Fisioterapia hospitalar: principais atividades desenvolvidas

A função da fisioterapia é tratar as enfermidades por meio de exercícios com movimentos e agentes físicos como frio, calor e eletricidade, por exemplo. No âmbito hospitalar, esse especialista é fundamental para a recuperação dos pacientes com diversas doenças. Sendo assim, o profissional faz parte de uma equipe multidisciplinar para a maior comodidade e melhor reabilitação dos internados.

A responsabilidade do fisioterapeuta no hospital é avaliar, desenvolver e pôr em prática os procedimentos para diferentes condições, como o pós-operatório. Qualquer condição que altere a mobilidade da pessoa tem maior probabilidade de ser revertido ou amenizado se a fisioterapia hospitalar conduzir os exercícios com regularidade.

O profissional de fisioterapia hospitalar

Quem trabalha com fisioterapia em hospitais tem que saber efetuar o diagnóstico terapêutico, além de interpretar exames e laudos complementares. O fisioterapeuta consegue assim verificar as chamadas alterações cinético-funcionais, que se debruça sobre o sistema musculoesquelético. Esse sistema é composto por ossos, músculos, tendões, ligamentos, nervos e cartilagens. A partir dos testes, o especialista é capaz de desenvolver as técnicas adequadas de tratamento fisioterapêutico. Portanto, saber aplicar eletro-termo-foto-mecanoterapia como coadjuvantes em vários estágios é indispensável.

Em determinadas situações, ele pode ordenar os procedimentos específicos, averiguando a quantidade de sessões e o tipo de conduta a ser seguida. Cabe ainda ao fisioterapeuta hospitalar observar a evolução de cada paciente e mudar a abordagem quando preciso. A alta fisioterapêutica só deve ser indicada pelo próprio profissional da área. Isso vale também para emissão de pareceres, atestados, relatórios e laudas relativas à fisioterapia. Por ser parte da equipe de saúde, esse especialista tem que debater casos clínicos e outros temas de interesse do hospital.

Os benefícios da fisioterapia hospitalar

Mesmo quando a pessoa recebe alta, por vezes é necessário continuar com as sessões de fisioterapia em hospitais, clínicas ou mesmo em casa. Outros setores que se beneficiam amplamente desse acompanhamento são a ortopedia, neurologia ou até mesmo clínica. É preciso que a fisioterapia vise à mobilidade do enfermo com a garantia o máximo de conforto possível. Em casos em que há um período maior de internação, mais uma vez o papel do fisioterapeuta é imprescindível. Isso porque ele evita uma série de complicações recorrentes do longo tempo passado no leito.

Quando não existe um trabalho em conjunto, podem surgir lesões como úlcera de pressão e outras dores. A falta de uma imobilização correta compromete a resistência cardiovascular e o alinhamento mecânico, o que afeta os movimentos coordenados. Como resultado, a atuação do profissional de fisioterapia em relação à inatividade ou atividade reduzida do paciente ajuda a diminuir o tempo de permanência na UTI, bem como a taxa de mortalidade e o risco de infecção.

Do ponto de vista econômico do hospital, a fisioterapia propicia uma liberação mais rápida dos quartos, beneficiando a instituição e o público. Como a necessidade de antibióticos fica menor, o custo com medicamentos caros é menor para o centro de saúde.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional de fisioterapia deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de fisioterapia e dos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de fisioterapia e atrair novos pacientes!

Achou esse artigo útil? Então veja mais textos sobre saúde no nosso blog.

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Pedro Anjos