Clínica de fisioterapia de sucesso: 3 ações para trazer mais pacientes

Você tem uma clínica de fisioterapia e quer saber como conseguir mais pacientes? Há diversas estratégias de gestão e marketing que ajudam a aumentar a clientela de uma empresa, no entanto, antes de qualquer coisa, é essencial que você tenha um ambiente de trabalho planejado e organizado para receber o público. Se você ainda não está conseguindo o número de pacientes que espera, esse é um problema que, com certeza, tem a ver com o sistema de gestão implantado na sua clínica.

A boa gestão de uma clínica de fisioterapia é o que permite que o espaço seja receptivo e convidativo aos pacientes. Por sua vez, quando esse ambiente não é bem administrado e torna-se desorganizado, automaticamente afasta o público-alvo, pois erros como atrasos nas consultas e erros no preenchimento de prontuários, se tornam comuns. Portanto, se o seu consultório clínico enfrenta esse tipo de transtorno, é o momento de rever o seu modelo de gestão e encontrar uma solução mais eficiente.

Quer saber quais são as principais ações para conseguir mais pacientes em sua clínica de fisioterapia? Confira as três dicas essenciais que temos para você neste artigo!

Veja abaixo:

1) Invista em Marketing Digital de qualidade

Não há como conseguir mais pacientes para a sua clínica de fisioterapia sem investir em ações de marketing e, atualmente, o modelo de propaganda que vem trazendo os melhores resultados às clínicas e consultórios, de maneira geral, é o Marketing Digital. Vale a pena investir em um site responsivo para o seu consultório de fisioterapia, no qual os pacientes possam marcar as suas consultas on-line e acompanhar todas as novidades da clínica. Tenha em mente que esse é um diferencial oferecido ao público.

Outras ações de Marketing Digital que podem ajudar a sua clínica fisioterapêutica são:

• Criar um blog para a sua clínica de fisioterapia, a fim de publicar artigos e novidades para os pacientes;
• Investir no poder que as redes sociais têm de chamar a atenção do público;
• Criar uma página no Facebook para mostrar fotos do seu consultório e publicar informações para o público-alvo;
• Investir em anúncios pagos, no Facebook e no Google;
• Utilize o e-mail marketing para conseguir mais pacientes.

2) Tenha uma clínica de fisioterapia na localização certa

A localização estratégica de uma clínica fisioterapêutica tem tudo a ver com o fluxo de pacientes. Por isso mesmo, se você não está conseguindo atingir o número de pacientes que deseja, vale a pena rever se você está, mesmo, no ponto comercial mais adequado. O seu consultório é bem localizado? Oferece acesso fácil aos pacientes? Está em um local visível e tem um visual que chama a atenção do público? Esses são apenas algumas questões a serem feitas.

É essencial que a sua clínica de fisioterapia seja instalada em um local que seja convidativo ao seu público-alvo. Mas, quem é o seu público-alvo? Será preciso responder a essa questão, sobretudo, para descobrir qual é a “localização certa” para o seu consultório. Se você deseja oferecer atendimento para os públicos das classes A e B, por exemplo, é primordial investir em um endereço nos bairros mais nobres da cidade para atingir esses pacientes.

A decoração da sua clínica de fisioterapia e o foco no atendimento personalizado, além da localização estratégica, também são aspectos que podem influenciar no número de pacientes que vão até o local. Afinal, paciente que se sente confortável e bem atendido na clínica é um paciente que voltará a se consultar no mesmo lugar, quando precisar, além de indicar para os parentes, amigos e próximos. Pense nisso!

Conheça muito bem o seu público-alvo

Por fim, para elaborar as ações de marketing mais eficientes para a sua clínica fisioterapêutica, é de extrema importância que você conheça bem o seu público-alvo (pacientes). Quem são essas pessoas? Qual é o perfil socioeconômico delas? Como os seus pacientes vêem o seu negócio? O que mais tem agradado o seu público? E o que tem sido desagradável para eles? Responda a essas questões para saber como agradar os seu público e, consequentemente, conquistar novos pacientes.

Também é fundamental saber como o seu público-alvo se comporta diante da sua clínica de fisioterapia. Por isso, analise se eles aprovam o seu modelo de trabalho, se concordam com a política empresarial e, principalmente, se indicariam a sua clínica para outras pessoas. Caso você identifique falhas no atendimento ou na gestão do seu consultório a partir de relatórios, é essencial mudar o sistema de gestão para agradar a um maior número de clientes.

Afinal, na maioria dos casos, a clínica de fisioterapia não consegue atingir o número de pacientes que pretende devido a problemas de administração. Se isso estiver acontecendo, reveja o seu atual sistema de gestão!

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Esse artigo foi útil para você? Então entre em nosso blog e confira outros textos interessantes!

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Pedro Anjos