O atendimento de um centro clínico vai muito além da própria consulta. Existem vários aspectos que podem melhorar o atendimento que você oferece, conquistando novos pacientes e fidelizando os antigos.
É claro que a estrutura física do seu consultório deve ser confortável, bonita, limpa e organizada. Mas existem outros detalhes que são muito importantes para oferecer um atendimento de qualidade no seu centro clínico!
Uma equipe bem treinada e preparada sabe lidar com os pacientes da melhor forma. Uma recepcionista sem paciência ou que não fornece as informações solicitadas pode acabar afastando pacientes. Invista em palestras e cursos que orientem as secretárias na forma de lidar com as pessoas, atendendo com qualidade e, consequentemente, causando uma boa impressão inicial.
É interessante que todos os funcionários, incluindo médicos, enfermeiras, técnicos e secretárias, estejam cientes da missão e dos valores do centro clínico, para que trabalhem em harmonia, de acordo com a filosofia da empresa. Uma equipe harmoniosa trabalha melhor e com mais qualidade.
Ter que esperar horas para ser atendido ou ter que esperar a recepcionista achar a agenda do consultório são situações bastante irritantes. Sem contar nos momentos de pico em que uma clínica fica cheia e as secretárias não dão conta do fluxo de pessoas. É aí que entra a digitalização dos processos da clínica.
Um software de gestão ajuda seu centro clínico a ser mais eficiente e organizado. Uma agenda online, por exemplo, permite que os próprios pacientes agendem suas consultas em qualquer lugar que estejam, desafogando a recepção, que perde boa parte do tempo atendendo pessoas e telefonemas buscando informações sobre horários disponíveis.
Esse recurso também manda lembretes para o celular dos pacientes com a data e a hora da consulta marcada. Um pequeno gesto que facilita a vida do paciente e diminui as faltas. Já um prontuário eletrônico, além de agilizar o atendimento e ser mais seguro, também ajuda a gerar estatísticas que podem ser usadas para direcionar o seu atendimento de acordo com o seu público.
Todo o conteúdo salientado até aqui, neste artigo, é muito importante para oferecer um atendimento de qualidade em sua clínica, mas nada substitui uma boa relação entre paciente e médico. Mostre que você está realmente interessado no que o paciente tem a dizer e nas suas queixas. Tire todas as dúvidas, explique os procedimentos, o paciente precisa se sentir bem cuidado, mas cuide também para não acabar “forçando a barra”. O paciente precisa entender o que está se passando com ele e os porquês das suas decisões ou sugestões.
Essas ações fazem o paciente confiar em você e criar empatia, e se você conquista um paciente com seu bom atendimento, certamente ele vai te recomendar para outras pessoas. Existem diversas formas de melhorar o atendimento do seu centro clínico, mas se você seguir nossas dicas já vai conseguir ótimos resultados! Que tal começar agora mesmo?
Se você gostou desse texto, veja outros artigos no blog do iMedicina e modernize já o seu consultório!
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