Mesmo com a qualidade e o desempenho dos médicos do consultório, o cartão de visitas do local é a recepção. Afinal, mesmo com todas as modernas tecnologias, o contato humano permanece fundamental para formar vínculos com os clientes e a recepcionista é essencial nesse caso.
O paciente espera ser tratado com respeito e gentileza nesse primeiro contato, além de ter sua consulta corretamente marcada e o seu cadastro realizado. A afetividade entre recepcionista e paciente ajuda para que ele adquira calma e confiança antes do atendimento.
Para que tudo funcione da melhor forma possível, a recepcionista precisa estar muito bem treinada e ciente do seu papel para movimentar toda a engrenagem do consultório. Mas será que ela sabe quais são as suas funções?
É a recepcionista quem acolhe o paciente, mas também atende fornecedores e os profissionais do consultório. Para isso, ela precisa ter boa fluência verbal, paciência e saber lidar com as mais diversas situações de forma sensata.
Sua aparência é importante. Caso haja uniforme, ele deve estar sempre limpo e bem passado, mas se a recepcionista usar suas próprias roupas, deve optar por peças mais discretas e sem decotes. Os cabelos devem estar penteados, as unhas higienizadas e a maquiagem leve, para manter a neutralidade da função.
Como tudo hoje está digitalizado, com os consultórios médicos não é diferente. A maioria possui um software para marcar visitas, cadastrar planos de saúde, marcar exames, etc. Se ela não estiver habituada com o meio tecnológico e não tiver facilidade em aprender, não conseguirá realizar suas tarefas corretamente.
Experiências em softwares de gestão são bem-vindas, mas o interesse em estudar e aprender conta muito. O importante é que ela consiga assimilar com facilidade as ferramentas de utilização, gastando o menor tempo possível com treinamentos ou para consertar erros.
Se o inesperado faz parte da vida de todos, com os médicos essa é uma grande realidade. Tudo pode estar agendado corretamente e os pacientes aguardando a consulta, quando, de repente, o médico avisa que não poderá atender por estar em uma cirurgia de urgência. O que fazer?
A recepcionista deverá saber sair de situações como essa, sem se apoiar em histórias nitidamente mentirosas, mas sim com uma solução para o paciente. Mesmo chateado com a remarcação, o paciente consegue entender os imprevistos, só não aceita se sentir enganado.
Ficar parte do tempo de trabalho no telefone em assuntos pessoais ou em perfis de redes sociais parece falta de comprometimento com o trabalho. O que pode não ser apenas impressão. Muitas pessoas perdem o limite entre o espaço pessoal e o profissional, deixando de fazer suas tarefas para se dedicar a assuntos irrelevantes.
Por atitudes como essa serem muito comuns, a maior parte das empresas bloqueia qualquer acesso a redes sociais na internet da empresa. É uma forma de se prevenir de problemas futuros e até de demissões por justa causa.
A recepção deve estar sempre limpa, sem comidas e bebidas expostas ou papéis desordenados. Como é a recepção que inicia a imagem de todo o consultório, imagens de bagunça não dão credibilidade e nem cuidado com o ambiente de trabalho.
A recepcionista deve ser organizada: começar e terminar suas tarefas sem deixar pendências. Manter sempre ter a mão o material que usa de imediato, para guardá-los depois de usar. Fazer listas de tarefas e saber usar o software a seu favor para não perder nenhuma informação.
Quem lida com o paciente e também com tantas informações administrativas de um consultório precisa ter tudo sob controle.
Leia outros textos sobre o assunto em nosso blog.
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment