Centro clínico montado e profissionais contratados, mas só faltam os pacientes. Nesse momento, o gestor pensa em como fazer com que a clínica se torne conhecida e tenha o retorno desejado de novos pacientes.
Há muitos motivos para que haja poucos clientes e algumas sugestões de como mudar esse quadro. O primeiro passo é fazer uma análise profunda e realista sobre a realidade do centro clínico. Localização, decoração do ambiente, atendimento da recepção e investimentos de divulgação são alguns dos fatores que se não estiverem adequados, podem prejudicar a vinda e a permanência de clientes.
A localização é importante, já que, se for de difícil acesso, pode ser desmotivadora para pacientes, principalmente se tiverem alguma enfermidade mais grave e que dificulte a locomoção.
Já o ambiente, se tiver um espaço limitado, com móveis desconfortáveis, pode ser um fator de rejeição do novo paciente. Ambientes com aspecto descuidado, com pouca higiene e sem conforto são péssimos para a imagem do centro médico.
Quando um paciente liga para marcar uma consulta, o primeiro atendimento é muito importante para causar boa impressão ao local. Se for ao contrário, a atendente for grosseira e fria, o paciente já ficará receoso quanto à qualidade do centro médico. Ao chegar, o primeiro contato do paciente precisa ser com uma recepção limpa e organizada e com uma funcionária simpática e paciente, que pode ouvi-lo e fazer seu cadastro com atenção. Se a ação for oposta a essa, a impressão de todo o centro médico já estará prejudicada.
Se o seu centro médico não tem convênios com planos de saúdes, é hora de revisar essa questão. Embora seja compreensível que alguns centros médicos adotem a política de apenas ter clientes particulares, repensar a adesão a convênios pode ajudar a crescer a agenda.
Dentre os empecilhos para ser conveniado, há a burocracia no envio das guias e os baixos valores pagos. Mas uma pesquisa pode ajudar a encontrar planos com uma tabela mais generosa e um sistema digitalizado, que auxilia a diminuir o tempo de recebimento dos valores.
O marketing também deve ser um parceiro inseparável do centro médico, já que é capaz de levar o local para seu público-alvo, através de estratégias. As mídias certas de divulgação podem trazer um resultado quase imediato.
O Código de Ética Médica é rigoroso sobre aspectos publicitários, logo é importante seguir à risca para evitar problemas legais. De resto, o marketing poderá apontar se o melhor será investir em publicidade através de mídias de massa ou as digitais.
Focar em redes sociais é uma ótima oportunidade para ter um acesso mais direto e próximo ao seu público-alvo. Com publicações direcionadas e com cunho informativo, seja sobre saúde ou mesmo corporativo, os leitores se motivam a voltar sempre à página, para acompanhar o conteúdo.
Nas redes sociais, há compartilhamentos dessas publicações, que podem gerar milhares de visualizações indiretas, tornando a página mais conhecida. O importante é que seja sempre atraente e com postagens relevantes, para manter o padrão de qualidade.
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment