Os 4 erros que te impedem de atrair pacientes pela internet

marketing médico

Nós já falamos por aqui sobre a importância de estar presente nas redes sociais e na internet. Inclusive, já apresentamos alguns dados e dicas para que a sua presença possa atrair pacientes pela internet e seja convertida em consultas.

Hoje, vamos falar sobre os principais erros que te impedem de atrair pacientes pela internet. São erros simples, mas que, se evitados, podem repercutir diretamente no seu resultado mensal.

O que não fazer para atrair pacientes pela internet?

Erro 1: site sem informações e de difícil acesso

Mesmo com a chegada das redes sociais, o site ainda é uma ferramenta muito utilizada pelos pacientes na hora de buscar por um médico. Por isso, investir nessa comunicação é fundamental.

O objetivo do site médico é oferecer aos usuários da internet a possibilidade de encontrar mais informações a seu respeito. Mas, não adianta criar uma página e deixá-la de lado. Para que seja agradável ao leitor, ele precisa ser organizado, intuitivo e versátil. 

É importante que o seu site tenha informações completas, como:

  • endereço completo da clínica;
  • formas de contato;
  • currículo dos profissionais;
  • informações acessíveis sobre as áreas de atuação da clínica;
  • se possível, um espaço para textos e notícias sobre a especialidade atendida.

Por que investir em um blog? O blog é um espaço ideal para que você possa abordar assuntos de interesse do seu paciente, anunciar novidades da clínica ou consultório… Ou seja, com a ferramenta é possível manter um relacionamento mais próximo com o usuário.

Além disso, a ordenação dos resultados das pesquisas no Google é realizada por um algoritmo que considera, essencialmente, a experiência do usuário com determinado site e a qualidade da resposta que ele oferece à pergunta do usuário.

Por isso, se você oferece mais conteúdo e informações para o seu paciente, mais o Google vai gostar do seu site e melhor será o ranqueamento da sua página nos resultados de pesquisa do buscador.

Contudo, não se esqueça! Ao desenvolver um site, é importante que ele esteja em conformidade com  a Resolução n.º 1.974/11, do Conselho Federal de Medicina. A norma regula a prática de marketing por profissionais de saúde. 

Erro 2: conteúdo sem utilidade para atrair pacientes pela internet

Vale a pena reforçar que o objetivo do blog não é simplesmente escrever um texto e colocar no site. É importante sempre estar atento às novidades e dúvidas que o seu paciente deseja sanar. 

Por isso, é importante pensar em conteúdos específicos para cada rede social. Mesmo que o seu paciente esteja presente em mais de uma rede, é necessário pensar em estratégias diferentes, utilizando as funcionalidades de cada mídia.

No Facebook, por exemplo, você pode inserir um link direto para o seu blog. Já o Instagram não permite esse link, por isso, é preciso usar outra estratégia. Uma delas é a divulgação de conteúdos e uso de fotos mais atraentes, já que a rede é bastante visual.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Entregando conteúdos que façam sentido e agreguem valor, com certeza, maiores serão as chances de compartilhamento e engajamento do seu público. Consequentemente, você terá novos pacientes oriundos da internet.

Erro 3: não patrocinar links no Google para alavancar os resultados

Você já deve ter entrado no Google para pesquisar por um serviço ou profissional, certo? Os primeiros itens que aparecem no site de busca são anúncios, isto é, mensagens que foram pagas para estar no topo. Os resultados abaixo são o que chamamos de resultados orgânicos, ou seja, aqueles que aparecem para o usuário sem que alguém tenha pago por isso.

Assim, para ficar no topo é preciso pagar ou produzir conteúdo que envolve algumas variáveis, como técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Se você quiser pagar, o anúncio é feito pelo Google Ads, a plataforma de anúncios do Google, o grande buscador da internet. Existem algumas maneiras de patrocinar links, o que irá depender de cada caso e de cada objetivo. 

Erro 4: não usar o agendamento online para atrair pacientes pela internet

O agendamento online de consultas é um grande aliado para atrair clientes pela internet. Além de ser uma ferramenta que irá facilitar o trabalho da secretária, ele torna a experiência do seu paciente ainda mais fácil.

Pela ferramenta, é possível  marcar consultas a qualquer hora. Inclusive, fora do turno comercial, nos finais de semana e feriados. Além disso, a tecnologia permite ao usuário online ter acesso à agenda completa daquele profissional com o qual estão acostumados a se consultar.

Muitos pacientes não comparecem ao retorno por puro esquecimento. O uso do agendamento online, e de plataformas de softwares médicos, pode ajudar nesse lembrete. Esse tipo de ferramenta também realiza o envio de lembretes por e-mail ou SMS, um inconveniente a menos para os pacientes e para a secretária.

E mais, em caso de desistência, o próprio paciente pode remarcar online, conforme os horários disponíveis.

Invista em um software para atrair pacientes pela internet

Não resta dúvidas sobre os inúmeros benefícios oferecidos pela integração do agendamento online, combinados às plataformas de automação médica. 

O software médico, por exemplo, é uma importante ferramenta para clínicas e consultórios. Sua finalidade é melhorar a produtividade da equipe, otimizar os processos do dia a dia e alcançar resultados mais objetivos na gestão.

Ele atua na modernização do consultório, permitindo que o médico, a equipe e os pacientes tenham um consultório online à disposição, com todas as ferramentas de fácil acesso.

As vantagens de um software médico são incontáveis, tanto para a equipe do consultório quanto para os pacientes. Mas, destacamos outras vantagens do sistema: 

  • telemedicina integrada ao prontuário: bons softwares médicos facilitam o processo de atendimento à distância, visto que disponibilizam ao médico a possibilidade de acessar os dados do paciente, no prontuário eletrônico, de seu próprio computador. Além disso, ele oferece a possibilidade de abertura de salas de consultas, com total segurança;
  • ferramentas de gestão e relacionamento com o paciente automatizadas: falamos há pouco sobre a possibilidade de envio de lembretes de consulta aos pacientes. Contudo, um software completo oferece outros recursos, como pesquisa de satisfação, relatórios de atendimento, gráficos e análises financeiras, controle de fluxo, dentre outras funções. Os relatórios do software também podem auxiliar na criação de um perfil sobre o seu paciente. Idade, poder aquisitivo, queixas básicas e tratamentos mais comuns são detalhes valiosos na hora de criar conteúdos de interesse, engajamento e fidelização.
  • marketing digital facilitado:  a plataforma pode ainda te conduzir na divulgação dos seus serviços com responsabilidade e eficiência, com ações de marketing médico

Quer saber mais sobre esses e outros assuntos importantes para atrair pacientes pela internet? Continue navegando pelo blog iMedicina.

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Quer atrair mais pacientes?

CONSULTORIA GRATUITA para acelerar o crescimento do seu consultório.

Preencha os campos abaixo e agende seu horário. As consultorias são limitadas!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: