Ética na odontologia: conheça os principais pontos

odontologia

Para entender a finalidade da ética na odontologia, é importante primeiro definir que esse campo da filosofia, a ética, dedica-se aos princípios e valores morais que regem as ações do ser humano.

Como resultado, a ética é aplicada às diferentes atividades humanas visando uma sociedade mais igualitária, produtiva e, por consequência, mais saudável. Essa ciência orienta ainda as relações entre o Estado e a população.

Como pilares da ética de uma nação, estão os conceitos passados ao longo da história e específicos de cada cultura que seguem uma linha construtiva. O profissional da odontologia precisa, acima de tudo, gostar de pessoas.

 O código de ética na odontologia

Um dos grandes passos para a ética na odontologia está vinculada à regulamentação da profissão. Com isso, foram estabelecidos alguns dos principais preceitos observados pelos especialistas dessa área da saúde. O Código de Ética da Odontologia em vigência foi validado em 1º de janeiro de 2013.

Ele é fruto de muitos debates entre representantes de classe, de entidades públicas e privadas, bem como do Conselho Federal e Conselhos Regionais. Entre os pontos de destaque está o sigilo das informações obtidas enquanto desempenha a sua atividade e o direito de negar-se a trabalhar em ambientes públicos ou privados que não considere adequados.

Desde que obedeçam as normas do Código e outras legislações pertinentes, os profissionais podem contratar os serviços de outros odontologistas e desistir de um tratamento se acreditar que a ação possa prejudicar o desempenho ou a relação com o paciente.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Nesse tipo de situação, é obrigação do profissional deixar um registro por escrito para o paciente ou ainda para o responsável legal. Ele precisa assim fornecer todos os dados essenciais para que o cirurgião-dentista que assumir o serviço possa continuar o procedimento. Desse modo, tanto o odontologista quanto o paciente ficam protegidos.

 Algumas das normas centrais da ética na odontologia

Quem cuida da saúde bucal das pessoas tem que garantir que as regras éticas e legais da atividade sejam alcançadas. Isso significa também comunicar ao Conselho Regional, de forma embasada e discreta, suspeitas de violação ao Código de Ética e das diretrizes para a prática da odontologia.

Como resultado, o especialista ajuda a garantir a boa imagem e o prestígio da profissão. Ele deve manter-se sempre atualizado em seu conhecimento cultural e técnico-científico sobre a atividade e tem de resguardar o sigilo do paciente. Sobretudo, vê-se como fundamental que o odontologista demande as condições apropriadas para realizar os tratamentos com ética. Não se pode omitir informações sobre os eventuais riscos envolvidos em determinados procedimentos. Uma abordagem ética apresenta os custos e alternativas para o tratamento.

Um odontologista nunca deve propor e efetuar ofícios desnecessários ou que para os quais não seja habilitado. É necessário que os prontuários estejam de acordo as normas regentes para facilitar a atualização e interpretação por outros profissionais.

Todas essas ações culminam no objetivo maior, que é preservar a saúde e a dignidade dos pacientes. Ainda que o presente o texto não esgote o assunto da ética na odontologia, ele apresenta uma visão ampla das regras a serem seguidas pelos especialistas.

Se você tem interesse em assuntos ligados à odontologia e medicina, leia os outros artigos do nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.