Fisioterapia no trabalho: qualidade e desempenho nas empresas

Devido ao aumento de produção no trabalho referente ao crescimento das organizações, os funcionários tendem a desenvolver doenças ocupacionais como LER – lesões por esforço repetitivo – e DORT – Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, que resultam na diminuição da produtividade temporária do funcionário e, em alguns casos, podem até terminar em diminuição permanente. Para evitar esse tipo de transtorno dentro das empresas, um profissional formado na área de fisioterapia é contratado para assessorar a saúde ocupacional dos colaboradores da instituição com a prática da ginástica laboral, da recuperação de queixas e desconfortos e da ergonomia.

Conveniada ao COFFITO, foi criada uma entidade sem fins lucrativos que representa os profissionais da área de fisioterapia do trabalho intitulada Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho (ABRAFIT).

Fisioterapia: Qualidade e Desempenho dos profissionais

Para manter um nível de qualidade elevado no trabalho, é preciso que o colaborador esteja em dia com a sua saúde, tanto a saúde física como a mental. A fisioterapia no trabalho exerce, previne e trata as possíveis lesões ocasionadas durante as atividades desenvolvidas na jornada de trabalho. O fisioterapeuta também é responsável pelo desenvolvimento de programas que previnam acidentes de trabalho. Ele desempenha o papel de consultor e gera a habituação de funcionários afastados que estão retornando às suas funções. O fisioterapeuta deve instigar os colaboradores a assumirem hábitos de vida mais saudáveis, obtendo uma consciência corporal que resulta em bem-estar tanto físico como emocional no local de trabalho.

O profissional responsável por essa área ainda pode promover palestras sobre doenças ocupacionais a fim de conscientizar as pessoas da empresa. Ele também deve orientar a postura – que quase sempre está errada – com o propósito de melhorar o desempenho do staff.

A Ginástica Laboral e Ergonomia

A ginástica laboral tem como propósito de fisioterapia fortalecer as musculaturas mais exigidas dos trabalhadores durante suas horas de trabalho, evitando lesões e problemas de posturas, que acarretam em riscos na saúde dos funcionários. Por ter um tempo curto, esse exercício não cansa os colaboradores e também ajuda na distração por uns minutos, aliviando o cansaço mental. Dentre os benefícios fisiológicos dessa pratica, estão o combate ao sedentarismo, ao estresse, à depressão e ansiedade, à melhoria na flexibilidade, à coordenação e resistência, à diminuição de traumas, inflamações e tensões musculares e ainda promove sensação de bem-estar e disposição. Em relação aos benefícios psicológicos, a pratica diária do exercício favorece o reforço de autoestima, melhora a concentração no trabalho e a capacidade de atenção e ajuda na quebra da rotina empresarial.

Na ergonomia, o fisioterapeuta especializado na área presta serviço a fim de otimizar o bem-estar humano. Ele detecta quais são os movimentos que o trabalhador realiza durante sua jornada diária, contrastando as exigências do trabalho com as dificuldades enfrentadas pelo staff, desta forma, o profissional pode orientar na realocação dos funcionários em novas funções que se adaptam melhor com sua capacidade física. Podendo ainda atuar junto ao INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – da empresa, assessorando ela no diagnóstico dos funcionários, o fisioterapeuta do trabalho tem diversas funções na empresa que trabalha.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional de fisioterapia deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de fisioterapia e dos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de fisioterapia e atrair novos pacientes!

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Pedro Anjos