Por que seu marketing médico não traz resultados?

marketing médico

O marketing médico pode ser trabalhado de diversas maneiras para trazer resultados. Não existe receita de bolo nem mágica. Alguns canais e as estratégias utilizadas podem funcionar muito bem para uma especialidade, mas nem tão bem assim para outras. 

Isso não quer dizer que determinadas áreas médicas não conseguem obter proveito disso. Pelo contrário, todas as especialidades podem se beneficiar do o marketing médico, desde que feito com conhecimento.

Alias, conhecimento é uma palavra importante para esse tema. É comum ler um conteúdo ou outro sobre o assunto e achar que com meia dúzia de posts em redes sociais está fazendo marketing.

Tem aqueles que ainda se aventuram pelas mídias pagas, só porque é simples cadastrar o cartão de crédito e fazer um impulsionamento por 30 reais para alcançar mais 2000 pessoas.

Fazer marketing médico sozinho não é impossível. Mas para o investimento de tempo e dinheiro ter retorno real, é preciso aprendizado e experiência. 

Um marketing aplicado com técnica, vai priorizar métricas relevantes para o crescimento do consultório. Além disso, vai escolher os canais oportunos e saber se comunicar adequadamente com o público alvo certo.

É fundamental tomar alguns cuidados para fazer a publicidade do consultório. O Conselho Federal de Medicina estabeleceu regras claras e rígidas para para o marketing em instituições de saúde. Desse modo, as normas precisam ser cumpridas à risca para não haver problemas.

Somado aos cuidados com o Código de ética do CFM e domínio das técnicas, é necessário ainda ter um plano bem estabelecido, com objetivos claros e métricas de acompanhamento.

Sem todos os requisitos, é bem provável que o seu marketing não tenha a entrega esperada. Listamos neste artigo, as principais causas do marketing médico sem resultados. Confira:

Mirar o público errado

Não é suficiente ter apenas informações gerais sobre o público que você deseja ter no consultório. Para atrair as pessoas certas, você precisa conhecer seu público alvo.

É necessário saber seus interesses, adequar a sua linguagem à delas, entender seu comportamento, quais os canais de informações elas consomem e etc.

Essa é a base de toda a estratégia do seu marketing. Mirando no público errado, seu esforço será ineficiente. A consequência disso, é chegar a resultados que não são satisfatórios.

Um software médico pode auxiliar a extrair algumas informações para te ajudar a conhecer melhor seu paciente atual e, assim, traçar um plano para alcançar seu paciente ideal ou novos pacientes ideais.

Não ter um site focado em conversão

O site é o cartão de visitas digital. É por meio dele que boa parte de quem procura pelo serviço médico que você oferece vai te encontrar.

Contudo, um site que traz pacientes para o consultório precisa ser elaborado com esse objetivo. Não basta ter um amontoado de informações publicadas.

O site médico focado em conversão é estruturado de forma a levar o paciente para o agendamento, seja ele online ou por telefone. Além  disso, dispõe as informações de maneira organizada para que o paciente se identifique com o aquilo que você oferece.

É muito importante que o seu site transmita exatamente a informação que você deseja passar, pois a impressão que ele causa ao paciente é determinante para que escolha você, entre tantas opções.

Subestimar as redes sociais

Os canais de mídia social tem um impacto importantíssimo para o marketing de sucesso. Mas, na área da saúde as pessoas costumam ignorar esse fato.

As redes sociais para médicos são ferramentas que aproximam o relacionamento com o paciente atual e tem o poder de atrair e fidelizar novos.

Ainda, quando o marketing médico é bem trabalhado nesses canais, consegue criar uma percepção de autoridade para o médico e reforça o reconhecimento do seu trabalho.

Portanto, invista em conteúdos de qualidade para as redes. Trace um plano com objetivos claros e acompanhe os resultados com boas métricas de avaliação.

Não ter consistência

Obter resultados no marketing médico depende de um conjunto de fatores. Um deles é a consistência da estratégia. 

Aquelas pessoas que começam e depois largam, ou fazem só de vez enquando não vão conseguir alcançar nenhum objetivo.

Isso porque os frutos  do marketing de boa qualidade são colhidos a longo prazo. Porém, se forem trabalhados da maneira correta, com regularidade e paciência, alcançam benefícios constantes para o consultório.

Focar em métricas de vaidade

Métricas de vaidade são conhecidas por apenas elevar o ego, mas não trazer resultados sólidos em si. 

Um exemplo disso são os números de seguidores conseguidos nas redes sociais, ou números de acessos ao site. Isso tudo é muito importante, se de fato houver conversão em marcação de consultas. 

Adianta ter 10 mil seguidores no Instagram e uma agenda vazia? Quando isso acontece, é porque há algum tipo de inconsistência entre o seu objetivo e a estratégia utilizada.

Você pode por exemplo estar mirando no público errado. Assim você tem 10 mil pessoas que gostam do que você publica mas moram em outro estado e não vão agendar a consulta com você.

Falta de planejamento

Você tem uma ótima estratégia, conhece bem seu público e sabe qual os objetivos você quer alcançar. Porém,  não se organizou para por o marketing em prática, não separou um orçamento e não tem tempo para acompanhar os resultados.

Sabe o que vai acontecer? Nada! Como citado anteriormente, a regularidade da estratégia é essencial para alcançar seu propósito. Sem isso, o esforço de começar será todo desperdiçado.

Portanto, planeje seu tempo, reserve um orçamento e procure a ajuda necessária para fazer um marketing médico com qualidade. 

Talvez seja melhor terceirizar o trabalho, nesse caso é bom contar com ajuda de empresas que conheçam a área e saibam identificar a melhor opção para você conseguir se organizar.

Empresas como o iMedicina está a mais de 4 anos auxiliando médicos a se conectarem melhor com seus pacientes e futuros pacientes. Com o software médico você pode automatizar ações de marketing e recolher informações importantes sobre quem frequenta seu consultório.

Também oferecem planos com marketing médico que inclui presença digital, peças para redes sociais e estratégia de conteúdo para blog. Contar com esse tipo de ajuda especializada faz seu marketing chegar a outro nível. 

Para entender mais sobre o que o iMedicina pode fazer pelo seu consultório, dê uma olhada nos artigos: 

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