Marketing de relacionamento: 8 passos para implementar no consultório

Marketing de relacionamento: 8 passos para implementar no consultório

Com a necessidade de se diferenciar da concorrência, é cada vez maior o número de médicos que percebem a importância de criar estratégias de marketing de relacionamento para conquistar e fidelizar pacientes.

Você conhece essa vertente do marketing? Caso não, este artigo é uma leitura indispensável. Nele, você entenderá a importância de utilizar essa estratégia e terá todas as informações necessárias para implementá-la no seu consultório.

O que é marketing de relacionamento?

Por definição, o marketing de relacionamento é um conjunto de ações que visam criar e manter um bom relacionamento entre a empresa e seus clientes. O objetivo é transformar clientes em promotores da marca e, consequentemente, contribuir para a captação de um novo público.

Na rotina dos profissionais de saúde, esse tipo de marketing colabora para a manutenção de uma relação positiva, amigável, empática e duradoura entre médico e paciente. A estratégia ajuda a promover a fidelização e o engajamento com o consultório.

Neste sentido, a oferta de atendimento humanizado e o estabelecimento de uma comunicação ativa com o público são medidas essenciais para a implementação do marketing de relacionamento nos consultórios e clínicas.

Ademais, utilizar esse recurso provoca o aumento da confiança dos pacientes no seu trabalho, melhorando a sua credibilidade. Assim, o médico também se beneficia da maior disposição dos pacientes em seguir as orientações e tratamentos.

Quais são as vantagens de implementar essa estratégia no consultório?

Ao implementar o marketing de relacionamento na sua empresa, você passa a usufruir de benefícios que o diferenciam da concorrência. A seguir, conheças as principais vantagens de investir nessa estratégia.

Fortalecimento da marca

Com ações eficazes de marketing de relacionamento, você aumenta a credibilidade da sua marca. Assim, a imagem do consultório estará sempre na lembrança dos pacientes e, quando precisarem de assistência médica, tendem a preferir o seu atendimento.

Humanização do atendimento

Não existe marketing de relacionamento sem atendimento humanizado. Essa é uma prática pautada pelo respeito ao paciente, tratando-os com cordialidade e responsabilidade. Com isso, você eleva a experiência do paciente, gerando um retorno positivo.

Marketing de relacionamento promove a fidelização

Com o uso desta estratégia no consultório, você aumenta a sua capacidade de reter pacientes da base. Isso porque as ações tem por objetivo garantir a satisfação deles com o atendimento prestado. Neste sentido, a estratégia também contribui para a prospecção de novos pacientes.

Constrói uma imagem positiva do consultório

Para investir em marketing de relacionamento é necessário oferecer um tratamento diferenciado e acima da média. Com isso, você melhora a interação com o paciente, construindo uma imagem positiva do negócio.

Enfim, como você pode perceber, essa estratégia traz inúmeras vantagens para o dia a dia do consultório. Por isso, tem sido cada vez mais utilizada pela concorrência. Então, para não perder pacientes, saiba quais são os passos necessários para implementá-la.

Implemente o marketing de relacionamento no consultório em 8 passos

O marketing de relacionamento é uma estratégia recomendada para quem deseja fidelizar pacientes e ter um diferencial competitivo. Então, se você se encaixa nesse perfil, conheça o passo a passo para implementá-la no seu consultório.

1 – Descubra seu público-alvo

O primeiro passo para utilizar esse tipo de marketing é definir quem é o público que você deseja alcançar. Isso porque a estratégia tem como foco melhorar o relacionamento com  os pacientes. Para isso, é preciso conhecer as preferências e características deles.

Embora existam outras maneiras de obter essas informações, a forma mais eficaz é dispor de um sistema de gestão que colete dados do seu público e gere relatórios que permitam construir o perfil do paciente ideal.

Prontuário Eletrônico Gratuito

2 – Defina o perfil da sua marca

O marketing de relacionamento faz com que a sua marca esteja presente na lembrança dos seus pacientes. Porém, para que essa identificação ocorra, você precisa definir as características do seu consultório.

Ainda, esse trabalho vai além da construção de uma boa identidade visual, pois envolve a experiência e a mensagem que você deseja transmitir para os pacientes. Então, para desenvolver esse perfil, defina as seguintes características:

  • Tipo de linguagem que será utilizada nas suas comunicações digitais ou físicas;
  • Cores que irão compor a sua identidade visual;
  • Decoração do estabelecimento;
  • Valores, diferenciais e missão do seu consultório.

3 – Escolha quais são as estratégias de marketing de relacionamento que irá utilizar

A implementação do marketing de relacionamento pode envolver diferentes tipos de estratégias. Por isso, você precisa definir quais serão utilizadas no seu consultório. Essa decisão deve ser pautada pelas preferências do seu público-alvo.

Caso os seus pacientes estejam presentes nas redes sociais, você também precisa estar. Além disso, algumas ferramentas já são comprovadamente eficazes para médicos. Exemplo disso é o e-mail marketing e o uso de um sistema de CRM (Customer Relationship Management), ou gestão do relacionamento com o cliente.

4 – Planeje suas ações de marketing de relacionamento

O sucesso das estratégias de marketing de relacionamento exige planejamento. Porém, nem sempre é uma tarefa fácil, pois depende de conhecimento na área. De modo geral, esse planejamento deve considerar as estratégias que serão utilizadas, a forma como serão realizadas e o plano de ação de cada uma delas.

5 – Disponha de ferramentas digitais

Para facilitar a execução e o acompanhamento das ações de marketing de relacionamento, é importante investir em softwares médicos. Eles devem oferecer funcionalidades que ampliam a comunicação com o público, tais como e-mail marketing, envio de SMS e geração de relatórios automatizados.

6 – Capacite o seu time

O funcionamento correto dessa estratégia de marketing depende da capacitação dos seus colaboradores. Isso porque as ações envolvem todos os processos do consultório e, consequentemente, toda a equipe.

Caso contrário, o atendimento deixa de ser padronizado e seus valores não serão transmitidos aos pacientes. Consequentemente, a experiência oferecida não será positiva e dificilmente a sua marca ficará presente na memória. 

Então, dedique um tempo para treinar seus funcionários. Esclareça a importância deles para o sucesso das estratégias e pontue o papel de todos dentro dessas ações. Com isso, você promove o alinhamento entre a equipe, estabelecendo um padrão de atendimento.

7 – Crie WOW Moments

O termo WOW Moments foi criado para definir o momento em que uma empresa surpreende positivamente um cliente, superando as expectativas dele. No caso dos profissionais de saúde, esses momentos podem ser criados a partir da oferta de diferenciais.

Por exemplo, o atendimento humanizado, o envio de e-mail marketing com conteúdos relevantes e a manutenção de uma comunicação ativa nas redes sociais. Essas são formas de surpreender os pacientes, pois não são ações as quais ele está acostumado.

8 – Gerencie as métricas

Por último, e tão importante quanto os outros passos, está o gerenciamento das ações de marketing de relacionamento. Isso porque o sucesso de qualquer estratégia de marketing médico está diretamente ligado ao monitoramento dos seus resultados.

Apenas com essa atitude é possível identificar os pontos fortes e fracos de cada ação e a necessidade de melhorias. Assim, ao dispor de um software de gestão, você tem acesso a dados que facilitam esse acompanhamento.

Ademais, alguns desses sistemas contam com a ferramenta de NPS (Net Promoter Score), que consiste no disparo de pesquisas de satisfação para os pacientes. Desse modo, é possível avaliar a percepção deles sobre as ações realizadas.

Confira nosso E-book: O guia completo sobre NPS para médicos

Portanto, após a leitura deste artigo, você tem todas as informações necessárias para implementar estratégias eficazes de marketing de relacionamento. Então, se deseja colher os frutos dessas ações, não perca tempo e inicie o seu planejamento.

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: