelar consultas com facilidade. Esse é um benefício que se estende não apenas à sua equipe, mas também a seus pacientes. Afinal, eles buscam praticidade e agilidade. Quando se tem um sistema que possibilita a marcação de maneira intuitiva (muitas vezes até mesmo o agendamento online), você estará proporcionando a eles uma experiência positiva com o seu serviço;
  • integração com o prontuário eletrônico: o sistema para clínicas te possibilita a integração com prontuários eletrônicos de forma prática e segura, para que você consiga centralizar o seu acesso e controle;
  • diferencial competitivo: quando se tem um bom sistema médico integrado, seu consultório se sobressai no mercado, sendo um bom diferencial competitivo.

Cuidados necessários na escolha do sistema médico para clínicas

Se convenceu sobre a importância do sistema médico para a sua clínica? Então, agora é hora de saber quais são os cuidados necessários para garantir a escolha certa, dentre as diversas opções disponíveis. É muito importante que estes sejam levados em conta e que você analise o sistema por completo. Afinal, o software escolhido pode representar um belo investimento e centralizará todas as informações sensíveis dos seus pacientes.

Portanto, antes de escolher o sistema observando apenas o seu preço ou impressões iniciais, entenda que a má escolha pode virar um grande pesadelo. Veja o que você deve levar em consideração ao optar por um software médico, a seguir.

Qualidade do sistema médico para clínicas

Quando o assunto é qualidade, é importante observar se o sistema oferece recursos modernos, como prontuário eletrônico, telemedicina, agendamento online, dentre outros.

Além disso, veja se a tecnologia possibilita a personalização, como a criação de mensagens de confirmação de consulta, automação de e-mails de aniversário, dentre outras possibilidades. Esse fator é muito importante pois te ajudará bastante nas suas estratégias de marketing médico.

Analise ainda a privacidade e a segurança do software médico para o compartilhamento de dados. Existe backup em caso de perda de informações? Ele consegue adequar a clínica ou o consultório à Lei Geral de Proteção de Dados? Caso contrário, você poderá ser alvo de multas severas se houver o vazamento de informações dos pacientes.

Por fim, certifique-se de que o sistema escolhido está de acordo com as normas previstas pelo CFM e pelo protocolo SBIS. O último determina a necessidade de backups regulares, o uso de servidores seguros, dentre outras regulamentações.

Atendimento ao cliente

Após checar a qualidade do sistema, verifique como funciona o suporte ao cliente. É indispensável que a empresa responsável ofereça atendimento ao consumidor de forma eficiente e ágil. Isso garante que você possa solucionar qualquer dúvida ou problemas que surgirem.

Então, antes de fazer a sua escolha, verifique se há um leque de opções de atendimento e, se possível, faça uma experiência com seu suporte. São opções de canais de atendimento que um bom sistema deve ter: WhatsApp, chat, e-mail e telefone.

Estrutura do sistema médico para clínicas

Por fim, não deixe de avaliar a estrutura do sistema para garantir que você estará bem servido. Ele pode ser acessado em diferentes dispositivos? Possui layout responsivo e é de fácil usabilidade? Essas são questões que, no seu dia a dia, farão toda a diferença.

Agora você já compreendeu quais são os principais cuidados necessários ao analisar as opções de sistemas médicos para clínicas e está na hora de ir em busca do seu. Durante suas pesquisas, não deixe de conferir a proposta do iMedicina: um sistema completo, seguro e de fácil usabilidade. Temos certeza que você se surpreenderá! Clique aqui e saiba mais.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários do post. Te aguardamos em nosso blog para mais dicas sobre marketing médico e empreendedorismo.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: