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Como usar o meio digital a favor da minha profissão de nutricionista

A área de nutrição pode ser muito explorada nos meios digitais. Entre os profissionais, poucos decidiram usar a internet para conseguir novos clientes e fidelizar os antigos. Isso significa que aqueles que implementaram uma estratégia digital eficiente e ofereçam um bom serviço passaram a liderar rapidamente o segmento de nutrição na região deles.

No meio digital você consegue novos leads aplicando estratégias de marketing digital. Isso significa que é mais fácil trazer os potenciais consumidores para seu negócio, pois você terá mais ferramentas para alcançá-los. Além disso, a internet possibilita utilizar sistemas automatizados, que ajudam na criação de serviços de nutrição que seria impossível de outra forma.

Para estar presente nesse meio e lucrar, é preciso entender ele como funciona. A partir disso, você aprenderá as boas práticas, que deram resultado para muitas empresas. Elaboramos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre isso. Leia até o final para descobrir como o meio digital irá ajudar na sua prática de nutrição e lhe garantirá mais lucro.

Site e blog de nutrição

Com o desenvolvimento do e-commerce, ter um site se tornou uma obrigação. É certo que, antes de decidir comprar um produto ou adquirir um serviço, grande parte dos consumidores entra na internet para buscar informações sobre a empresa. Por isso, ter um site e/ou um blog é o primeiro passo para explorar o meio digital.

Com um site bem estruturado, com um layout relacionado ao gosto do seu público, muitos potenciais clientes conhecerão seu trabalho. Você deve publicar informações sobre sua abordagem na nutrição, além de informações de contato. Ademais, sites permitem que você coloque canais de contato, para responder dúvidas e oferecer suporte. Caso desejar, seu site pode até mesmo realizar vendas. Com um blog ligado ao site, você pode investir em marketing de conteúdo. Publicando artigos sobre nutrição que atrai o público, eles conhecerão sua marca.

Merchandising e publicidade paga

Se você optar pelos meios tradicionais de publicidade (banners, folders, outdoors, merchandising, comercial etc.), provavelmente irá gastar muito. Na internet, pelo contrário, o custo é muito baixo. E os resultados são melhores, devido ao nível de alcance.

Você pode, por exemplo, descobrir os ambientes online em que seu público está presente, e descobrir o meio de anunciar neles. Além do mais, o processo pode se inverter, e você mesmo se tornar um veículo para divulgar marcas, produtos, serviços, eventos, etc.

Se você tem um bom envolvimento nas suas páginas nas redes sociais, ou se possui muitas visitas no seu site, poderá fazer propaganda e lucrar com isso. Esse método exige que você participe uma comunidade de nutrição influente. É ideal para quem já é um profissional consolidado.

Google Adsense

O investimento em links patrocinados, por exemplo, custa 50% menos do que o gasto com a comunicação tradicional. Você paga para o Google e ele coloca seu site nas páginas de resultados de pesquisas dos usuários. Ou, se tem um site, pode criar uma conta no Adsense e divulgar propagandas de terceiros no seu site. Você lucra de acordo com a quantia de cliques.

Vendas de assinaturas

Muito pouco explorada, a técnica de venda de assinatura tem rendido muito lucro para quem a adotou. Basicamente funciona assim: você cria um site e fornece um conteúdo valioso sobre nutrição – ou qualquer outro serviço -, e, então, cobra uma quantia fixa mensal para o usuário ter acesso a ele.

Uma prática eficiente é disponibilizar uma parte do conteúdo gratuitamente. Para ter acesso ao resto (e à parte mais importante), o visitante deve comprar uma assinatura Premium. Grandes empreendedores apreciam esse método, pois sabem que seu conteúdo é valioso e irá gerar interesse no público. E a grande vantagem é que não se sabe ainda se há algum profissional de nutrição investindo nesse método.

Redes sociais

As redes sociais permitem a você aproximar o seu negócio do público que pode consumir seu serviço. No Facebook, você pode criar uma página para divulgar conteúdos e preços, promoções e serviços. O site ainda oferece um canal de comunicação rápido. Além disso, você pode investir no Facebook Ads, o sistema de propaganda da rede social.

Cada rede social possui particularidades específicas, e você deve compreender como utilizá-las a seu favor. O ideal é descobrir quais as três redes que seu público mais frequenta. No Instagram, por exemplo, você pode publicar conteúdo pessoal, mas sempre tendo foco no seu negócio. Permitir que o público conheça um pouco mais da sua rotina na nutrição é interessante para o marketing.

E-mail

O e-mail é uma das estratégias mais eficientes para você conquistar os clientes e fidelizá-los. Você pode divulgar conteúdo, informações importantes, promoções e serviços diferentes por meio do e-mail. Além de tudo, trata-se de um meio rápido e econômico. Fechar um negócio por e-mail é mais simples do que utilizar o telefone.

Para obter os e-mails, você pode oferecer algo em troca. As pessoas gostam de ganhar coisas. Se você criar um e-book informativo sobre nutrição, pode solicitar o e-mail deles em troca. Com essa estratégia você consegue muitas outras informações, que ajudam a segmentar o público.

Mensuração de resultados

A internet também facilita a mensuração dos resultados do seu marketing. Há muitas plataformas e ferramentas para você descobrir o que está dando resultado e o que deve ser descartado na sua estratégia. Assim você economiza com o tempo, investindo apenas naquilo que dá resultado. O melhor exemplo é o Google Analytics.

Vendas de infoprodutos

Infoprodutos, como o nome indica, são produtos no formato de mídia digital. Eles são utilizados por profissionais desde o começo do e-commerce. E é um dos métodos que mais trazem dinheiro até hoje.

Funciona assim: você anuncia no seu site um infoproduto e recebe uma porcentagem da venda. No seu caso, poderá vender e-books sobre nutrição, cursos online, consultoria, entre outros. E você mesmo pode criar seu infoproduto, para que outros sites vendam seu serviço.

Cursos online

Desde o surgimento da internet, ficou mais fácil se capacitar devido à quantidade de cursos oferecidos na web. Se você tem o potencial de criar um curso interessante, não perca tempo.

Utilizando plataformas de vendas como o Hotmart, você inclui seu curso e outros profissionais realizarão a propaganda e as vendas. Com pouco investimento você pode criar uma plataforma de estudo para oferecer aos seus alunos.

Ligação com quem consome

Na internet todos os públicos estão presentes. E isso significa que você terá feedback automático dos seus clientes. Assim, depois de demonstrar as vantagens do seu serviço, você pode engajá-los. Se estiverem estimulados, eles mesmos irão propagandear sua marca.

Uma das dificuldades das empresas é criar vínculos duradouros com os clientes. Mas nos meios digitais há ferramentas e métodos eficientes para criar relacionamento. Os clientes gostam da informalidade de uma conversa pelo Facebook, por exemplo.

Vendas diretas de serviço

Existe um público ativo que busca por ajuda nutricionistas online. E há um espaço grande que ainda não foi preenchido pela pequena quantidade de profissionais tentando suprir a demanda. Você pode oferecer consultoria online ou outros serviços da área de nutrição. Quanto mais influente você for, mais lucro você terá. Os profissionais que conseguem emplacar na internet oferecendo esse tipo de serviço lucram muito.

Fidelização de antigos clientes

Nos meios digitais você não perde contato com os antigos clientes. Ao relacionar-se constantemente, você mantém um vínculo e deixar o cliente se fidelizar por ele mesmo. Isso envolve a criação de técnicas para o pós-venda. Enviando conteúdos, cupons promocionais, ofertas especiais e outras oportunidades você cria boa experiência. Os clientes satisfeitos certamente voltarão a lhe procurar. Eles ainda provavelmente farão propaganda da sua atuação como profissional. E isso lhe trará mais clientes.

Obter informações sobre o público

Antigamente, era muito difícil obter informações sobre o público-alvo, para criar um consumidor médio. Isso é útil para alinhar a estratégia de comunicação com a de serviços. Mas hoje em dia com a internet isso é muito mais simples. Mantendo contato direto com o público, você pode descobrir dados importantes, como salário médio, emprego, região onde moram e outros.

Com esses dados você pode fazer uma segmentação do público. Isso será útil para saber que linguagem usar na internet, o que compartilhar, como oferecer o produto etc. Você estará adaptando seu serviço de nutrição ao público leigo.

Conclusão

O meio digital oferece muitas oportunidades de divulgar seu negócio e conquistar mais clientes. Como há muitas formas, você precisa realizar testes. Não importa se a princípio o resultado não seja exatamente como você deseja. Na internet, o importante é manter postagens constantes e não desistir. Isso cria autoridade em torno do seu nome, fazendo que você seja referência na área.

Além de ter sites, blogs, e estar presente nas redes sociais, você tem inúmeros métodos para lucrar à disposição. Aprendendo a utilizar a velocidade da web, você aprende a vencer a competição com outras empresas. E, ao aplicar essas técnicas, você não só lidera o mercado da sua região, como será referência em nutrição.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional de nutrição deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

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Escrito por
Equipe iMedicina