Prontuário eletrônico para psicólogo? 4 motivos para aderir

Prontuário eletrônico para psicólogo? 4 motivos para aderir

A psicologia é reconhecida pelo constante desenvolvimento de tecnologias que otimizam a atuação dos profissionais da área. Nesse sentido, no que se refere à gestão dos consultórios, o prontuário eletrônico para psicólogo promove uma verdadeira transformação no seu dia a dia.

Você ainda não implementou essa ferramenta? Não está convencido dos benefícios que ela pode trazer para sua rotina profissional? Então, continue a leitura deste artigo e conheça alguns dos principais motivos para aderir a essa tecnologia.

Primeiro, entenda a importância da consulta online

A popularização da internet e o desenvolvimento de novas tecnologias permitiram a oferta de uma nova ferramenta, que auxilia a prestação de serviços de saúde: a telemedicina. Com isso, surge a oportunidade de ampliação do acesso de pessoas ao atendimento psicológico.

Além disso, com a pandemia da Covid-19, houve a flexibilização desta forma de atendimento. Assim, há um contínuo crescimento na demanda por consultas online. Por essas razões, é fundamental estar preparado para oferecer esse tipo de serviço.

Ademais, a terapia online elimina as barreiras físicas, permitindo que você atenda a pacientes de outras cidades e estados. Outrossim, possibilita que pessoas residentes de áreas remotas tenham acesso a profissionais dos grandes centros.

No entanto, diferente do que muitos imaginam, não há uma concorrência entre os atendimentos presenciais e virtuais. Estamos falando sobre modalidades diferentes e indicadas em situações específicas, como, por exemplo, o atendimento de idosos, doentes, gestantes e mães de filhos pequenos, que enfrentam maior dificuldade para se deslocar.

Ainda, outro grupo que pode ser beneficiado pela terapia online diz respeito àqueles com grau elevado de transtornos psíquicos, que precisam realizar um grande esforço para sair de casa e ir até o consultório.

Então, como você pode perceber, oferecer atendimentos por telemedicina é uma ação necessária. Porém, para conseguir manter a qualidade da consulta presencial, é preciso investir em outras ferramentas, como o prontuário eletrônico para psicólogo.

Por que investir em um prontuário eletrônico para psicólogo?

O prontuário eletrônico é uma versão digital do prontuário do paciente, porém, ele reúne todas as informações dos pacientes e as torna mais acessíveis. Assim como a telemedicina, essa tecnologia visa aperfeiçoar a conduta dos profissionais de saúde.

Ainda, a transformação digital pela qual o mundo passa exige que o setor de saúde se adapte às novas exigências da população. Neste sentido, é de extrema importância digitalizar os processos do consultório e aderir às novas ferramentas digitais.

Ademais, o fácil acesso à informação permite que as pessoas tenham diversas formas de pesquisar por psicólogos, conhecer mais sobre sua atuação e verificar avaliações de outros pacientes.

Além disso, a falta de tempo e o grande número de compromissos faz com que haja uma maior procura por serviços ágeis e práticos. Para ser reconhecido por essas virtudes, é necessário investir na informatização do consultório com a implementação de um prontuário eletrônico.

Assim, ao dispor dessa ferramenta, é possível migrar todas as anotações físicas para o ambiente digital, tornando-as mais seguras, fáceis de serem encontradas e organizadas. Em função disso, o acompanhamento do quadro do paciente passa a ser mais assertivo.

Como escolher um prontuário eletrônico para psicólogo?

Agora que você já entende a importância de digitalizar os processos do consultório, precisamos falar sobre alguns dos fatores que influenciam na escolha do sistema. A seguir, descubra quais são eles:

Prontuário Eletrônico Gratuito
  • custo: a aquisição de um prontuário eletrônico deve ser vista como um investimento. Existem diferentes opções do mercado e até versões gratuitas, no entanto, ao pesquisar, escolha aquela que ofereça os recursos que você precisa no seu dia a dia;
  • facilidade de uso: procure por ferramentas intuitivas e adaptáveis a qualquer dispositivo;
  • suporte técnico: é fundamental contar com a disponibilidade do suporte técnico da empresa responsável pela tecnologia para solucionar dúvidas e problemas que possam surgir;
  • personalização: avalie se a ferramenta pode ser personalizada de acordo com suas necessidades;
  • segurança dos dados: os softwares mais seguros são aqueles que armazenam os dados na nuvem, pois, contam com protocolos de segurança utilizados por grandes empresas.

Ao considerar todos esses itens na sua tomada de decisão, são grandes as chances de escolher o prontuário eletrônico para psicólogo mais adequado à sua rotina. Contudo, se você ainda não está convencido sobre a importância dessa ferramenta, confira alguns benefícios que ela trará para o seu consultório.

Vantagens oferecidas pelo prontuário eletrônico para psicólogo

Realizar uma mudança nos processos do consultório nem sempre é uma tarefa fácil. Isso exige uma profunda análise do objetivo e das vantagens que serão obtidas com a atualização. Para fundamentar a sua decisão, listamos os principais motivos que corroboram a necessidade de implementação de um software de prontuário no seu consultório.

1 – Segurança para os profissionais

A rotina de psicólogos que não informatizaram o consultório costuma envolver diversos processos que sobrecarregam a sua atuação. Além disso, mesmo que não percebam, os prontuários dos pacientes estão sujeitos a diversos riscos de extravio e perda.

Por outro lado, com a digitalização dessas informações e a utilização de um prontuário digital, os perigos são consideravelmente reduzidos. Principalmente se o sistema implementado for armazenado na nuvem.

Isso porque, nesses sistemas, todos os dados são guardados em servidores externos. Na maioria das vezes, eles atendem à legislação internacional e nacional sobre segurança da informação e contam com criptografia, controle de acesso e rotina de backups.

2 – O prontuário eletrônico para psicólogo reduz os custos do consultório

Em consultórios não informatizados, os psicólogos precisam arcar com diversos gastos relacionados à papelaria, impressão de documentos, serviços gráficos, móveis para arquivamento dos prontuários, entre outros.

Ao implementar um prontuário digital, todas essas despesas são reduzidas e, em alguns casos, até eliminadas. Ademais, você também não precisará mais dispor de muito espaço físico para a guarda dos documentos.

3 – Fácil acesso ao sistema e aos dados dos pacientes

Outra vantagem do software de prontuário, em relação ao de papel, é a facilidade de acesso aos dados dos pacientes. Quando não há um sistema digital, a consulta a essas informações depende da análise de documentos impressos.

Contudo, com um software em nuvem, você não precisará mais carregar diversas pastas e anotações. Por ser uma ferramenta online, todas as informações estão disponíveis a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

4 – Integração e centralização das informações

Por último, uma das principais vantagens de implementar um prontuário eletrônico para psicólogos é a integração e centralização de todos os dados dos pacientes. Assim, em um único registro no sistema é possível encontrar o histórico de saúde, anotações de cada sessão, resultados de exames, entre outros.

No prontuário eletrônico do iMedicina, por exemplo, sempre que uma informação é inserida no prontuário do paciente, uma linha do tempo é criada. Com isso, há uma maior organização dos registros e a busca por dados específicos é facilitada.

Enfim, dispor de um prontuário eletrônico faz toda a diferença na rotina de um psicólogo. Além de agilizar o atendimento do paciente e trazer mais segurança para o consultório, você pode se dedicar ao aprofundamento da análise do quadro do paciente.

Portanto, como você pode perceber, são muitos os motivos que indicam a necessidade de se investir em um prontuário eletrônico para psicólogo. Então, procure por um sistema que se adapte às suas necessidades e usufrua dos benefícios que ele provê.

E então? Quer mais informações sobre o assunto? Saiba tudo sobre prontuário eletrônico nesta página especial!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: