Como melhorar a gestão da minha clínica de fisioterapia?

O investimento em gestão de clínica de fisioterapia é indispensável nos dias de hoje. Mesmo em tempos de crise, o mercado no setor de saúde não deu grandes sinais de desaceleramento. Com tantos profissionais atuando, e muitos convênios acessíveis, a boa administração se tornou primordial.

Mesmo que você tenha o melhor serviço, a sua clínica de fisioterapia não irá muito longe se a gestão for fraca. O importante é entender que, longe de ser um papel exclusivamente seu, a administração envolve toda a organização. Nesse artigo mostraremos boas práticas para a gestão eficiente de uma clínica de fisioterapia.

Qualificação

Poucos empresários se dão conta da importância da qualificação profissional para a gestão. E isso não diz respeito apenas a eles, mas a toda a equipe. Se cada um tiver a plena compreensão de seu papel, todas as tarefas da clínica fluem melhor. A consulta dos pacientes passa a ser mais rápida e, ao mesmo tempo, eficiente. O reflexo disso na gestão da clínica é enorme. Com investimento em qualificação, você não terá acúmulo de função, e poderá se dedicar às ações triviais do negócio.

Software de gestão para clínica de fisioterapia

Os sistemas de gestão vendidos em softwares são uma ferramenta extremamente útil nos dias de hoje. Além disso, oferecem vantagens competitivas, visto que muitas clínicas de fisioterapia ainda não utilizam o sistema.

Esses programas integram em uma plataforma todas as ações necessárias para gerir seu negócio. É possível realizar cadastros de pacientes, controle de equipamento e estoque e fluxo do caixa. Você pode criar relatórios para descobrir o que está funcionando e o que não está na gestão.

O mercado oferece softwares genéricos, com as funções básicas para qualquer empresa, como também os exclusivos da área fisioterapêutica. Pesquise e encontre o melhor para a sua empresa.

Finanças

Uma das áreas mais importantes da clínica de fisioterapia deve receber uma atenção especial. A gestão dos recursos ditará o caminho do negócio. Uma má administração leva-o à falência. Nesse quesito, você tem à disposição muitas metodologias.

A opção para as finanças depende do tamanho da clínica fisioterapêutica. Algumas economizam contratando empresas terceirizadas, e outras preferem contar com um profissional ou equipe. Há também a vantagem dos softwares para a gestão, que oferecem todos os recursos da gestão financeira de maneira simples e fácil.

Recursos Humanos

Você não precisa ter um departamento de recursos humanos, mas não deve negar a importância dessa área. Ela vai além das relações corporativas. Sua equipe só estará motivada se tiver satisfeita com a organização. Isso envolve diretamente as suas políticas para ela.

Respeite cada um dos colaboradores, e garanta todos os direitos que eles possuem. Defina métodos para integrar a equipe, investindo, principalmente, em práticas motivadoras. Faça o melhor para cada um se sentir especial, pois, assim, eles tratarão bem os pacientes e se mobilizarão para o sucesso da clínica.

Conclusão

Essas quatro dicas são fundamentais para a melhoria da gestão, e consequentemente para o aumento do lucro. A implementação delas será lenta, e é melhor que seja, para todos se adaptem a uma nova organização.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Para adquirir mais conhecimento para sua clínica de fisioterapia, leia outros postagens do blog!

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Pedro Anjos